Embora algumas raças sejam consideradas mais “barulhentas” do que outras, todos os cachorros latem. E isso está longe de ser algo ruim! Da mesma forma que nós usamos a fala, os cães também usam o latido para se comunicar. Isso, não só entre si, mas também com as pessoas. Sendo assim, mais importante do que aprender como fazer cachorro parar de latir é tentar conhecer o que seu filho de quatro patas pode estar querendo lhe dizer. Vamos descobrir?
Já imaginou expressar suas necessidades para alguém e receber de volta apenas um pedido de silêncio? Pois é isso que acontece quando o cachorro late e a única reação do tutor é pedir que ele fique quieto.
De acordo com a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente de clínicas da Petz, os latidos são uma maneira que os cães têm de se comunicar. Por isso mesmo, “é importante o tutor saber diferenciar os tipos de latidos e, principalmente, verificar se o pet não está sendo privado de algo”, diz.
A seguir, confira alguns dos significados possíveis para os latidos:
Existem ainda diversos outros motivos que levam um cachorro a latir. Na hora de tentar identificá-los, vale ficar atento ao contexto e às características do latido, como intensidade, duração e também o intervalo entre um latido e outro. Com o tempo, você vai ficar craque em decifrar os latidos do pet a fim de garantir seu bem-estar.
Considerando que os latidos são a maneira que os cachorros têm de se comunicar, nada mais justo que, para reduzi-los, a única saída seja “ouvi-los” e atender suas demandas.
Em outras palavras, nada de apelar para métodos aversivos que, segundo a Dra. Karina, podem, inclusive, gerar sequelas e distúrbios comportamentais no pet. Em vez disso, a dica é identificar e corrigir as causas externas.
Confira abaixo algumas medidas que ajudam a manter os latidos equilibrados:
Mesmo seguindo todas essas dicas, o cachorro ainda assim poderá latir em excesso em alguns momentos, como na sua chegada em casa ou ao ouvir algum barulho com o qual ele não esteja acostumado. É perfeitamente normal! Para esses momentos, vale ensinar ao pet o comando “quieto” por meio do reforço positivo. No entanto, ele nunca deve ser usado sem antes identificar e atender à causa do latido.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…