Você sabe do que o cavalo-marinho se alimenta? Será que ele é um peixe carnívoro ou herbívoro? Ele corre risco de extinção? O fato é que ele realmente é um animal muito curioso.
Hoje, vamos abordar diversas dúvidas sobre o cavalo-marinho, inclusive, se ele pode ser criado em cativeiro. Veja as curiosidades sobre o que cavalo-marinho come!
Todas as espécies de cavalo-marinho pertencem ao mesmo gênero, o Hippocampus. No Brasil, são encontradas as espécies Hippocampus erectus e Hippocampus reidi.
As características físicas são praticamente iguais: o cavalo-marinho tem os olhos curiosos, que se movem o tempo todo. O corpo é alongado, com uma cabeça que realmente lembra um cavalo. Além disso, ele é coberto por anéis e placas ósseas.
A cauda do animal também é curiosa, pois, com ela, o cavalo-marinho consegue ficar preso nas plantas. Ele é um peixe que possui poder de camuflagem, mudando de cor para se esconder de predadores.
Na natureza, geralmente, é encontrado em regiões tropicais. Necessita de águas calmas e rasas para se locomover devido às nadadeiras dorsais, que dão certa estabilidade ao nadar. Ainda assim, o cavalo-marinho não é um bom nadador.
Existem 47 espécies de cavalos-marinhos. Algumas podem chegar a 30 cm de comprimento, já outras não atingem nem 1 cm. Uma curiosidade é que os menores do mundo medem 2 mm, ou seja, são muito pequenos.
Agora que você já sabe algumas das principais características físicas desse peixe curioso, em seguida, descubra do que o cavalo-marinho se alimenta. Assim, você pode matar sua dúvida sobre ele ser um peixe carnívoro ou herbívoro.
O cavalo-marinho é carnívoro. No mar, ele se alimenta de camarões, pequenos crustáceos e plânctons. Ele ingere os alimentos fazendo a sucção pelo focinho. É possível que cavalos-marinhos maiores se alimentem até de outros peixes.
Se você deseja ter um ou mais cavalos-marinhos em um aquário, saiba que eles só podem ser comercializados em locais autorizados pelo IBAMA. Além disso, jamais coloque um cavalo-marinho que vive em natureza em um aquário, pois ele não vai sobreviver, sendo algo prejudicial e proibido.
Afinal, do que o cavalo-marinho se alimenta? Assim como na natureza, ele se alimenta de pequenos camarões em cativeiro. Eles são comprados nos principais pet shops e devem ser de boa procedência e qualidade. Também existem outros alimentos prontos para cavalo-marinho.
Sempre ofereça alimentos de qualidade e próprios para ele. Em relação à quantidade, ele costuma parar de comer quando está satisfeito. Um cuidado sobre a alimentação do cavalo-marinho é que os pequenos pedaços de camarão devem ser oferecidos com uma pinça próxima ao focinho.
Além do cuidado com a dieta, o aquário deve ter pelo menos 100 L de água para 4 cavalos-marinhos. Outra dica é sempre comprar mais de um de uma vez, já que eles podem ter dificuldade de se adaptar com novos integrantes.
Ao saber do que o cavalo-marinho se alimenta, você já pode aprender outros aspectos da vida desse peixe, como o fato dele estar em risco de extinção. Portanto, ele nunca deve ser retirado do habitat, pois não sobrevive e ocorre um desequilíbrio ambiental.
O cavalo-marinho de aquário é criado em cativeiro licenciado justamente para não causar esse impacto ambiental. O Ministério do Meio Ambiente proibiu a caça do cavalo-marinho. Para ajudar a espécie, não degrade o ambiente natural, sendo essa uma das causas da extinção do peixe.
O comércio ilegal é outro fator preocupante. O Brasil é um dos países que forneciam o cavalo-marinho para outros países, mas, hoje, somente aqueles em cativeiro e com autorização do IBAMA podem ser comercializados. Além disso, apenas a espécie com focinho longo (Hippocampus reidi) é comercializada com autorização no Brasil.
Essa é outra curiosidade do cavalo-marinho, já que a fecundação acontece no macho, não na fêmea. O cavalo-marinho se desenvolve em uma cavidade folicular. Nascem de 300 a 500 filhotes.
Apesar do número expressivo, a maioria não chega à idade adulta, pois é devorada por peixes maiores. Os filhotes não ultrapassam 3 mm quando nascem, ou seja, são minúsculos e atrativos para os predadores.
Outro fato curioso é o cortejo que o cavalo-marinho faz com a fêmea. É ela quem dá o primeiro passo e transfere os ovos para o macho, que os carrega por 30 dias. Esse animal também é monógamo, ficando com o mesmo parceiro a vida toda.
Gostou de saber do que o cavalo-marinho se alimenta? Agora, já é possível compreender o risco de extinção desse peixe e protegê-lo no habitat. Se quiser conhecer outras curiosidades, continue no blog da Petz, em que há muitos conteúdos semelhantes!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…