Você já ouviu falar da criação de pombos? Estes animais, que causam medo em muita gente, vêm se tornando cada vez mais comuns nos ambientes domésticos. Para que tudo seja feito de forma segura, o tutor deve estar sempre atento aos cuidados com a higiene.
Os pombos possuem alta inteligência e traços sociáveis que facilitam muito o treinamento. Você deve lembrar que, nos tempos antigos, esses animais eram utilizados como mensageiros. O Blog da Petz preparou um conteúdo especial com todos os cuidados diários e o ambiente ideal para eles. Confira!
É muito comum que essas aves soltas no ambiente urbano se tornem portadoras de doenças que causam danos à saúde humana. Por isso, o sucesso para criar pombos depende totalmente da higiene do lugar onde eles vão ficar. O tutor deve estar sempre atento a isso.
A limpeza do ambiente da criação de pombos deve ser feita, no mínimo, três vezes na semana. Também é importante se atentar à higienização dos potes e das panelas onde estão a água e a comida das aves. Isso deve ser feita todos os dias. Se você observar sujeira, pode realizar a higiene mais de uma vez.
Uma dica valiosa para a criação de pombos é evitar o desperdício de alimentos. Coloque a quantidade de acordo com a preferência das aves e a orientação do veterinário. Assim, você consegue impedir o acúmulo de comida no chão da casinha dos animais.
Além da higiene, para criar pombo, é necessário criar uma dieta bem saudável e balanceada. A alimentação ajuda a fortalecer todo o sistema imunológico dos bichinhos, tornando-os mais resistentes contra a presença de parasitas e doenças.
A base da dieta dos pombos são os grãos. Eles trazem benefícios como proteínas e carboidratos ao organismo. Você pode complementar essa alimentação com comidas preparadas em casa, desde que também tenham a presença do ingrediente base que citamos.
Durante a semana, é legal oferecer alguns petiscos, mas com muito cuidado para não levar à obesidade. Você pode preparar uma mistura de vegetais e frutas com grãos. Outra dica para criação de pombos é reforçar a alimentação durante a fase inicial da vida das aves.
Outro detalhe importante para quem quer aprender como cuidar de um pombo é realizar uma revisão do corpo da ave toda a semana. Como mencionamos, facilmente esses animais se tornam carregadores de parasitas que causam doenças graves.
Para evitar isso, realize uma revisão em todas as partes do corpo da ave. Você deve se atentar principalmente às pernas e às penas. Se encontrar algo estranho, leve o bichinho para um veterinário especializado. Desse jeito, a criação de pombos ocorrerá bem.
Além dos cuidados com pombos, você deve pensar bem sobre o espaço em que eles vão viver. Tudo deve ser considerado conforme a espécie escolhida e o tamanho dela. Para te ajudar, listamos algumas precauções com o lar dessas aves.
A gaiola onde a criação de pombos ocorrerá deve ter uma dimensão adequada para o tamanho das aves. É muito importante não colocar muitos animais aglomerados em um lugar só. Se quiser criar vários, separe-os em grupos de, no máximo, três.
A criação de pombos nunca pode ficar diretamente exposta às mudanças climáticas. Tente sempre criar proteções para os animais se abrigarem. É importante que as aves fiquem em um ambiente com uma temperatura mais amena de, no máximo, 24 graus.
Além do tamanho, é legal pensar em um modo de facilitar a limpeza da gaiola. Uma dica é utilizar jornais e cascalhos no fundo. Além disso, se estiver criando pombos para reprodução, coloque palha próxima a eles para construírem ninhos de forma segura e similar à natureza.
Quem quer apostar na criação de pombos-correios deve compreender todos os aspectos do treinamento que as aves precisam receber. É importante que isso seja realizado todos os dias e com base na repetição. Afinal, fazer algo várias vezes acaba cria uma memorização.
Os pombos precisam treinar o voo durante a semana, já que ficam muito tempo na gaiola. Para começar, você deve deixá-los voando por um tempo, mas sem ficarem exaustos. Uma dica é ir aumentando o tempo e a distância aos poucos, respeitando o tempo das aves.
O tutor que participa da criação de pombos para esse treinamento deve sempre equilibrar a alimentação com a corrida. Uma volta realizada com pouca comida pode acabar estressando os bichinhos e deixando todo o aprendizado mais difícil. Também é importante evitar associar os exercícios a uma compensação para comer.
A criação de pombos é uma prática responsável e incrível. Agora que você já sabe mais sobre ela, aproveite para visitar o pet shop on-line da Petz! Temos produtos para você realizar todos os cuidados com diversos bichinhos. Se preferir contar com um atendimento especializado, conheça uma das nossas lojas físicas.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…