Aprender como saber a idade da calopsita é um passo importante para quem tem esse passarinho em casa. Afinal, essa informação ajuda o tutor a encontrar os melhores jeitos de ajustar a gaiola, escolher a comida e até decidir a quantidade ideal de brinquedos.
Porém, é complicado identificar a idade correta dessa ave, ao contrário de um gato ou um cachorro. Isso porque, após alguns meses do nascimento, a calopsita não muda mais de tamanho ou fisionomia, dificultando a hora de descobrir a fase de vida dela.
Então, como saber a idade da calopsita? É claro que é possível ir ao médico-veterinário e contar com conhecimentos especializados. Porém, o que acha de descobrir isso sozinho? A seguir, vamos mostrar algumas dicas importantes para ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta. Confira!
Sim, é possível realizar isso sozinho! Mesmo que seja um pouco desafiador, descobrir a idade da calopsita é algo que você mesmo pode fazer, além de aproveitar para aprimorar ainda mais o cuidado com o seu bichinho.
Hoje, quando falamos em encontrar animais de companhia, os cachorros e os gatos já não são as únicas espécies que vem à mente: tartarugas, hamsters e pássaros são cada vez mais comuns. Nesse último grupo mencionado, as calopsitas são as espécies mais procuradas.
Isso significa que, assim como os cachorrinhos e os gatinhos, as calopsitas precisam ser cuidadas e “mimadas”. Há inúmeros brinquedos e brincadeiras especiais para os passarinhos. Além disso, essas aves são muito sociáveis, esbanjando alegria no cotidiano.
Porém, uma das maiores questões na hora de cuidar de calopsita é identificar a idade. É importante saber em que fase da vida a ave está, pois há cuidados específicos para cada período.
Mesmo que esse assunto seja um pouco controverso, já que as calopsitas não demonstram a idade na fase adulta, existem algumas características que ajudam a identificar o tempo de vida delas, como cor, asas, bico, crista e até comportamento.
Por isso, não fique ansioso. Afinal, a chave para saber a idade da calopsita é observar todos os comportamentos e características dela. Sempre esteja atento aos hábitos do seu animal e procure curiosidades interessantes. Assim, você vai entender como cuidar do bem-estar da ave.
Mesmo que todas as fases de vida da calopsita não sejam tão perceptíveis para os tutores, elas existem. Porém, como é difícil identificá-las, a melhor alternativa é perguntar sobre os anos de vida do animal aos criadores. Afinal, eles acompanharam parte do crescimento da ave.
Agora, caso você seja tutor dessa ave de bochechas vermelhas, mas não possua acesso aos criadores, existem algumas dicas para identificar o ano do nascimento do pet. Leia as características de cada fase de vida desse passarinho a seguir.
Identificar uma calopsita filhote não é difícil! Na verdade, nessa fase da vida, é mais fácil dizer que ela nasceu recentemente, já que a penugem é parecida com bolinhas de algodão.
Além disso, nesse momento, os olhos ainda não abriram completamente. É muito emocionante ver o bichinho observar as primeiras imagens e crescer. Porém, isso não dura muito. Após algumas semanas, a penugem dá lugar às penas, e as asas ficam mais firmes.
Já na segunda etapa da vida da ave, é possível notar algumas mudanças, como o nascimento do “topete”, também chamado de crista, que caracteriza o animal. Contudo, ele é menor e menos curvado nesse momento, comparado à fase adulta. Essa é uma das melhores dicas de como saber a idade da calopsita.
O bico e as asas são mais “limpos” quando estão entre o segundo e o quarto mês de vida. Isso quer dizer que você já não vê as descamações e as calosidades, pois elas dão lugar às lindas penas coloridas. Inclusive, o longo rabo começa a se formar.
Ainda que não seja uma característica garantida, quando a calopsita chega à fase adulta da vida, entre 12 e 18 meses, ela já não é tão “arisca” e agressiva como antes. Além disso, nessa etapa, ela para de crescer.
Crista, rabo, olhos e bochechas avermelhadas já estão completamente desenvolvidos. Inclusive, é possível notar mais características próprias do pet, já que ele vai “dizer” o que gosta ou não, além de ser mais ativo. As calopsitas costumam ser aves bem extrovertidas, que gostam de interagir.
Você também pode notar que a calopsita adulta adora cantar ou imitar sons que a agradam, principalmente se for um macho. Afinal, a ave está em fase de acasalamento, e a cantoria ajuda muito nesse processo.
Como saber se você convive com uma calopsita idosa? Geralmente, quando ela demonstra alguns sinais de sonolência mais frequentes e deixa de ser tão ativa como antes.
Algumas características que ajudam a saber a idade da calopsita nessa fase são a descamação nas penas e o inchaço nas patas. Esses indicativos merecem a atenção de um médico-veterinário para garantir qualidade de vida ao pet.
Afinal, quanto tempo vive a calopsita? A longevidade depende de uma única condição: o habitat. Uma calopsita selvagem pode sobreviver até 15 anos. Agora, um animal domesticado vive até os 20. Tudo depende também dos cuidados e do acompanhamento veterinário.
Agora que você já aprendeu como saber a idade da calopsita e qual é a importância do cuidado para a vida do passarinho, que tal encontrar alguns produtos essenciais para o animal? A Petz tem uma seção completa para pássaros, que conta com gaiolas superconfortáveis e muitos outros itens para a saúde das aves.
Para encontrar tudo o que a sua calopsita precisa, conte conosco! Acesse o site da Petz e confira vários brinquedos, gaiolas, alpistes e muito mais para garantir a segurança do seu mascote.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…