Os cavalos e os seres humanos sempre tiveram uma proximidade muito grande. Essa relação tão próxima com o animal fez com que algumas pessoas afirmassem que cavalo dorme em pé, já que é muito raro vê-lo deitado e relaxando.
Por mais estranho que pareça, o cavalo dorme em pé, sim, mas isso não quer dizer que ele não possa deitar e descansar. O sono dos cavalos tem algumas diferenças em relação ao sono dos seres humanos e de outros animais. Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto.
Os motivos por que o cavalo dorme em pé vêm da antiguidade e estão relacionados aos cavalos selvagens. O cavalo é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta de pastagem, portanto, não caça nenhum outro animal. Pelo contrário, ele é uma presa fácil.
Ao longo dos anos, os cavalos mais atentos eram os que conseguiam fugir mais rápido de predadores. Um cochilo já em pé facilitava a fuga. Assim, cavalo dorme em pé por instinto de sobrevivência desde essa época, o que é fundamental para a continuidade da espécie.
Hoje em dia, com exceção dos cavalos selvagens, esse poderoso animal não precisa mais dessa adaptação, mas, por herança genética, não se deita para dormir na maior parte do sono. Vale lembrar que cavalo dorme em pé quando adulto; os potros se deitam para dormir até os três anos.
Outro motivo porque o cavalo dorme em pé é referente ao seu processo digestivo. A necessidade de se alimentar por pelo menos 18 horas por dia faz com que o cavalo fique em estação por muito tempo. Esses animais comem pequenas quantidades de comida, então, estão sempre fazendo a digestão.
É muito raro quando o cavalo dorme deitado e, quando o faz, é por poucas horas. No entanto, o cavalo tem perfeitas condições de se deitar de lado ou de peito para dormir, podendo fazer isso diariamente. Talvez muitos acreditem que o cavalo não deita, pois o horário do sono mais profundo é de madrugada, quando o ambiente está mais tranquilo, e o animal pode se deitar e ninguém vê.
Portanto, o cavalo dorme em pé ou deitado, mas, com toda certeza, a primeira opção é prevalente. Por isso, ele leva a fama de nunca se deitar. Os cavalos criados em baias ou em locais onde se sentem mais seguros são os que mais vemos deitados, pois sabem que não correm risco de serem atacados.
Ao avaliar o cavalo dormindo, os estudiosos utilizam a mesma metodologia para as pessoas. Eles consideram três fontes de informação: eletroencefalograma para medir a atividade cerebral, eletro-oculograma para o movimento ocular e eletromiograma para tensão muscular.
Esses exames confirmam a existência de dois tipos de sono: o de ondas lentas e o de ondas rápidas, e determinam o momento em que algumas alterações cerebrais e musculares acontecem. A seguir, confira quais são as fases do sono do cavalo.
É a fase do adormecimento. Ela pode acontecer no início do sono ou em outros momentos, dependendo do grau de profundidade. Nessa fase, qualquer ruído pode ser suficiente para interromper o sono, e o cavalo está de pé.
As atividades musculares e cerebrais diminuem e é tido como um sono rápido, de duração muito curta. Mesmo dormindo, os sensores internos do animal continuam ligados, detectando qualquer sinal de perigo para fugirem rapidamente.
Aqui é a fase do sono profundo, quando o corpo do cavalo realmente descansa. As atividades cerebrais ficam lentas e os músculos relaxam. O cavalo está mais relaxado, mas ainda atento e de pé.
REM (“rapid eye movement”, em inglês) significa “movimento rápido dos olhos”. Na fase REM, os músculos do pescoço ficam completamente relaxados, a ponto de o cavalo deitar. De acordo com os estudiosos, essa fase serve para absorver as memórias e os aprendizados do dia.
Os ciclos de sono do cavalo são bem diferentes dos de outros animais. Eles podem dormir por 30 a 40 minutos, de cinco a sete vezes por dia, o que totaliza apenas três horas de sono.
Como dormir em pé e por curto período de tempo é uma característica do cavalo, é pouco provável que você o veja deitado. Porém, caso observe o cavalo assim por muito tempo, é necessário investigar a causa.
Problemas ortopédicos, dor, cansaço extremo, problemas no casco e cólica equina podem estar causando desconforto no animal. Nesses casos, é importante contar com um médico-veterinário.
Essa característica tão interessante não é exclusividade do cavalo. Há outros animais que dormem em pé, pois precisam estar em constante vigília para não serem presas fáceis. Alguns exemplos são vacas, burros, jumentos, patos, galinhas, flamingos e pombos.
No mundo animal nada é por acaso e o instinto de sobrevivência é o motivo por que o cavalo dorme em pé, assim como em outras espécies. Gostou dessas informações? No blog da Petz tem muito mais. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…