Se você buscar na internet como cachorro bebe água, vai se deparar com vídeos incríveis feitos em câmera lenta. Todos eles mostram como o cãozinho se hidrata diretamente de seus bebedouros.
Os pets têm uma importante aliada nesse processo: sua língua. E você vai entender como funciona a boca do cachorro para tomar água aqui, no conteúdo preparado pelo blog da Petz. Trazemos várias curiosidades sobre a vida dos bichinhos para você!
Os peludinhos conseguem beber água graças à língua do cachorro. É ela que tem a função de jogar o líquido dentro da boca em um movimento bem específico. Conforme eles lambem, o órgão vira para trás, empurrando a água para dentro.
É como se a função da língua fosse se tornar uma pequena conchinha que acumula o líquido e ajuda o pet a beber. Esse movimento é muito rápido, então, somente em vídeos com a velocidade bastante reduzida é possível descobrir como o cachorro bebe água.
Se olharmos rapidamente como cachorro bebe água, parece que ele tem que fazer bastante esforço para conseguir beber muita água. Mas não é assim que acontece, porque, como dissemos, a língua consegue fazer uma pequena concha que projeta líquido de uma vez em direção à cavidade oral do cão.
Assim como para nós, humanos, a hidratação é fundamental para o bem-estar dos cachorros. Nem sempre os tutores sabem qual é a quantidade ideal de água que o cãozinho precisa consumir diariamente. Isso é um fator que depende das características e do estilo de vida do peludo.
Por exemplo, um cachorro que pesa 10 kg deve ingerir cerca de 480 ml de água por dia. Isso muda conforme a rotina de atividades que ele pratica, a idade, e também em função da alimentação. Algumas frutas permitidas aos cães ajudam na hidratação, então, se eles as consomem, podem beber menos água naquele dia.
A hidratação também pode ser complementada por meio de sucos específicos e permitidos aos cães. Tudo deve ser feito sempre sob a orientação do veterinário, para que ele indique o que é recomendável, o que não é indicado, assim como as quantidades ideais.
O mais importante é deixar água limpa e fresca disponível para o peludo durante todo o dia. Isso porque não tem uma hora certa para ver o cachorro tomando água, ele vai fazê-lo sempre que sentir vontade e sede. Porém, o tutor deve observar o consumo, para saber se ele está se hidratando muito ou pouco.
Em primeiro lugar, para ter certeza de que o cachorro não bebe muita água, tente medir o consumo diário dele. Se notar que, realmente está abaixo do recomendado pelo especialista, você pode mudar alguns hábitos para tentar ajudá-lo.
O pet precisa conseguir chegar até a água, não é mesmo? Por isso, escolha um lugar que ele alcance, livre de qualquer obstáculo e longe de perigo, como escadas ou outras situações difíceis para ele.
Geralmente, os bichinhos em geral não gostam de beber ou comer perto de onde eles fazem as necessidades. É um incômodo que faz todo sentido, por isso, deixe o bebedouro longe do lugar do xixi.
Isso quer dizer que você deve acompanhar a temperatura do dia. Se estiver muito calor, deixe algumas pedrinhas de gelo. Se estiver um dia frio, procure deixar o bebedouro dentro de casa, longe da geladeira. A luz solar também deve ser evitada, então, escolha um local apropriado.
A troca de água é fundamental para estimular o pet a beber água e também evitar doenças. Como o cachorro bebe água diretamente de bebedouros que, muitas vezes, ficam no chão, as bactérias podem se aproveitar. Mantenha o recipiente sempre em bom estado.
Segundo a Dra. Nicole Akemi, é importante higienizar o bebedouro diariamente, ou seja, sempre que for repor a água, higienizá-lo. A higienização deve ser feita com detergente e água quente.
Caso não seja higienizado, pode causar sérios problemas. “A falta de desinfecção de bebedouros pode causar males à saúde do pet, como transtornos estomacais e possíveis infecções”, explica.
Existe uma película que se forma devido ao acúmulo de matéria orgânica, chamada de biofilme. É uma espécie de gosma ou limbo que se forma dentro de comedouros e bebedouros, que são bactérias nocivas ou não ao seu pet.
A especialista também deu conselhos a respeito da escolha do material ideal. “O bebedouro mais higiênico é o de fonte que contém filtração com carvão ativado, deixando a água mais limpa durante o dia. Além disso, contém a bomba que mantém a água circulando, que dá maior oxigenação”.
Vale levar em conta também outros fatores, como a altura do peludo e a quantidade de água consumida diariamente. Pode-se considerar utilizar o bebedouro de galão para cães maiores, que precisam consumir muito líquido durante o dia.
Na hora de escolher o bebedouro para seu pet, já sabendo como o cachorro bebe água, você pode procurar aqui, na Petz. Temos opções para todos os bichinhos que vão ser incríveis para a hidratação deles. Acompanhe também o nosso blog para saber mais assuntos como esse!
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…