Curiosidades

Gato siamês muda de cor? Saiba mais sobre a pelagem do seu felino!

Você sabia que gato siamês muda de cor? Na verdade, essa não é uma condição específica dessa raça, e a alteração pode acontecer por diversas razões. Ela pode variar pela idade e até mesmo pela temperatura corporal do pet! Quer entender melhor? Então, continue a leitura!

Alterações físicas dos gatos

Entre os tutores, é normal surgirem dúvidas sobre comportamento, hábitos e mudanças físicas do bichinho de estimação. Isso porque é comum que o animal mude conforme o crescimento e o amadurecimento.

Essas alterações podem acontecer por diversos motivos, como alimentação, saúde e clima em que o seu pet vive. Contudo, será que o gato muda de cor? A resposta é sim! Inclusive, é algo comum entre os siameses.

No caso dos gatos, pode acontecer da cor da pelagem sofrer alterações devido aos fatores citados — principalmente em algumas raças específicas. Então, o gato siamês muda de cor. Continue a leitura e confira mais informações.

Gato siamês muda de cor?

Como mencionado, o gato siamês muda de cor! Essa raça é muito conhecida pelas tonalidades bem características: rosto com pelos escuros e corpo com pelagem mais clara. Porém, no decorrer da vida, é comum que o tom dos fios passe por alterações.

Por exemplo, os recém-nascidos dessa raça possuem os pelos quase totalmente brancos e podem levar até um ano para adquirirem as cores típicas, mesmo que as mudanças comecem a partir da terceira semana de vida.

Além disso, os gatos siameses têm diferenças de pelagem na própria raça, dividida em subcategorias, cada uma com características específicas. É possível observar as classificações deles a seguir.

Gatos siameses claros

Nesta divisão, estão os siameseslilac point, cream point e chocolate point. Respectivamente, as cores deles são: cinza, creme levemente alaranjado e marrom-claro.

Gatos siameses escuros

Os felinos seal point, blue point e red point fazem parte desta categoria. Nessa ordem, eles são gatos siameses marrom, cinza e alaranjado, todos escuros (a última é uma das colorações mais raras).

Outras variações

Além das opções tradicionais, existem mais dois tipos de gatos siameses. O tabby point, que tem um padrão malhado com as cores citadas anteriormente e o tortie point, que possui manchas avermelhadas na pelagem.

Outros fatores para mudanças na cor da pelagem

Agora que você sabe que o gato siamês muda de cor e isso é natural para a raça, é importante entender que outros fatores podem influenciar nessa alteração da pelagem, como as condições a seguir.

Alimentação

A dieta do seu pet está diretamente ligada à saúde da pelagem dele. Então, para manter o pelo do seu gato bonito e saudável, algumas vitaminas e nutrientes são essenciais.

Por exemplo, a tirosina é um aminoácido que induz a produção de eumelanina, responsável pela coloração preta dos pelos. Então, a falta dessa partícula explica porque o gato siamês muda de cor, já que a ausência da substância gera uma coloração mais avermelhada.

Alimente seu gato com uma ração de qualidade e procure orientação de um médico-veterinário para fazer as suplementações adequadas conforme as necessidades do seu pet.

Saúde em dia

Como mencionado, a alimentação está ligada à saúde do seu bichano e à mudança na coloração dos pelos, consequentemente. Também citamos anteriormente que a falta de vitaminas e outros nutrientes podem interferir na produção de substâncias importantes para a pelagem do seu gato ficar saudável.

Além disso, uma saúde prejudicada pode trazer doenças, como problemas nos rins e na tireoide, que interferem diretamente na coloração do seu pet. Por isso, fique atento às alterações.

Mesmo que os siameses tenham a tendência de mudar a tonalidade dos pelos naturalmente, isso também pode ser um sinal de que a saúde deles não está em dia. Então, monitore alterações repentinas e realize consultas com o médico-veterinário sempre que for necessário.

Temperatura corporal

Outro fator que pode causar alterações na cor do gato siamês é a temperatura interna dele. No caso dessa raça, algumas áreas do corpo são mais quentes do que outras.

Partes mais frias, como rabo, patas, focinho e orelhas, possuem pelagem mais escura, enquanto áreas como o pescoço e o resto do corpo são mais quentes, o que mantém os pelos mais claros. A temperatura externa também pode influenciar nessa mudança de cores, assim como muita exposição ao sol.

Idade

Assim como os humanos, que desenvolvem cabelos brancos quando ficam mais velhos, o envelhecimento também traz mudanças na coloração dos pelos do seu gatinho. A pelagem pode ficar mais grisalha e/ou despigmentada.

Lembre que a maioria desses fatores são causas naturais. Porém, é importante ficar atento aos sinais que seu bichano pode dar. Alterações muito repentinas devem ser investigadas.

Mantenha a visita ao veterinário em dia. Desse modo, a saúde do seu pet pode ser monitorada. Assim, as situações atípicas vão ser identificadas e resolvidas facilmente. Com a ajuda de um especialista, caso seu gato tenha alguma necessidade específica, ela vai ser suprida, evitando problemas futuros.

Se você gostou de saber que o gato siamês muda de cor, acompanhe o blog da Petz para receber mais dicas e saber curiosidades sobre felinos e amigos de outras espécies!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

4 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago