No dia do pet sitter, nada mais justo do que fazer uma homenagem a essa bela profissão que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. A cada dia que passa, os tutores buscam mais os serviços desses profissionais.
Novos cuidados com os animais vêm surgindo, e foi-se o tempo em que os pets eram criados no quintal, vivendo com o mínimo que precisavam. Atualmente, além dos cuidados veterinários, banho e tosa, muito afeto e carinho, sabemos que os eles precisam de mais atenção. Um dos responsáveis por esses cuidados é o pet sitter!
O Dia do Pet Sitter é comemorado em 5 de outubro. Para celebrar, separamos esta leitura para que você descubra tudo o que esse profissional faz e, quem sabe, procure um para ajudar na jornada e afazeres com seus filhos de quatro patas. Confira!
O significado de pet sitter é “babá de pet”, em inglês. Essa é a comparação que fazemos com os cuidados de bebês humanos. Afinal, os profissionais praticamente exercem as mesmas funções, porém, adaptadas aos pets.
A pioneira nesse ramo foi Patti Moran, a primeira pet sitter da história, que teve a sensibilidade de notar que os pets também merecem atenção, apoio emocional e cuidados básicos quando seus tutores não estão em casa.
Ao publicar um livro sobre a teoria de como ser um cuidador de animais, Moran trouxe à tona o termo “pet sitter”. Com o passar dos anos, essa prática ficou conhecida mundialmente. Hoje em dia, existem associações e cursos profissionalizantes para formar profissionais especializados nesse tipo de serviço.
O dia a dia do pet sitter consiste em ir até a casa do cliente/tutor e fornecer cuidados básicos, mas essenciais para a segurança e o conforto do pet. O pet sitter vai alimentar, trocar a água, limpar possíveis sujeiras, dar carinho, atenção e, se for da vontade do tutor, levá-lo para passear.
A definição desse tipo de assistência é cuidar do pet enquanto seu tutor está ausente. O pet sitter fará tudo que o pai e a mãe dos animais fariam se estivessem com eles em um período do dia combinado entre ambas as partes.
Depende! O serviço pet sitter é mais focado em dar atenção e carinho para que o animal não se sinta sozinho e tenha supervisão. Porém, nada impede que ele colabore com as medicações prescritas pelo médico-veterinário.
Se o tutor solicitar, o pet sitter pode dar ao pet medicações orais e tópicas (de colocar na pele), seguindo as orientações do médico-veterinário. Porém, medicações injetáveis só podem ser feitas por profissionais com cursos técnicos.
Agora você já sabe o que é pet sitter, mas pode estar se perguntando quando é o momento de contratar um. Diversas situações podem ser facilitadas com a ajuda do pet sitter quando o tutor não pode estar presente. Há quem opte por datas específicas, outros tutores preferem o serviço diariamente. Veja alguns exemplos:
Não é toda vez que o tutor pode levar o pet em uma viagem, e nem sempre tem alguém de confiança que possa cuidar do animalzinho. Essa é uma situação em que o pet sitter precisa ser chamado.
Mesmo que o tutor deixe comida e água suficientes para vários dias, muitos pets acabam não comendo, por estarem muito tristes sozinhos. A água pode ficar suja ou o pote pode virar, por exemplo. Para solucionar isso, o pet sitter poderá cuidar das necessidades básicas e distrair o pet com carinho e passeios!
Muitos tutores trabalham o dia todo, tem outros compromissos, chegam cansados e não conseguem dar atenção total ao filho de quatro patas. Se for esse o caso, o pet sitter pode ir até a casa e oferecer companhia para o pet.
Se ocorrer algum imprevisto, mesmo que o tutor esteja em casa, por que não chamar um pet sitter para auxiliar nos cuidados com o animal? Por exemplo, a chegada de um bebê humano, um problema de saúde ou quando o tutor tem um evento para ir? O pet sitter pode ser chamado sempre que a família sentir necessidade!
Outra opção para cuidar dos pets na ausência do tutor é deixá-los em creches e hotéis, o que também é muito bom. No entanto, para alguns animais, ser cuidado em casa pode ser mais confortável.
Essa opção evita o desconforto de andar de carro (para aqueles animais que não gostam), não interrompe a rotina, diminui as chances de contrair doenças e, principalmente, diminui o estresse de entrar em contato com pessoas desconhecidas e outros animais (caso dos pets medrosos ou bravos).
O dia a dia do pet sitter consiste nos cuidados e lazer dos animais. Gostou de saber que pode contar com esse profissional para fazer companhia para seu melhor amigo? Visite o site da Petz e confira mais informações interessantes.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…