Você sabia que gato siamês muda de cor? Na verdade, essa não é uma condição específica dessa raça, e a alteração pode acontecer por diversas razões. Ela pode variar pela idade e até mesmo pela temperatura corporal do pet! Quer entender melhor? Então, continue a leitura!
Entre os tutores, é normal surgirem dúvidas sobre comportamento, hábitos e mudanças físicas do bichinho de estimação. Isso porque é comum que o animal mude conforme o crescimento e o amadurecimento.
Essas alterações podem acontecer por diversos motivos, como alimentação, saúde e clima em que o seu pet vive. Contudo, será que o gato muda de cor? A resposta é sim! Inclusive, é algo comum entre os siameses.
No caso dos gatos, pode acontecer da cor da pelagem sofrer alterações devido aos fatores citados — principalmente em algumas raças específicas. Então, o gato siamês muda de cor. Continue a leitura e confira mais informações.
Como mencionado, o gato siamês muda de cor! Essa raça é muito conhecida pelas tonalidades bem características: rosto com pelos escuros e corpo com pelagem mais clara. Porém, no decorrer da vida, é comum que o tom dos fios passe por alterações.
Por exemplo, os recém-nascidos dessa raça possuem os pelos quase totalmente brancos e podem levar até um ano para adquirirem as cores típicas, mesmo que as mudanças comecem a partir da terceira semana de vida.
Além disso, os gatos siameses têm diferenças de pelagem na própria raça, dividida em subcategorias, cada uma com características específicas. É possível observar as classificações deles a seguir.
Nesta divisão, estão os siameseslilac point, cream point e chocolate point. Respectivamente, as cores deles são: cinza, creme levemente alaranjado e marrom-claro.
Os felinos seal point, blue point e red point fazem parte desta categoria. Nessa ordem, eles são gatos siameses marrom, cinza e alaranjado, todos escuros (a última é uma das colorações mais raras).
Além das opções tradicionais, existem mais dois tipos de gatos siameses. O tabby point, que tem um padrão malhado com as cores citadas anteriormente e o tortie point, que possui manchas avermelhadas na pelagem.
Agora que você sabe que o gato siamês muda de cor e isso é natural para a raça, é importante entender que outros fatores podem influenciar nessa alteração da pelagem, como as condições a seguir.
A dieta do seu pet está diretamente ligada à saúde da pelagem dele. Então, para manter o pelo do seu gato bonito e saudável, algumas vitaminas e nutrientes são essenciais.
Por exemplo, a tirosina é um aminoácido que induz a produção de eumelanina, responsável pela coloração preta dos pelos. Então, a falta dessa partícula explica porque o gato siamês muda de cor, já que a ausência da substância gera uma coloração mais avermelhada.
Alimente seu gato com uma ração de qualidade e procure orientação de um médico-veterinário para fazer as suplementações adequadas conforme as necessidades do seu pet.
Como mencionado, a alimentação está ligada à saúde do seu bichano e à mudança na coloração dos pelos, consequentemente. Também citamos anteriormente que a falta de vitaminas e outros nutrientes podem interferir na produção de substâncias importantes para a pelagem do seu gato ficar saudável.
Além disso, uma saúde prejudicada pode trazer doenças, como problemas nos rins e na tireoide, que interferem diretamente na coloração do seu pet. Por isso, fique atento às alterações.
Mesmo que os siameses tenham a tendência de mudar a tonalidade dos pelos naturalmente, isso também pode ser um sinal de que a saúde deles não está em dia. Então, monitore alterações repentinas e realize consultas com o médico-veterinário sempre que for necessário.
Outro fator que pode causar alterações na cor do gato siamês é a temperatura interna dele. No caso dessa raça, algumas áreas do corpo são mais quentes do que outras.
Partes mais frias, como rabo, patas, focinho e orelhas, possuem pelagem mais escura, enquanto áreas como o pescoço e o resto do corpo são mais quentes, o que mantém os pelos mais claros. A temperatura externa também pode influenciar nessa mudança de cores, assim como muita exposição ao sol.
Assim como os humanos, que desenvolvem cabelos brancos quando ficam mais velhos, o envelhecimento também traz mudanças na coloração dos pelos do seu gatinho. A pelagem pode ficar mais grisalha e/ou despigmentada.
Lembre que a maioria desses fatores são causas naturais. Porém, é importante ficar atento aos sinais que seu bichano pode dar. Alterações muito repentinas devem ser investigadas.
Mantenha a visita ao veterinário em dia. Desse modo, a saúde do seu pet pode ser monitorada. Assim, as situações atípicas vão ser identificadas e resolvidas facilmente. Com a ajuda de um especialista, caso seu gato tenha alguma necessidade específica, ela vai ser suprida, evitando problemas futuros.
Se você gostou de saber que o gato siamês muda de cor, acompanhe o blog da Petz para receber mais dicas e saber curiosidades sobre felinos e amigos de outras espécies!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…