Algumas palavras podem confundir até mesmo uma pessoa experiente. É o caso do feminino de cachorro. Não importa sua idade ou região do país, sempre fica a dúvida: é cachorra ou cadela?
Será que há alguma opção que seja mais indicada? Como se referir às peludinhas? Se você está com dúvida sobre qual é o feminino de cão e cachorro, está no lugar certo. Continue lendo para descobrir curiosidades sobre pets!
Sejamos sinceros: quem inventou que chamar alguém de cachorro é um xingamento certamente não conhecia nossos amigos de quatro patas! Os peludos são divertidos, fofinhos, inteligentes, fiéis e, ainda por cima, extremamente carinhosos. Ou seja, ser chamado de cachorro devia ser um baita de um elogio.
Porém, a história não é bem essa. Em português, comparar alguém com um cãozinho é um xingamento dos feios. E no feminino de cachorro, a coisa fica ainda pior. Tanto cachorra como cadela são considerados xingamentos, o que deixa os interlocutores confusos. Que palavra, então, usar para se referir às peludinhas fêmeas?
Se você já encontrou uma amiguinha de quatro patas e ficou na dúvida sobre qual o feminino de cão ou cachorro, saiba que essa é uma dúvida muito comum! Afinal, esse é um assunto delicado.
Há duas palavras que possuem significados muito semelhantes: cadela ou cachorra. Qual das duas formas é a correta? A resposta é polêmica, pois mesmo alguns especialistas ainda divergem sobre o assunto.
Entretanto, de maneira geral, podemos dizer que o feminino de cachorro é cachorra. Dessa forma, na próxima vez que encontrar uma peludinha fêmea, pode chamar de cachorra sem medo de ser indelicado.
Certo, mas se cachorra é o feminino de cachorro, o que significa “cadela”? De acordo com Dicionário Aurélio, cadela seria o feminino de cão. Assim, não há problema alguma em utilizar o termo “cadela” para se referir a uma amiga pet!
Tudo vai depender da sua região, do seu gosto pessoal e da preferência da própria pet. Ah, e não se limite a cachorra ou cadela em suas opções! Se preferir, pode usar outros termos como feminino de cachorro. Quer alguns exemplos? “Linda”, “meu amor”, “fofa”, “vida”… Escolha a palavra que mais representa sua amiga!
Em grande parte do Brasil os termos “cachorro” e “cão” são utilizados como equivalentes. Assim, para se referir a um peludo, independentemente de raça ou tamanho, os dois termos são válidos. Basta escolher o que preferir.
Entretanto, há um ponto curioso nessa história. Tradicionalmente, o termo “cachorro” era utilizado apenas para pets filhotes. Essa definição ainda consta em alguns livros.
O dicionário Priberam, por exemplo, define cachorro como “cão com menos de seis meses”. Já para o dicionário Michaelis, cachorro é “cão novo e pequeno”. Porém, popularmente, essa regra já está ultrapassada. Assim, vale chamar o pet da forma que você se sentir mais confortável: cachorro ou cão.
O que importa é se referir ao seu pet sempre com carinho e cuidado. E, quem sabe em alguns anos, chamar alguém de cachorro será um tremendo elogio. Nada mais justo para nossos amigos de quatro patas, não é mesmo?
Chamar a pet de cachorra ou cadela não vai fazer muita diferença para ela. Afinal, a peluda não entende qual o feminino de cachorro. Porém, muitas vezes, os cães correm em nossa direção quando ouvem seus nomes.
Mas será que eles realmente compreendem quando são chamados? Essa é uma dúvida que ainda intriga cientistas de todo o mundo. De acordo com especialistas, há alguns fatores envolvidos. Além do som do próprio nome, os pets também ficam atentos à entonação.
Com essas duas informações, eles entendem quando o tutor está chamando. Aliás, uma boa dica para reforçar esse comportamento é utilizar sempre o mesmo nome. Apelidos, diminutivos ou outras expressões podem ser fofas e cheias de carinho. Entretanto, elas vão confundir seu peludo na hora da chamada.
Após aprender mais sobre o feminino de cachorro, confira outras curiosidades super interessantes no blog da Petz! Além de muito conteúdo e informação, você ajuda a manter o bem-estar do seu cãozinho.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…