Muito parecidos, o pato e o cisne apresentam algumas características semelhantes, como a capacidade de flutuar na água e nadar. Porém, há muita diferença entre pato e cisne, tanto em relação ao comportamento quanto em relação à aparência.
Esses dois animais fazem parte de uma mesma família, chamada Anatidae. Os anatídeos são aves aquáticas e apresentam características específicas para se adaptarem a esse estilo de vida. Por exemplo, tanto patos quanto cisnes têm penas impermeabilizadas por óleos e membranas nas patas que ajudam no nado.
Para entender melhor o que difere pato e cisne, separamos seis características diferentes e marcantes de cada ave. Você vai ver que há detalhes em cada um desses animaizinhos que fazem deles únicos e especiais. Confira!
A primeira diferença entre pato e cisne é o tamanho. O pato é menor que o cisne, podendo medir entre 45 e 80 centímetros. Inclusive, dentro da família de anatídeos (que inclui, além do pato e do cisne, o marreco e o ganso), essa ave só não é menor que o marreco.
Já o cisne tem um corpo mais robusto, sendo considerado a maior ave voadora. Algumas espécies podem chegar a ter 1,70 metro de comprimento e pesar cerca de 20 quilos!
O pescoço de cisne é uma das características mais marcantes dessa ave e o principal detalhe que pode diferenciá-la do pato. O cisne tem um pescoço bastante longo e fino, o que o ajuda a apanhar plantas localizadas abaixo da superfície da água, enquanto o pato possui um tronco mais curto.
Inclusive, é com o pescoço que ele faz movimentos sensuais para atrair o par (tanto a fêmea quanto o macho tomam a iniciativa). Depois, eles nadam juntos e cruzam os pescoços como um sinal para o acasalamento.
Entre as características do pato que o diferem do cisne, está a penugem. As cores das penas que cobrem o corpo desse pássaro podem variar de acordo com as espécies (e existem mais de 90, sabia?).
No geral, a aparência física do macho e da fêmea são similares, mas é comum os machos adquirirem penas coloridas durante a fase de reprodução. Após o nascimento dos filhotes, essas penas são perdidas. Curioso, não é mesmo?
Já os cisnes têm penas brancas em todo o corpo, com exceção do cisne-do-pescoço-negro e o cisne-negro. Algumas manchas escuras podem ser encontradas próximo aos olhos e ao bico. Por falar nisso, essa região da face também é uma diferença entre pato e cisne. Continue por aqui para entender!
O bico dos patos e dos cisnes têm a mesma coloração: laranja. Porém, existe uma diferença na aparência deles. Nos patos, o que os difere das outras espécies de anatídeos é uma protuberância perto das narinas.
Já entre as características do cisne, o bico é um pouco mais liso que o do pato e é envolto de uma área mais escura, como falamos anteriormente. Além disso, a ponta pode apresentar manchas brancas ou negras.
Além das questões físicas, há diferenças de comportamento entre essas duas aves. O cisne nada de maneira elegante, tanto que é bem comum vê-los como ornamentação em lagos.
Além disso, os cisnes costumam migrar para passar o verão e o inverno em locais diferentes. Nessa migração, feita em bando, eles costumam fazer um desenho em “V” no céu, o que é bastante bonito de se ver. Tudo isso em uma velocidade de cerca de 100 km/h!
Para completar, os cisnes são monogâmicos. Lembra que falamos do acasalamento? Depois que eles encontram o “par ideal”, eles são fiéis a ele por toda a vida.
Enquanto os cisnes são bons voadores, os patos são nadadores muito hábeis, sendo capazes de mergulhar até uma profundidade de cerca de 17 metros. Eles também vivem em comunidades e migram para regiões mais quentes a fim de se reproduzirem e criarem os filhotes.
Por fim, entre as diferenças entre pato e cisne está o habitat. Os patos habitam florestas subtropicais, em regiões próximas de rios e lagos, mas também podem ser encontrados na água salgada, quando mais tranquila. É possível achar espécies pelo Brasil, como o pato-de-crista e o pato-do-mato.
Os cisnes também vivem próximos à água e na superfície de lagos. As espécies podem ser encontradas em regiões como o norte da Europa, Ásia e América do Norte, enquanto, no hemisfério sul, pode ser visto na Austrália e em alguns países da América do Sul.
Aposto que, quando perguntarem a diferença entre pato e cisne, você já vai saber responder, hein? Para continuar por dentro do universo das aves, com dicas e informações interessantes sobre os mais diversos pássaros, continue acompanhando o blog da Petz!
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…