Quem adora bichanos sabe da beleza e do charme que eles possuem. Com gato branco de olho azul não é diferente. Além desses adjetivos, os peludos de pelos branquinhos apresentam algumas características que os diferenciam de outros gatos.
Por exemplo, você sabia que gato branco é propenso a desenvolver surdez? Abaixo, respondemos algumas dúvidas em relação a essa curiosidade. E, para tutores que têm felino surdo, esclarecemos como identificar essa condição com algumas dicas.
Às vezes, demoramos para notar quando uma criança é surda ou possui alguma deficiência auditiva. Com animais não é diferente, principalmente eles, que não falam. Então, se você tem um peludo branco de olho azul, existe uma probabilidade dele ser surdo.
Com as chances de gatos brancos, no geral, não ouvirem, especialistas afirmam que 72% dos gatos brancos de olhos azuis são totalmente surdos. Isso acontece devido à interrupção genética no desenvolvimento das células. Por esse motivo, a falta de pigmentação na pelagem e nos olhos.
Como dito, é uma condição genética. Ou seja, quando dois bichanos brancos cruzam, existe mais da metade das chances do filhotinho não ouvir, principalmente no caso de gatos de olhos azuis. Tal surdez pode ser lateral ou unilateral, portanto, surdo em um ou ambos os ouvidos.
Geralmente, quando adotamos um bigodudo, nós o chamamos pelo nome até o peludo se adaptar e responder, mas isso pode demorar um pouco. A melhor forma para saber se você tem um gato surdo, é observar se ele reage a barulhos altos, como ruídos.
Se alguns gatinhos não demonstrarem muito quando ouvem algum som, é preciso ficar atento e observar se essa situação é recorrente. Faça o teste usando materiais com som desagradável, por exemplo, secador de cabelo, aspirador de pó, máquina de barbear, etc.
A maioria dos felinos se incomoda e foge. Se este não é o caso do seu amigo de quatro patas, existem grandes chances dele ser surdo.
Bichanos também não costumam miar muito alto. Por isso, outra dica é perceber se o gato surdo mia mais alto que os não surdos, este é um indicativo de que ele não tem noção de barulho, e, portanto, não ouve o próprio miado.
Não existem grandes segredos quando um pet não ouve, já que ele se adapta muito bem e vive normalmente. Porém, nunca deixe gatos brancos surdos saírem de casa. Como eles não ouvem, ao saírem na rua, podem ficar confusos e, com certeza, não vão ouvir sons de carros e de outros animais, por exemplo.
Felinos surdos não sabem quando estamos chamando-os, por isso, o uso de coleira com sino ajuda na hora de achar o bigodudo pela casa. Usar um localizador também é outra ideia, pois é mais discreto do que o sino e, com ele, você tem maior controle sobre seu filho de quatro patas.
Por último, se você tem um gato surdo, antes de chegar perto dele para acariciá-lo, avise que está chegando. Dessa forma, ele não se assusta com sua presença. Para isso, se aproxime devagar e não faça carinho repentino, vá aos poucos até ele se sentir seguro. Repita esse processo sempre que chegar perto do gato branco de olho azul.
Se você tem um gato branco de olho azul e ele é surdo, comente no blog da Petz como é a convivência com essa fofura!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…