Os gatos são companhias muito carinhosas e também muito independentes. Essa independência toda pode gerar algumas dúvidas, como: será que os felinos sentem saudade dos tutores? Como eles enxergam os seres humanos, ou então, como o gato reconhece seu dono?
A Petz preparou este conteúdo exclusivo para você, gateiro, entender de uma vez por todas o comportamento dos bichanos com os seus tutores, como o gato reconhece seu dono e a linguagem felina de afeto. Vem conferir!
Primeiro, é muito importante entender que o gato não tem dono! O significado de dono implica ser o proprietário de algo, e os gatos obviamente são seres vivos, não objetos. Portanto, eles não têm obrigação de permanecer conosco.
Em vez disso, eles são animais sociais que precisam de companhia para se sentirem confortáveis e seguros, por isso, escolhem companheiros para morar ou um tutor, ou mais pessoas de referência para seguir, e não um mestre.
Sendo assim, ninguém é dono de um gato, muito pelo contrário: os gatos escolhem seus “donos” de acordo com a afinidade e o bem-estar que sentem com uma determinada pessoa ou mais.
Se é você quem supre as necessidades fisiológicas do felino, oferecendo a ele uma alimentação adequada e um ambiente limpo onde se sinta seguro e isolado de ameaças externas, já é um bom começo.
Provavelmente você já percebeu que o gato prefere passar mais tempo com algumas pessoas específicas. Isso acontece porque ele gosta mais daquelas que respeitam suas vontades. Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo.
Por último, as pessoas preferidas dos felinos são aquelas que não o castigam. Muitas pessoas perdem a paciência e brigam com eles por diferentes motivos. Nunca devemos repreender um animal dessa maneira. Para eles, agressão física ou grito serão totalmente injustificados e só vão gerar medo e transtornos comportamentais.
Os gatos, em particular, são muito sensíveis a essas situações. Então, se eles vivem ao lado de uma pessoa que proporciona um ambiente acolhedor, afeto e reforços positivos em vez de castigos, a tendência é que o bichano escolha essa pessoa como tutor.
Antes de entender como o gato reconhece seu dono, você sabe se você realmente foi o escolhido por ele para ser o seu tutor? Ao contrário dos cães, que latem, abanam o rabo e fazem a maior festa quando o tutor chega em casa, a demonstração que os gatos gostam do dono são sinais sutis de amor. Alguns deles são:
Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.
Ao ouvir a voz dos tutores, os gatos balançam levemente o rabo, dilatam a pupila e mexem as orelhinhas. Já reparou se o bichano faz isso enquanto você fala com ele? Se ainda não, tente observar: é assim que os felinos reconhecem os tutores.
Agora que você já sabe como o gato reconhece seu dono, talvez se pergunte como os gatos veem seus donos. Essa não é uma pergunta tão fácil de responder, já que não é possível saber exatamente o que se passa na mente dos bichanos.
Segundo o autor do livro “Cat Sense”, o biólogo especialista em felinos John Bradshaw, os gatos enxergam seus tutores como outros gatos! Para eles, não existem diferenças entre espécies.
Os bichanos são animais bem apegados às suas rotinas, eles reconhecem bem o ambiente e a família. Por isso, os gatos sentem saudades do dono também. Caso haja alguma mudança ou ele fique longe dos tutores em época de férias, por exemplo, os gatos sentem falta de seus tutores e de casa.
Os gatos, embora não como os cachorros, estabelecem também um elo importante com sua referência humana. Sim, os gatos se lembram dos antigos tutores, mas não é possível afirmar por quanto tempo um gato lembra do dono ao longo de sua vida.
Graças ao vínculo estabelecido e à capacidade cognitiva, eles são capazes de fixar a memória da pessoa com quem vivem e mantêm isso por anos. Por isso, os gatos sentem falta das pessoas que estão separadas e podem ser afetados pelo abandono.
Felizmente, mesmo que eles se lembrem da sua antiga família, muitos são capazes de aceitar e fazer parte de outra experiência felizes novamente, por isso é possível adotar um gato adulto e ele se adaptar a esse novo lar.
Para isso, é importante oferecer tudo aquilo que é conhecido como o ambiente enriquecido onde ele vivia, assim ele pode realizar as atividades da espécie como brincar, escalar, arranhar, descansar em lugares altos e monitorar seu território.
Gostou de entender como o gato reconhece seu dono? Aqui, na Petz, você encontra conteúdos exclusivos sobre o mundo dos felinos e produtos específicos para a saúde e bem estar dos gatos, entre no site e confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…