Os gatos e os cachorros nunca viveram tanto. Com o avanço da medicina veterinária e o maior cuidado dos tutores com seus pets, a expectativa de vida aumentou. Com isso, não é raro ver gatos e cachorros idosos por aí. Porém, ainda há muitos mitos e concepções equivocadas sobre os animais mais velhos — como a noção de que eles dão mais trabalho ou que não podem passar por procedimentos como pets mais jovens.
Para acabar de vez com a falta de informação sobre os animais idosos, o blog da Petz trouxe os 10 maiores mitos sobre gatos e cães mais velhos. Vamos te explicar porquê essas noções são falsas e te contar como realmente funciona a rotina com um pet idoso. Continue lendo para saber mais!
Há uma crença que animais idosos já têm a personalidade formada e não podem mudar. Ou seja, se tem alguma dificuldade ou comportamento indesejado, ficarão assim para sempre. Nada disso é verdade. É claro que treinar e adestrar um filhote é mais fácil, mas os idosos também podem aprender truques e corrigir ações, como o hábito de fazer xixi fora do lugar.
Inclusive, os mais velhos são ainda mais adaptáveis, principalmente aqueles que passaram anos em um abrigo — tendo que dividir atenção e recursos com vários outros pets. Então, se isso é um ponto que está impedindo você de adotar um gato ou cachorro idoso, pode reconsiderar essa ideia.
Isso também não é verdade e podemos provar com dados. Como falamos, os gatos e os cães estão vivendo cada vez mais e uma pesquisa da Petz mostrou isso. No estudo “Os Animais da Geração P Viverão Mais”, reparamos que a expectativa de cachorros, que era de 7 a 9 anos na década de 80, atualmente chega até 13 a 18. Já entre os felinos, eles foram de 10 até 20 anos.
Então, se você adotar um cachorro ou gato de 10 anos, por exemplo, ainda terá muito tempo de amor pela frente. Isso sem contar que criar uma relação com um pet, receber e dar muito carinho, vale a pena mesmo que por um tempo curto. E, se você tem um pet idoso em casa, lembre-se: com cuidados adequados, visitas frequentes ao veterinário e uma alimentação equilibrada, ele tem tudo para continuar saudável por bastante tempo.
Muitas doenças estão mesmo associadas a uma idade mais avançada, como insuficiência renal crônica, cardiopatias e neoplasias. Mas isso não é uma regra. A predisposição a diversas condições também está associada a outros fatores, incluindo a raça do animal e o estilo de rotina que ele leva. Por isso, enquanto muitos cães e gatos idosos podem ser perfeitamente saudáveis, você pode encontrar pets com essas condições, mesmo com poucos anos de vida.
E mesmo no caso de doenças, é preciso ressaltar que a medicina veterinária avançou bastante. Ou seja, receber um diagnóstico não é mais uma sentença de morte necessariamente. Para isso, vale ressaltar mais uma vez a importância das consultas ao veterinário para realizar check ups. Identificar os sintomas de qualquer doença precocemente oferece um prognóstico bem mais positivo.
Os cães mais velhos costumam ter menos energia e as articulações mais frágeis. Mas isso não significa que os passeios não devem fazer parte da rotina. Todo cachorro deve passear e isso também inclui os idosos. Para saber a melhor forma de passear com o cão idoso, vale tirar suas dúvidas com o médico-veterinário.
De toda forma, algumas práticas devem estar na sua mente: faça passeios curtos respeitando o limite do animal, evite caminhadas em horários mais quentes (de 9h às 17h) e leve água. Você também deve observar se o cachorro fica muito cansado ao chegar em casa — ou seja, ofegante, prostrado e com muita sede. Nesse caso, vale fazer caminhadas menores para dar tempo do pet descansar.
Há uma noção de que gato idoso não gosta de brincar. De fato, os felinos podem ficar com energia mais baixa e até mais introspectivos ao chegar a certa idade. Mas isso não tem nada a ver com o amor pela brincadeira. O tutor deve investir em produtos adequados para a faixa-etária, além de contar com gratificações adaptadas às limitações do gato idoso.
A princípio, ele pode resistir às suas iniciativas de brincar, mas vale insistir — sempre respeitando os limites dele. Aos poucos, o gato pode ganhar confiança e começar a se divertir. Uma dica é apostar em brinquedos já conhecidos e amados pelo animal, além de usar petiscos para atraí-los. Mas lembre-se de nunca oferecer nenhum alimento fora da dieta sem consultar o veterinário!
