Você sabe como cuidar de cavalo? Esse foi um dos primeiros animais a ser domesticado pelo homem. Justamente por isso, os cuidados com ele já são um pouco mais conhecidos.
Saber como cuidar de cavalo é muito interessante. Os cuidados com cavalos são bem diferentes dos necessários para cachorros ou gatos. Eles têm hábitos de alimentação e comportamento muito específicos, necessitando inclusive de uma moradia específica que comporte seu tamanho. Se você sempre sonhou em ter esse belo animal, continue a leitura!
O cavalo doméstico é um mamífero, assim como os humanos e demais animais de pelo. Na natureza, ele se alimenta exclusivamente de vegetais, sendo considerado herbívoro. Quando em cativeiro, ele pode ter uma dieta que alterna entre a ração e o pasto.
Apesar do grande tempo de convivência com o homem, o animal doméstico tem hábitos e comportamentos que ainda são muito parecidos com os de cavalos selvagens. Ele ainda passa em torno de 16 horas comendo, por exemplo. Além disso, enquanto potro, ele se deita para dormir; porém, depois de adulto, dorme a maior parte do tempo em pé.
Para aprender como cuidar de cavalo, é preciso pensar nos cuidados básicos com qualquer animal: como é a alimentação? Ele precisa de vacinas e vermífugo? Qual é a expectativa de vida? A seguir, você encontra as respostas para essas perguntas!
Assim como para qualquer animal, a alimentação do cavalo precisa suprir todas as suas necessidades diárias de nutrientes. Sua dieta deve ser composta por ração e por sal mineral.
Além disso, todo cavalo precisa pastar para complementar a alimentação. No terreno, ele precisa ter à disposição alguns tipos de capim, como o Capim Coast Cross, Cynodon e o Capim Tifton. Ele também aprecia algumas leguminosas, como a alfafa.
O cavalo também toma muita água! Ele sempre precisa ter bastante água fresca à disposição. Em dias quentes, o animal pode chegar a beber 30 L ou mais. Com um bom nível de hidratação, ele será bem longevo e saudável!
A expectativa de vida de um cavalo é de 20 a 30 anos, dependendo dos cuidados que ele recebe. Então, para criar um animal como esse, considere que é um compromisso por muito tempo!
Um dos pontos importantes para saber como cuidar de cavalo é a sua acomodação, uma casa com cômodos e com ótima circulação de ar! O animal não precisa de uma mansão para viver, mas algumas instalações são imprescindíveis. Confira a seguir!
As primeiras instalações da criação de equinos são as baias, que seriam os quartos. Na atualidade, dificilmente um cavalo dorme no pasto, já que ficaria exposto a ataques de predadores e de morcegos.
Dessa forma, para dormir, o cavalo é recolhido à sua baia. Ela deve ser segura contra predadores, evitar o surgimento de umidade e mofo e ser confortável para o animal. O chão precisa ser coberto por feno para absorver a urina e as fezes.
Muitos criadores também usam areia — além de absorver bem as excreções do cavalo, o material proporciona maior maleabilidade ao chão. Esse é um dos cuidados com o casco do cavalo, já que o piso fica mais macio.
A baia precisa ser confortável para o cavalo. Por isso, precisa ter uma estrutura mínima: boa ventilação e uma porta com duas aberturas (uma superior e uma inferior) para que o animal possa observar o movimento externo enquanto estiver ali dentro.
Além da boa estrutura física, a baia precisa ter um cocho para comida e outro para água. O cavalo precisa se alimentar ali e beber água em dias de chuva em que ele não pode ir para o pasto.
Um dos cuidados com o cavalo é o quintal. O piquete é o local onde o animal fica a maior parte do dia. Nesse espaço, ele brinca, interage com outros animais e pasta.
O piquete, assim como qualquer quintal que seja seguro, deve ser cercado para evitar a fuga do cavalo, bem como a entrada de animais estranhos à criação. Ele também deve ser vistoriado diariamente em busca de materiais que possam machucar o cavalo e de bichos peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas.
Além de tudo que já foi dito, como cuidar bem de um cavalo? Os tutores de cães e gatos já sabem: todo ano, é preciso colocar em dia as vacinas de seus pets. No caso dos equinos, não seria diferente! Eles precisam tomar todas as vacinas quando filhotes e receber os reforços anuais.
As principais doenças que podem ser evitadas com a vacinação do cavalo são a raiva, a encefalomielite, o tétano, a influenza ou gripe equina, o garrotilho, a leptospirose e a rinopneumonite. Algumas dessas vacinas são obrigatórias para manter a saúde do rebanho no Brasil.
Gostou de aprender como cuidar de cavalo? Para ajudar na sua criação, visite as lojas da Petz e fique por dentro das novidades e dos produtos exclusivos destinados para os equinos!
O tutor de um animal deve estar preparado para lidar com várias situações. Uma das…
O nome dessa flor vem do grego e significa “flor de ouro”. Ao parar para…
Você já conhece o programa de afiliados Parceiro Petz? O serviço foi criado pela Petz,…
Ganhou uma planta, mas não faz ideia de qual é ou como cuidar dela? Ou…
Ensinar o cão a fazer xixi e cocô no local apropriado é uma tarefa que…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Imagine esta cena: você põe a comida na mesa,…