Alguns dizem que na hora de escolher um pet, é preciso encontrar o que mais combina com o futuro tutor. No caso das aves é a mesma coisa! Cada um dos pássaros liberados para se ter em casa tem sua beleza, personalidade e cuidados especiais. Conhecê-los, portanto, é essencial. Veja abaixo as espécies de pássaros mais populares!
Com toda a diversidade de cores e tamanhos, as aves conquistaram os humanos desde sempre.
Não é à toa que muitos tutores consideram esses animais como integrantes da família.
Por isso, antes de receber um bichinho desses em casa, é muito importante conversar com um médico-veterinário para saber mais sobre as peculiaridades, cuidados com a saúde, alimentação adequada e tantos outros detalhes que fazem toda a diferença! Encontre a seguir a sua espécie favorita e fique preparado!
Grandes amizades já surgiram entre pessoas e seus papagaios, e isso não é por acaso.
Além de alegres, divertidos e cheios de energia, ainda são capazes de aprender algumas palavras, o que os tornam um dos mais famosos pássaros silvestres brasileiros. Isso sem contar o fato de poderem viver por até 80 anos.
No Brasil, o mais famoso é o chamado Papagaio Verdadeiro, a espécie faz parte da lista de pássaros protegidos pelo IBAMA e sua criação, apesar de liberada, precisa de uma autorização do Instituto.
Por isso, muito cuidado! Comprar papagaio sem registro é crime e pode, inclusive, dar cadeia!
O termo periquito, na verdade, refere-se a uma grande família de pássaros com mais de 150 espécies, sendo que, no Brasil, uma das mais comuns é a do periquito australiano.
Menores que os papagaios, eles podem habitar viveiros um pouco menores, mas, ainda assim, precisam de espaço para brincar, já que são bastante alegres e adoram companhia, sendo recomendado ter pelo menos um casal. O periquito australiano costuma viver em torno de 10 anos.
Quem nunca disse ou ouviu alguém falar que tal pessoa canta como um canarinho? Trata-se de um elogio e tanto, já que o canto para cortejar a fêmea é um dos principais atributos deste bichinho.
Outra característica marcante, é que esses pássaros domésticos se adaptam a diferentes situações e são bastante independentes.
Eles vivem em torno de 10 anos e o tipo mais comum é o canário belga, de penas amarelas e com a barriga branca.
Cada vez mais popular entre aqueles que adoram pássaros exóticos, a calopsita chama atenção pelo pequeno chumaço de penas no topo da cabeça.
Mas, mais do que por sua aparência divertida, elas agradam principalmente por serem extremamente dóceis, divertidas e gostosas de interagir, sendo possível, inclusive, treiná-las para fazer truques.
Apesar de se adaptarem ao ambiente e a outras espécies com facilidade, são muito apegadas ao dono e podem ficar agressivas caso não recebam a devida atenção. Se forem criadas de forma saudável e com muito carinho, chegam a viver em torno de 15 anos.
Também com penas chamativas no topo da cabeça, as cacatuas são pássaros maiores, algumas podem chegar a 70 cm de altura. Elas são mais difíceis de lidar e são conhecidas por se irritarem facilmente.
A irritabilidade, no entanto, é compensada por uma inteligência e uma elegância ímpares. Por isso, são fáceis de treinar e conseguem até mesmo imitar a nossa voz ou o som de outros animais!
Entre os espécies da lista de aves para se ter em casa, é a que tem o preço mais elevado, além de apresentar um custo de manutenção bem mais alto. Ter uma cacatua também requer autorização do IBAMA e sua expectativa de vida é de até 80 anos.
São as aves ideais para os românticos! Também conhecidos como pássaros do amor, os agapornis são notoriamente monogâmicos, permanecendo com o mesmo companheiro pela vida toda. Sendo assim, nada de comprar um só. O indicado é ter um casalzinho.
Além de simbólicos, eles também chamam a atenção por suas cores exuberantes e por um temperamento muito dócil e alegre.
Eles vivem por cerca de 12 anos e sua gaiola deve ser grande o bastante para que eles possam se movimentar.
Já tem ou está pensando em ter um pássaro em casa? Na Petz você encontra tudo o que eles precisam para viver por muitos e muitos anos ao seu lado!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…