Curiosidades

Cavalos raros e caros que você não conhecia!

Publicado em 14 de outubro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os cavalos são animais encantadores, belos, cheios de lendas e que participam do imaginário infantil como nenhum outro. Por isso, o assunto de hoje são os cavalos raros!

Cavalo com pelo marrom.

Alguns exemplares de cavalos raros são também muito caros, dado que existem poucos de sua espécie ainda vivos. Outros são caros devido a premiações em competições de beleza ou de corrida, chegando a custar milhões de dólares.

Começando com os cavalos raros

A palavra “raro” possui como sinônimos “especial”, “excepcional” e “que não ocorre com frequência”. Atendo-se a essa última frase, é possível concluir que um animal raro é aquele que não é mais visto com tanta regularidade, principalmente no Brasil.

Sendo assim, os cavalos pouco encontrados na natureza são chamados de cavalos raros. Assim como outros animais, eles estão em vias de extinção ou extintos em seu ambiente natural. Veja abaixo a relação:

Cavalo de Przewalski

O Cavalo de Przewalski é um dos cavalos mais raros do mundo. É o único remanescente dos cavalos selvagens originais a ter chegado aos dias atuais. Sua caça e depredação do ambiente em que vivia, as Pradarias da Mongólia e do Cazaquistão, levou à sua extinção, restando somente exemplares em cativeiro.

No entanto, graças a esforços realizados no mundo todo, em janeiro de 2024, três Cavalos de Przewalski criados no zoológico de Praga, na República Tcheca, foram soltos em um campo na Estepe Cazaque, onde seus antepassados viveram.

A ideia dos conservacionistas é soltar 40 animais nos próximos 5 anos nesse local e monitorá-los para ver se é possível a sua total liberdade nesses países, onde os invernos podem atingir até -30 ºC, e a comida torna-se escassa. Se obtiverem sucesso, outros Cavalos de Przewalski serão libertos.

Cavalos de Sable Island

Os Cavalos de Sable Island habitam uma ilha canadense de mesmo nome e são todos selvagens, mas não como o Cavalo de Przewalski. Este é assilvestrado, ou seja, descende do cavalo doméstico, mas vive em estado selvagem.

Eles foram ali abandonados no século XIX pelos Acadianos, um grupo étnico do Canadá. Essa ilha é pequena, com 45 km de extensão, e é habitada pelos 560 cavalos e algumas poucas pessoas. Ela tem fama de misteriosa e abriga o maior cemitério de navios naufragados do Atlântico, contando 350 naufrágios até agora.

A pequena faixa de terra é hoje um santuário para os Cavalos de Sable Island e sobrevive do turismo. As pessoas procuram o local devido às belezas naturais, que incluem, além dos cavalos, grande diversidade de vida selvagem, incluindo focas e aves marítimas.

Cavalo comendo grama.

Cavalo de Banker

O Cavalo de Banker é um cavalo como os de Sable Island. Ele vive nas ilhas Outer Banks, na Carolina do Norte, EUA, e descende de cavalos domésticos espanhóis. Como são cavalos raros, são protegidos pelo patrimônio nacional do país.

Além disso, esses animais possuem grande importância histórica para os EUA. Embora não seja um exemplar doméstico, é um animal considerado dócil com os humanos. Seu corpo é compacto e muito resistente, e sua coloração varia do castanho-claro ao castanho escuro.

Cavalo de Sorraia

O Cavalo de Sorraia é um dos mais antigos cavalos da Península Ibérica. Ele provavelmente chegou a Portugal na invasão dos muçulmanos, em 711 d.C., que durou até 1492.

Durante todo o período, o Cavalo de Sorraia não sofreu muitas modificações em sua genética, por isso, ainda é muito parecido com os cavalos pré-históricos. Sua cabeça é pequena em relação ao pescoço, e seu perfil é quase retilíneo.

Cavalos caros

Voltando à sinonímia da palavra “raro”, o final deste texto será dedicado aos cavalos excepcionais, seja pela sua beleza, seja pela sua resistência e capacidade de adaptação.

Você ficará surpreso ao saber qual a raça de cavalo mais cara do mundo, qual o seu valor e como ela chegou no top 10 desta lista. Vai ainda conhecer a história do cavalo Galilei, um garanhão que é muito mais caro que os mais valiosos jogadores de futebol juntos!

Raça de cavalo mais cara do mundo

A raça de cavalo mais cara do mundo na atualidade é o Puro Sangue Inglês. O cavalo Fusaichi Pegasus, eleito o representante mais bonito da raça, foi vendido há 24 anos por 70 milhões de dólares — algo em torno de 600 milhões de reais nos dias de hoje.

Nenhum outro cavalo dessa ou de outra raça de cavalo de luxo conseguiu chegar ao valor do Fusaichi. Ele atingiu esse valor inigualável após ter vencido inúmeras corridas de cavalos, ou turfe, incluindo a de Kentucky Derby. Fusaichi faleceu aos 26 anos, em maio de 2023.

Cavalo Galileu

O Cavalo Galileu é um Puro Sangue Inglês que foi eleito o melhor cavalo do ano por 10 anos seguidos. Na década de 2000, ele venceu inúmeras corridas, inclusive contra os cavalos da Rainha Elizabeth!

Seus atuais proprietários estimam que o Puro Sangue valha algo em torno de 200 milhões de euros, o que seria mais do que o valor de alguns famosos jogadores de futebol juntos! Aposentado das corridas, atualmente é usado como reprodutor e tem filhos por todo o mundo.

Três cavalos ao ar livre.

Agora você conhece um pouco da história dos cavalos raros e caros. Impressionante, não é mesmo? Se você é um amante dos cavalos, saiba que nas lojas da Petz há diversos produtos para equinos. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog