No Brasil, 80% dos gatos domésticos são os famosos SRDs, ou seja, sem raça definida. Por esse motivo, muita gente não tem conhecimento sobre os diferentes tipos de bichanos. Devido a isso, os pets mais similares podem ser confundidos, e muita gente se pergunta: “Como saber a raça do meu gato?”.
Por esse motivo, separamos as principais diferenças físicas entre alguns gatos para ajudar a identificar cada um dos pets. Assim, não haverá dúvidas quanto às suas origens, personalidades e características.
Os felinos de ambas as raças são dóceis, inteligentes e principalmente enormes quando comparados ao tamanho médio dos bichanos. No entanto, eles possuem muitas diferenças que ajudam a distinguir cada um.
A origem dos dois bichanos não é completamente conhecida. O que se sabe é que tanto o Norueguês da Floresta quanto o Maine Coon estariam entre as raças de gato mais antigas do mundo.
Enquanto o Norueguês da Floresta teria surgido na Noruega, acredita-se que o gato Maine Coon tenha surgido como resultado do cruzamento entre antigos bichanos americanos de pelo curto com europeus de pelo longo.
Nesse sentido, muitos especialistas não descartam a possibilidade de o Maine Coon ser descendente do Norueguês. Seja como for, a verdade é que ambos são exemplos de raça de gato grande, devido ao seu tamanho maior que o normal.
Além disso, ambos possuem pelos longos, cabeça de formato anguloso e rabo bem comprido. Porém, alguns aspectos diferenciam um pet do outro. Portanto, é importante reparar se o gato Norueguês da Floresta apresenta algumas características, como:
Já nos casos do Maine Coon, as principais diferenças na aparência do pet quando comparado ao Norueguês da Floresta são:
Cabeça larga e arredondada, corpo robusto, olhos azuis, pelagem com padrão semelhante à do siamês, mas bem mais farta. Assim são os bichanos dessas raças tão queridas.
Apesar disso, se você se pergunta como saber a raça do meu gato e está em dúvidas entre essas duas, é possível notar diferenças notáveis quando comparado um ao outro.
Se a origem do Birmanês não é totalmente conhecida, a do Himalaio está muito bem documentada. Diferentemente do que o nome faz pensar, a raça não surgiu no Himalaia, mas sim no Reino Unido, a partir de cruzamentos estratégicos entre os gatos de raça persa e siamês.
Segundo consta, o nome seria uma referência às cores de outros animais, como o coelho do Himalaia. Já no caso Birmanês, ele sim teria surgido na Ásia. Apesar disso, seu reconhecimento só aconteceu na França, por volta de 1925.
Por suas características e também devido à sua localização geográfica original, alguns especialistas sugerem que o Birmanês também tenha surgido do resultado de um cruzamento entre o gato persa e siamês.
Entre os aspectos que caracterizam o gato Himalaio, é possível notar em sua aparência certas particularidades que o diferenciam do Birmanês, como, por exemplo:
Já no gato Birmanês não estão presentes os atributos citados acima. Porém, apresenta outras diferenças que o distinguem, ajudando a responder a dúvida sobre como saber a raça do meu gato, entre elas:
Além do nome complicado, os dois pets têm em comum o fato de não terem um padrão único para a pelagem, o que, para muita gente, acaba dificultando a tarefa de diferenciá-los.
Embora os dois gatos estejam entre os mais caros do mundo, a verdade é que tanto o British Shorthair quanto o Scottish Fold têm uma origem bem modesta. Apesar de atualmente ser considerada a raça mais antiga do Reino Unido, o British Shorthair só passou a ser reconhecido formalmente em 1980.
Já o Scottish Fold surgiu quando um fazendeiro escocês avistou uma gata branca com as orelhinhas dobradas que lembravam as de um urso. A partir daí, tiveram início diversos cruzamentos, incluindo com gatos Shorthair.
Apesar disso, ao se questionar “como saber a raça do meu gato?”, saiba que o British Shorthair possui traços distinto quando comparado com o Scottish Fold, por exemplo:
Para saber se é um Scottish Fold, é necessário observar alguns aspectos. Entre eles:
Depois de entender a diferença entre os bichanos e de responder a pergunta sobre como saber a raça do meu gato, confira o blog da Petz para outras curiosidades e dicas sobre pets.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…