Curiosidades

Descubra porque gatos são territoriais!

Se você convive com mais de um gato em sua casa, é bem provável que já tenha presenciado certas confusões inesperadas, não é mesmo? Muitas vezes, essas situações são vistas apenas como uma “birra” entre um bichano e outro. Entretanto, podem ocorrer porque os gatos são territoriais

Isso quer dizer que, mesmo em casa, os pets delimitam áreas exclusivas para dormir e se alimentar. Assim, uma vez que os gatos marcam território, é comum nos depararmos com brigas entre os bichinhos. Afinal, quanto um peludo invade o espaço do outro, o “dono” do território pode se sentir ameaçado. 

Por que será que os bichanos têm esse hábito? Como os gatos marcam território? O que fazer para evitar brigas entre os pets? Para tirar essas e outras dúvidas, continue lendo este texto. Ao fim, você saberá por qual motivo os gatos são territoriais e como conviver com os peludos da melhor maneira possível. 

Uma questão de instinto

Ao se depararem com um gato marcando território, alguns tutores podem até estranhar. Entretanto, na natureza, esse é um comportamento completamente normal para os bichinhos. Mais que isso, é uma forma que os pets têm de se impor e afastar rivais. 

Segundo o livro Seu gato não é doido, escrito pela Petz, com a ajuda de especialistas, esse hábito é uma herança que os gatos carregam. Na obra, a bióloga Juliana Damasceno explica que, na natureza, os antepassados selvagens desses animais costumam marcar território de acordo com as necessidades. 

Ou seja, os gatos são territoriais por uma simples questão de sobrevivência. Demarcando o ambiente, eles garantem fonte de água, abrigo e alimentação. Assim, o instinto fala mais alto, e os gatos domésticos acabam identificando nossas casas como territórios deles — sentindo necessidade de assegurá-lo. 

Como os gatos marcam território?

Diversos comportamentos do bichano podem indicar que ele está demarcando território. Inclusive, alguns deles podem ser bem incômodos para os tutores. Afinal, o gato marca território com urina e arranhões em móveis ou outros objetos. 

Isso porque, para manter outros animais afastados, os peludos liberam feromônios em um determinado local por meio do xixi e das patas. Essas substâncias, por mais que não possam ser percebidas pelo nosso olfato, são identificadas por outros gatos. 

Assim, os bichinhos sabem diferenciar um espaço que já tem “dono” de outro que está “livre”. Portanto, é comum que os pets marquem território arranhando móveis, se esfregando ou até urinando. 

Esse último método é diferente do tipo de xixi com o qual estamos acostumados. A urina para a demarcação de território é produzida por meio de borrifadas rápidas em vários locais. Por isso, esteja atento a esse detalhe para saber se o gato está urinando continuamente por estar doente ou por uma questão territorial. 

Gato castrado marca território?

Você já sabe que, em geral, gatos são territoriais, mas será que, após serem castrados, os bichinhos continuam marcando território? Afinal, o instinto reprodutivo dos bichanos será amenizado após a cirurgia. Assim, o esperado é que eles fiquem mais “tranquilos”, certo? 

Por mais que esse pensamento esteja correto, você precisa entender que, se o pet tiver personalidade dominante, ele pode continuar sendo territorialista. Então, não se surpreenda ao ver um gato castrado marcando território

O que fazer para evitar a marcação de território e possíveis brigas?

Por mais que seja um hábito natural para os bigodudos, a marcação de território pode trazer muitos problemas para a harmonia da casa. Além do cheiro forte de urina e dos arranhões, a prática pode resultar em brigas entre os pets. Por isso, atente-se às dicas a seguir para prevenir esse comportamento. 

Invista em enriquecimento ambiental

Disponibilizar brinquedos, arranhadores e outros itens divertidos para os bichanos pode ajudar muito. Com o enriquecimento ambiental, seus pets terão distrações para se manterem livres do estresse. 

Garanta que cada pet tenha acessórios próprios

Outra forma interessante para evitar disputas territoriais entre os peludos é disponibilizar acessórios individuais, ou seja, garanta que cada um dos gatos tenha comedouro, bebedouro e brinquedo próprio. Além disso, ter uma caixa de areia a mais que o número total de bichanos é o ideal. 

Utilize repelentes e outros produtos específicos

Se nenhuma das dicas anteriores funcionou, você também pode contar com a ajuda de repelentes e feromônios artificiais em spray. Esses produtos são bastante utilizados para educar os bichinhos e vão ajudar muito na hora de estabelecer a ordem territorial entre os pets. 


Entendeu porque os gatos são territoriais? Esperamos que, depois das nossas dicas e esclarecimentos, a sua relação com os bichanos possa ser beneficiada. Para mais informações sobre animais de estimação, não deixe de ficar atento aqui, no blog da Petz. Estamos sempre trazendo conteúdos bacanas sobre os peludos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

14 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago