Curiosidades

Como plantar amendoim? Veja algumas dicas

Aprender como plantar amendoim salgado ou doce pode ser uma habilidade interessante. Afinal, quem não gosta dessa guloseima, não é mesmo? Esse alimento ainda é fácil de ser cultivado em um jardim pequeno ou até em um vaso.

Em outras palavras, mesmo se você morar em um apartamento sem área verde, aprender como plantar amendoim é uma boa pedida. Assim, além de ter um hobby, ainda pode contar com um produto orgânico a poucos metros de distância da sua cozinha. 

Quer saber como plantar amendoim em casa? Encontrou o lugar certo! Continue lendo os tópicos abaixo e confira algumas dicas importantes para facilitar o cultivo de maneira caseira.

Por que aprender como plantar amendoim?

Antes de aprender os truques sobre como plantar amendoim, o que acha de entender os benefícios de ter esse grão pertinho de você? Já pegue a caneta para não deixar nada passar despercebido.

A primeira coisa que você precisa saber é que o amendoim traz diversos benefícios à saúde. Além de ser um petisco saboroso, ele ainda é saudável. Veja os benefícios abaixo.

  • Protege contra doenças cardíacas;
  • Previne a aterosclerose;
  • Ajuda no combate à anemia;
  • Combate a obesidade, ajudando na perda de peso;
  • Promove a saúde dos músculos;
  • Melhora o humor;
  • Previne a diabetes tipo 2.

Interessante, não é mesmo? O melhor de tudo é que, se você aprender a como plantar amendoim em casa, terá essa leguminosa sempre perto e totalmente orgânica. Afinal, todo o processo de cultivo estará inteiramente em suas mãos.

Quais são os tipos de amendoins?

Para começar o cultivo de amendoim, o primeiro passo é conhecer os tipos que você pode plantar. Assim, você entende melhor como cuidar e quais são os benefícios que aproveitará.

Existem diversos tipos de amendoins para cultivar, porém, aqui, vamos destacar apenas os três mais populares por conta da facilidade de cultivo e dos sabores deliciosos: Grupo Espanhol, Grupo Valência e Grupo Virgínia.

O Grupo Espanhol é um tipo de leguminosa que cresce ereto. Você encontra duas sementes em cada vagem devido à colheita precoce. É justamente por essa “pressa” em crescer que esse amendoim é tão popular.

Tanto o período de maturação quanto a estrutura do Grupo Valência são os mesmos do tipo anterior. Porém, o que os diferem é o número de sementes em cada vagem: entre três e cinco.

Agora, o Grupo Virgínia é um tipo de amendoim que possui um plantio ramificado, crescendo perto do chão e com uma colheita mais tardia, dando duas sementes por vagens. A vantagem é que as sementes tendem a ser maiores que as outras versões que citamos acima.

Cuidados com a plantação

Pronto para aprender como plantar amendoim? Para te ajudar, a seguir listamos alguns dos principais cuidados que você deve ter para colher leguminosas lindas, saudáveis e suculentas.

Clima

Se você está se perguntando qual é a época de plantar amendoim, precisa entender o clima ideal. Em geral, a temperatura deve ficar entre 20ºC e 30ºC, ou seja, o verão é a melhor estação.

Porém, se você mora em um lugar com baixas temperaturas, talvez, seja uma boa ideia ter uma estufa para evitar as oscilações de temperaturas que podem ocorrer.

Iluminação

A iluminação também é um ponto importante para a plantação de amendoim. Isso porque essa leguminosa prefere alta luminosidade, ou seja, direta e intensa, porém não constante.

Se você quer ter uma plantação em casa, será necessário escolher um lugar em que as sementes recebam luz solar diretamente. Se não tiver um lugar assim, lembre-se de sempre colocá-las em um espaço iluminado.

Irrigação

Assim como outras plantas, o amendoim precisa de uma atenção extra quanto ao número de regas. Porém, lembre-se que a água extrema é prejudicial, já que as raízes podem apodrecer.

A dica é deixar o solo úmido, mas não encharcado. Então, quando for regar, coloque a mão na terra e vá colocando a água aos poucos para dosar a quantidade.

Solo

Para começar a plantar amendoim, o solo deve ser bem drenado, leve e arenoso. Assim, as vagens entram na terra e se desenvolvem. Lembrando que é importante que as mudas não sejam enterradas muito profundamente, já que as vagens precisam sair à luz.

Um truque interessante que você pode colocar em prática é escolher terrenos ou terras já usados em cultivos. Assim, o solo terá todos os nutrientes necessários para a plantação.

Plantio

Com todas as informações que citamos acima, é hora de escolher as sementes e colocar a “mão na terra”. Para isso, você precisa encher o vaso com terra e fazer pequenas covas com 5 cm de profundidade para enterrar as sementes, lembrando que o espaçamento entre elas deve ser de 25 cm.

Pronto para começar uma horta em casa? Para isso, lembre-se de ter todos os materiais de jardinagem ao alcance da mão. Conte conosco para te ajudar! Acesse o site da Petz e adquira tudo o que precisa para ter alimentos orgânicos em casa.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

8 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

13 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago