O beija-flor é uma ave bela e muito famosa no Brasil devido ao seu tamanho pequeno e à sua capacidade de ficar suspenso no ar, batendo as asas rapidamente. Mas, além dessas informações, existem outras curiosidades sobre o beija-flor para lá de interessantes.
A seguir, você confere algumas informações e características do beija-flor, esse pássaro encantador. Assim, você poderá aprender mais sobre ele, além de verificar o quanto de conhecimento possui sobre o animal.
O beija-flor é uma ave originária das Américas, sendo encontrada apenas neste continente, do Alasca até a América do Sul. Pertence à família Trochilidae, que possui cerca de 330 espécies catalogadas.
Existem diversas espécies de beija-flor no Brasil, devido à sua preferência pelo clima encontrado no país. O local onde vive o beija-flor, em sua maioria, é em ambientes tropicais, próximos à linha do Equador.
Que o Brasil é um país continental, você já sabe. Devido às diferenças culturais, há nomes diversos para as mesmas coisas. Não poderia ser diferente com o beija-flor, que, além das diferenças de cada estado do país, ainda possui várias espécies chamadas por nomes diversos.
Pode ser que você já tenha ouvido falar ou até mesmo chame essa ave de “cuitelo”, se você mora no Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, mas em outros lugares ele também pode ser chamado de “colibri”, “chupa-flor”, “pica-flor”, “ariramba” e “guainumbi”.
Você deve se perguntar o que beija-flor come e como ele consegue se alimentar com aquele bico tão alongado. Mas saiba que o bico do beija-flor é especializado para que ele consiga se alimentar e ainda polinizar as flores ao espalharem seu pólen.
Eles se alimentam do néctar das flores e seu bico comprido permite que ele consiga extrair o néctar com facilidade. Este, aliás, fornece energia rápida para eles, que possuem metabolismo acelerado.
Os beija-flores se alimentam diversas vezes durante o dia, cerca de cinco a oito vezes por hora, já que seu metabolismo rápido faz com que a energia seja também gasta de forma rápida. Em cada refeição, eles conseguem comer cerca de oito a dez vezes o peso do seu próprio corpo.
A menor ave do mundo pertence à classe do beija-flor e é chamada de beija-flor-abelha e não é encontrada no Brasil, sendo também chamada de beija-flor helena ou zunzuncito.
Ela possui cerca de 5,7 cm de comprimento e pesa apenas 1,7 g. Essa ave bem pequena vive em uma ilha do Caribe, em Cuba, e é a ave que passa mais tempo da sua vida voando.
Como dito anteriormente, existe uma grande diversidade de tipos de beija-flor. Entre eles, está a menor espécie brasileira, o topetinho-vermelho: ele mede 6,8 cm e pesa 3 g. Já a menor ave do mundo é o beija-flor-abelha.
Outras espécies brasileiras de beija-flor são o beija-flor-de-garganta-verde, o beija-flor-rubi, que é exclusivo do Brasil, e o beija-flor-tesoura, o qual apresenta o rabo em formato de tesoura. Esta, aliás, está entre as maiores espécies de beija-flor do país, medindo de 15 a 19 cm.
Os beija-flores exemplificam muito bem que tamanho não é documento, pois possuem alguns recordes e também são muito resistentes, apesar de serem pássaros bem pequenos. Outra das curiosidades sobre o beija-flor é que eles voam para muito longe.
Embora sejam pássaros pequenos, eles migram para grandes distâncias. Algumas espécies vão para outras regiões em determinadas épocas do ano, voando mais de 3 mil quilômetros de distância, como o beija-flor-rufos-do-inverno, que vai do Alasca até o México para procurar alimento.
Além de voarem para longas distâncias, eles batem as asas em uma velocidade que os olhos humanos não conseguem captar, impedindo que o movimento seja captado até mesmo por câmeras tradicionais.
Algumas espécies de beija-flor possuem a capacidade de bater as asas 80 vezes por segundo, uma velocidade muito grande, ainda mais para animais tão pequenos, caracterizando um incrível recorde.
Mais uma, entre outras curiosidades sobre o beija-flor, é que eles têm a habilidade de ficarem suspensos no ar, devido à sua capacidade de bater as asas rapidamente, seu metabolismo acelerado e a anatomia de seu corpo.
Além da habilidade fascinante de pairarem no ar, os beija-flores conseguem rodopiar, fazer curvas e voar de marcha-ré, como se desafiassem a gravidade, mas o grande segredo dessas proezas é o bater rápido de suas asas.
Outra das curiosidades sobre o beija-flor é que o peso do coração deles equivale a cerca de 5% do peso do seu corpo. Para que você tenha noção de que esta é uma porcentagem bem elevada, o coração dos seres humanos não ultrapassa 0,5% do seu peso vivo.
Mas esse coração grande deles tem uma função, que é bombear sangue de forma mais eficiente para todo o seu corpo, já que é requerido mais sangue pelo seu metabolismo bastante acelerado e pelo seu voo especializado.
A coloração dessas aves chama muito a atenção, devido ao seu brilho e às cores exuberantes. Contudo, outro fator importante e bastante curioso é que todas essas cores não vêm da pigmentação das penas, mas, sim, de um fenômeno chamado iridescência.
Esse fenômeno óptico é o mesmo que acontece quando se forma um arco-íris, no qual algumas superfícies refletem as cores. Além disso, alguns fatores podem alterar as cores do beija-flor, como a umidade, o ângulo da visão e a iluminação.
Agora que você já conhece mais curiosidades sobre o beija-flor, além das características dessas aves, pode acessar o site da Petz e conferir mais dicas sobre eles e sobre outras espécies que vivem no planeta, além de diversos produtos.
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O Natal é uma das épocas mais especiais do…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O fim de ano é uma época de celebração,…
Para quem está pensando em ter um pet de estimação exótico e, ao mesmo tempo,…
A infecção urinária em gatos é um problema de saúde muito comum nos felinos de…
Afinal, qual é a melhor opção de alimentação: ração ou comida caseira para cachorro? Essa…
É muito comum associar problemas no rim aos felinos, não é mesmo? Mas a verdade…