Você já entrou em um debate sobre a diferença entre boi e touro? Um questionamento muito comum envolvendo os dois animais é se eles são a mesma coisa ou se apenas pertencem à mesma espécie, mas são animais diferentes. Afinal, qual será a resposta certa?
Para não ter mais confusão, vamos ao fato: boi e touro são a mesma coisa. Isso mesmo que você leu! Para provar, até o nome da espécie é uma mistura dos dois nomes: Bos taurus.
Quer descobrir se, ainda assim, existe alguma diferença entre boi e touro? Então, você está no lugar certo. Confira agora as principais características do animal e a razão de muitas pessoas ainda acharem que são dois animais diferentes.
A confusão sobre boi e touro vem da nomenclatura. Normalmente, seres que possuem mais de um nome popular tendem a ser chamados por algum apelido e não por nomes tão simples, como os dois que citamos. Até quando são regionalismos é mais fácil perceber!
Nesse caso, boi e touro estão entre os animais terrestres mais conhecidos do mundo e conferem uma só espécie. Na verdade, o que os separa de serem chamados de uma ou outra forma é a capacidade de procriar.
Ambos os nomes se referem ao macho da vaca, no entanto, o touro corresponde a um animal que ainda tem capacidade reprodutiva. Enquanto isso, o boi é aquele que já foi castrado. Ou seja, um boi já pode ter sido um touro, e um touro pode vir a se tornar um boi. Bem simples, não é?
Para além da capacidade reprodutiva, esses dois animais têm finalidades diferentes e, consequentemente, hábitos e criação distintos. Essa é uma das formas de identificar a diferença entre boi e touro no campo: a partir das suas funções agrícolas.
O touro é tratado para fins de procriação, sendo criado como gado bovino. Nesse aspecto, ele fica no campo para garantir que vacas férteis sejam inseminadas e possam aumentar o rebanho. Há quem invista pesado na qualidade genética desses animais para melhorar a qualidade das espécies futuras.
Há profissionais e fazendeiros que investem muito nessa qualidade genética e vendem o sêmen de touros para aumentar o rebanho. Dependendo do histórico do animal, a tentativa de reprodução pode custar milhares de reais aos interessados.
Como mencionamos, a diferença entre o boi e o touro está, principalmente, nas suas funções. No pasto, o boi tem duas criações específicas: ou ele é mantido na terra para aragem, ou é criado para ser gado de corte.
Normalmente, essa escolha entre ser boi e touro é feita nos primeiros meses de vida. Isso depende do foco do produtor rural ou de questões genéticas. Se o criador já sabe que o animal tem um bom histórico e vem de um touro com forte potencial reprodutivo, é interessante mantê-lo nessa função, por exemplo.
O boi e o touro são mamíferos e têm sua alimentação feita por capim, feno, pastagem, cana e rações específicas, que normalmente são feitas à base de milho e soja. Isso quer dizer que eles são animais herbívoros.
Essa é uma das espécies de ruminantes mais conhecidas, então, o processo de alimentação dela é diferenciado: ela come, regurgita e segue mastigando pelo resto do dia.
Um fato curioso é que esses animais podem passar cerca de seis horas comendo e outras oito horas somente regurgitando. Assim, são 14 horas do dia mastigando. Já imaginou?
Quem procura saber qual a diferença entre boi e touro também tem curiosidade sobre o local de origem e onde o gado vive. Nos primórdios, esses animais vinham dos continentes europeu e asiático. Ao longo dos anos, porém, praticamente todos os países têm essas espécies para criação.
Atualmente, o Brasil é um dos países com maior número de boi e touro no mundo. A espécie foi domesticada pelo homem há anos e hoje consegue fornecer carne e laticínio para a alimentação.
No entanto, a relação dessa espécie na Índia é diferente. Por lá, a vaca é um animal sagrado e não deve ser consumido por ser um presente da divindade Laksmi. A explicação está justamente em tudo o que a fêmea pode oferecer: leite, queijo, manteiga e coalhada.
Agora que você sabe a diferença entre boi e touro, vale conhecer algumas curiosidades sobre esse animal, como quais são as principais espécies de gado. Aqui no Brasil, existem cerca de 16 raças, e as mais famosas são as de corte e leiteiras. Veja agora alguns desses nomes que com certeza você já ouviu falar por aí:
Esses são os que você vai encontrar de forma mais comum espalhados pelo Brasil. Existe ainda o boi touro Tabapuã, uma raça de excelência na área da zootecnia e que chama a atenção dos criadores por sua fácil adaptação de norte a sul do país.
Quando o assunto é o touro, especificamente, é outro nome que aparece: o Bodacious. Não é uma raça, mas sim o animal mais violento no mundo da montaria. Ele vive nos Estados Unidos e já feriu muitos cowboys que tentaram montá-lo.
Gostou de saber a diferença entre boi e touro? Aqui, no blog da Petz, você encontra variedade em assuntos quando o tema são os animais. Além dos pets tradicionais, gostamos de mostrar diversidade e responder às curiosidades dos tutores. Continue nos acompanhando para mais conhecimentos do mundo animal!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…