E no que se refere à cirurgia? Pets idosos podem ser submetidos à anestesia e realizar procedimentos cirúrgicos? A princípio, nada impede. Assim como qualquer outro gato ou cachorro, o médico-veterinário vai avaliar a real necessidade de uma cirurgia, pesando riscos e benefícios para aquele paciente.
Se for decidido pela operação, diversos exames serão realizados — como eletrocardiograma e ecocardiograma, hemograma e exames de funções orgânicas — para medir o risco cirúrgico. Esse procedimento é padrão e deve ser realizado em qualquer pet, independente da idade. Os mais velhos têm mais chances de possuírem condições específicas, que podem contraindicar uma cirurgia. Porém, isso não é uma regra.
E por falar em cirurgia… E a cirurgia de castração? Existe alguma contraindicação para os pets idosos? A resposta é não. Mais uma vez, cada caso é um caso e o quadro do paciente deverá ser avaliado. Mas, de maneira geral, não há nada que impeça um idoso de ser castrado.
A cirurgia, em específico, é recomendada quando o animal ainda é filhote, mas é possível observar os benefícios da castração, mesmo com o pet mais velho. A castração pode ajudar a reduzir riscos de doenças no sistema reprodutivo, diagnósticos de câncer e auxiliar em questões comportamentais do animal. Além disso, é um dos tratamentos mais indicados para algumas condições de saúde, como o aumento da próstata.
As vacinas são fundamentais para aumentar a longevidade dos animais. Se um cachorro ou um gato idoso nunca tomou nenhuma vacina, é importante começar o protocolo vacinal o quanto antes. Já para aqueles que sempre tomaram os imunizantes em dia, vale lembrar que muitas vacinas têm doses anuais para garantir a maior proteção possível do animal.
Os reforços continuam valendo, independente da idade do pet. Você também sempre deve conferir com o veterinário quais são as vacinas recomendadas para o seu animal, considerando idade, raça e localidade em que vivem.
A personalidade do animal vai variar e isso não está associado a idade necessariamente. Existem pets idosos carinhosos, calmos, adaptáveis, que demandam apenas os cuidados padrões que todo tutor deve ter. Além disso, mesmo aqueles que devem tomar medicação, podem fazer isso de forma tranquila, sendo apenas uma rápida etapa na rotina da família.
Ficar atento aos sinais de doenças, manter a vacinação em dia, fazer check ups no veterinário, proporcionar um ambiente limpo e seguro para o pet, além de uma dieta saudável e equilibrada, são cuidados básicos com qualquer animal. E eles não dependem da idade. Quando falamos de um idoso, há algumas adaptações necessárias, como a compra de ração sênior. Mas isso não significa mais um trabalho no seu dia a dia.
Com tudo o que falamos aqui, está claro que isso não é verdade, né? Existem muitas vantagens em adotar um pet idoso, como a previsibilidade de já saber a personalidade do animal, além de salvar uma vida que muitas vezes é ignorada nos abrigos.
A Petz realiza eventos de adoção por todo Brasil. Por isso, se você está apto para ter um novo pet em casa, cogite a ideia de adotar um animal idoso e proporcionar uma vida de muito carinho e amor para o cachorro ou gato.
Gostou de saber mais sobre pets idosos? Aproveite e confira o vídeo da Petz TV sobre a longevidade dos animais de estimação:
Se você tem um pet em casa, seja filhote, adulto ou idoso, sabe a importância de cuidar da saúde do seu animal. Para isso, conte com o Centro Veterinário Seres. Com hospitais e clínicas por todo o país, você encontra profissionais capacitados, prontos para te atender com todo carinho!
Indícios históricos mostram que os cachorros egípcios estão entre os mais antigos do mundo. Alguns…
Educar os animais de estimação é importante para garantir a convivência saudável entre os pets…
Os gatos tricolores chamam a atenção de todos por onde passam. Nesses animais, o padrão…
Se você tem um cachorro em casa, com certeza quer evitar ao máximo o seu…
Se você ainda acha que 1 ano de vida do seu animal de estimação equivale…
Como snacks rápidos ou partes de pratos mais elaborados, as castanhas agradam muita gente com…