Eles podem ser muito parecidos, mas, na verdade, são de espécies diferentes. Você saberia dizer qual é a diferença entre jacaré e crocodilo? Então não perca a resposta e aprenda a diferenciar esses animais!
Embora eles sejam répteis aquáticos com hábitos de caça bem semelhantes, existe diferença entre jacaré e crocodilo. Para começar, eles têm habitats diferentes. Quer aprender mais sobre eles? Continue a leitura!
Indo direto ao ponto, para perceber a diferença entre jacaré e crocodilo, é preciso observar os detalhes de suas características físicas e comportamentais. Em termos científicos, os dois pertencem à mesma ordem, a Crocodylia.
Falando nos pontos físicos em comum, tanto o crocodilo quanto o jacaré têm patas curtinhas, caudas compridas e bastante musculosas e pele muito áspera, com escamas duras.
Começando por algo bem notável, é interessante falar sobre as cores desses répteis magníficos. Eles não têm as mesmas colorações de pele. O crocodilo não apresenta muita variação: ele é sempre verde-oliva.
Já o jacaré é mais versátil nesse quesito. É possível encontrar espécies de coloração acinzentada e preta. Alguns podem parecer verdes de longe, mas isso é por causa do limbo que se fixa em suas escamas.
Outra diferença entre jacaré e crocodilo é em relação ao focinho e aos dentes desses répteis. O primeiro tem um “nariz” mais arredondado e um pouco mais curto que o do segundo, com um formato que lembra o da letra “U”.
No caso do crocodilo, seu focinho é em torno de quatro a cinco dedos mais comprido que o do jacaré. O formato lembra o da letra “V”, ou seja, ele começa mais largo e termina mais estreito.
Os dentes podem ser vistos para fora da boca mesmo quando crocodilo e jacaré estão com a boca fechada, sabia? No caso do primeiro animal, tanto os superiores quanto os inferiores podem ser vistos. No segundo, somente os de baixo ficam aparentes.
Além disso, existe uma diferença no alinhamento dos dentes desses répteis. Os do crocodilo são bem emparelhados uns com os outros. Já o jacaré parece precisar de aparelhos ortodônticos para deixá-los retinhos!
No quesito aparência, o crocodilo ganha de longe no visual bad boy! Devido ao seu quarto dente inferior que fica sempre para fora, ele parece muito feroz. Perto dele o jacaré parece bonzinho (ou quase!).
Em relação à agressividade, o crocodilo também ganha do jacaré. Ele é muito mais agressivo com os humanos e com suas presas. Gostando de saber qual a diferença entre jacaré e crocodilo?
Esses répteis são considerados animais grandes, mas a diferença entre crocodilo e jacaré no tamanho também é significativa! Nesse quesito, mais uma vez, o primeiro ganha do segundo!
Enquanto o jacaré atinge entre 1,5 a 4,5 m da cabeça até a cauda, o crocodilo mede impressionantes 2 a 7 m! Juntando sua ferocidade com seu tamanho, ele é um dos predadores mais temidos do mundo!
Como os tamanhos são diferentes, os pesos dos répteis também são. O jacaré, sendo menorzinho, pesa entre 35 e 230 kg. Já o grandioso crocodilo pode chegar a pesar até 1 tonelada!
Como dito no começo do texto, esses répteis não têm habitats coincidentes. Os jacarés vivem nas Américas e são mais comuns na América do Sul, podendo também ser encontrados na China.
Já o campeão em colocar medo em todos, o crocodilo, habita a África, a Austrália, a Índia e o sudeste da Ásia. No entanto, um fóssil de um crocodilo já extinto foi encontrado em 2011 no interior de São Paulo, na cidade de Catanduva. Pode ser que, há milhões de anos, esses répteis possam ter convivido no mesmo ambiente.
Tanto o jacaré quanto o crocodilo são capazes de emitir sons. Porém, o primeiro é mais falante que o segundo, vocalizando bastante enquanto copula e para assustar possíveis perigos. O nome dado ao seu som é bramido.
No caso do crocodilo, ele é mais silencioso, o que o torna ainda mais assustador. Porém, quando ele resolve colocar a boca no trombone, seu rugido é muito mais alto que o do jacaré!
Agora que você já conheceu todas as diferenças entre os crocodilos e os jacarés, que tal saber de algumas semelhanças curiosas entre esses répteis magníficos? Ambos são animais bastante longevos, podendo chegar aos 80 anos!
Eles também são considerados, junto às aves, os parentes mais próximos dos dinossauros! Além disso, eles não costumam mastigar as presas: preferem arrancar grandes pedaços da carne e engolir direto!
Devido a esse hábito alimentar e à grande quantidade de alimento que eles costumam comer de uma só vez, eles ficam mais letárgicos, lentos e vulneráveis durante o processo de digestão.
Gostou de saber da diferença entre jacaré e crocodilo? Se você é apaixonado por répteis, tem um deles como animal de estimação e está à procura de um especialista, marque uma consulta com os veterinários do Centro Veterinário Seres!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…