O arroz é um dos principais alimentos dos tutores, mas será que gato filhote pode comer arroz? Tudo vai depender de algumas ressalvas na administração do ingrediente na rotina alimentar do felino.
Os gatos são carnívoros, mas o arroz é um grão. Então, será que dar arroz para gato vai somar na alimentação do pet? Confira!
A principal alimentação dos gatos recém-nascidos é o leite materno. A partir dos 45 dias, eles começam o desmame. Nesse momento, a ração úmida e seca própria para filhotes pode ser oferecida a eles.
A ração tem todos os nutrientes e vitaminas que os gatos precisam para se desenvolverem na infância. Alguns tutores são adeptos da alimentação natural, que precisa da supervisão de um médico-veterinário, pois são necessários exames regularmente para saber se o gato está saudável, recebendo os nutrientes e as vitaminas necessários.
Ainda assim, a maioria das alimentações naturais não tem arroz. Então, gato filhote pode comer arroz? Sim, gato pode comer arroz. Apesar desse alimento não ser tóxico, não é indicado. Arroz é um grão. Por serem carnívoros, os gatos não comem grãos na natureza.
Se o alimento for cozido, o pet até consegue digerir. Com isso, você até pode dar arroz para gato filhote. Porém, o alimento não tem nenhum benefício em evidência para o gato. Aliás, ele é rico em carboidratos, o que pode causar obesidade.
Sendo assim, mesmo que gato filhote possa comer arroz, esse alimento não é o mais saudável para ele. Nesse sentido, a ração seca ou úmida para gatos filhotes é o alimento mais indicado.
Como mencionamos, você até pode dar arroz para gato, mas esse alimento é muito rico em carboidratos. Desse modo, ele não vai soma na alimentação do animal. Ainda assim, gato filhote pode comer arroz, desde que o grão esteja cozido e sem nenhum tempero!
Alguns temperos, como a cebola e o alho, são prejudiciais à saúde dos felinos, podendo levar à anemia e à morte. Por isso, eles só podem comer arroz cozido em água, sem nenhum tempero, esporadicamente. No entanto, existem alimentos para gato filhote que são mais
saudáveis.
Além da ração, que tem um pouco de tudo o que os gatos precisam, há outros alimentos que podem ser oferecidos aos gatos filhotes, como as proteínas da carne.
As proteínas são os alimentos mais indicados para os gatos. Afinal, eles são carnívoros e têm necessidade desse nutriente. Assim, elas podem ser oferecidas eventualmente ao seu felino.
As carnes que podem ser oferecidas ao gato filhote são: o frango, o peixe e a carne de boi, de preferência, as partes magras e nobres, assim como os miúdos, como o fígado e o coração.
Embora os dentes do gato sejam propícios para a mastigação, quando o alimento está cru, pode trazer bactérias, como E.Colli e Toxoplasma Gondii, prejudiciais aos gatos e aos humanos. Então, o ideal é que seja servido cozido ou assado, sem sal ou qualquer outro tipo de tempero.
Os peixes também podem ser oferecidos aos gatos, mas as espinhas devem ser retiradas. Além disso, eles não devem ser oferecidos crus. Assim, você pode fritar, assar ou cozinhar, sem óleo ou tempero.
No entanto, não são recomendados como alimento principal, já que os felinos precisam de nutrientes adicionais para não apresentarem deficiências nutricionais.
Se a carne for congelada em uma temperatura abaixo de 4°C, o risco do felino contrair uma bactéria é bem minimizado. Ainda assim, há riscos. Alguns estudos indicam que a carne deve ficar congelada acima de 15 dias para matar os parasitas.
No caso dos gatos filhotes em fase de crescimento, o ideal é servir o alimento cozido como um petisco e a ração como a principal refeição, já que possui tudo o que eles precisam. Veja, em seguida, o que os gatos precisam para se desenvolverem!
Mais que saber que gato filhote pode comer arroz, é preciso ter ciência de que ele gasta bastante energia e requer proteínas, vitaminas e minerais na alimentação. Portanto, uma ração de qualidade deve conter:
A proteína é o principal alimento na rotina de um gato. As rações possuem tudo o que ele precisa para crescer saudável.
Sim, inclusive, as rações úmidas são as mais indicadas durante toda a vida dos felinos. Afinal, é o alimento nutricional mais próximo do que o gato comeria na natureza.
Além disso, a ração úmida contém muita água, que ele não consome como deveriam. No entanto, a ração só deve ser inserida na rotina alimentar do gato após o desmame.
Agora que você sabe que gato filhote pode comer arroz cozido e sem temperos, confira outras publicações do blog da Petz para saber mais sobre a dieta ideal dos felinos. Lembre-se: consulte um veterinário antes de alterar a rotina alimentar do peludo!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…