Ouvir o canto dos pássaros traz paz e tranquilidade para muita gente, principalmente para quem ama os animais. São vários tipos e ritmos, e todos nos encantam. Dentro desse assunto, há quem não saiba se o canário belga fêmea canta ou não. Você sabe?
Para você conhecer um pouco mais sobre os pássaros, a Petz separou alguns detalhes de uma das espécies mais lindas do nosso país. Saiba se o canário belga fêmea canta e descubra outras curiosidades a seguir.
Sim, o canário belga fêmea canta. No entanto, seu canto não é nada parecido com a melodia do canário belga macho. Ela canta em poucas situações e o canto não é tão complexo.
O canto de canário belga fêmea é com piados curtos e em sequência. Para pessoas leigas, parece algo sem muita lógica, mas para os criadores e, principalmente, para os canários machos, faz todo o sentido do mundo!
Os criadores chamam esse canto de canto de canário belga para esquentar. No caso, o canto da fêmea “esquenta” o macho e o prepara para o momento da cópula com a fêmea.
A resposta pode parecer lógica, afinal, os pássaros cantam por diversos motivos. No caso da fêmea de canário belga, porém, o canto tem um motivo muito especial: a reprodução!
Sim, canário belga fêmea canta para atrair o macho, dizendo para ele que está em seu período fértil e pronta para ter filhotinhos! Seu canto faz com que os machos também cantem, por isso, ele pode ser usado pelos criadores para estimular o macho a cantarolar.
O canto do canário belga macho é ensinado pelos pais, quando a ave ainda é filhote. Esse processo pode levar até sete meses e ocorre junto à mudança das penas. A cantoria dele é muito afinada e melodiosa, conquistando especialistas e amantes de pássaros por onde passa.
Quando o macho está saudável e bem alimentado, ele costuma cantar com frequência. A única exceção é a época de troca de penas ou a existência de alguma doença que pode afetar a saúde e fazer com que o animal não se sinta totalmente confortável a ponto de cantar.
O canário belga é uma espécie de ave cantora, ou seja, é um dos pássaros que cantam por natureza. Porém, há situações que podem estimulá-lo a cantarolar ainda mais. Uma delas são os barulhos naturais, como a água correndo, por exemplo.
Outra dica é gravar a melodia de outros machos para que eles ouçam e cantem para avisar quem é o dono do pedaço! Claro, o canto da fêmea também o estimula a cantar, como dissemos acima.
Além disso, a ave é estimulada por barulhos em geral. Por exemplo, a música pode ser um dos atrativos que levam o macho à cantoria, desde que o som não esteja alto demais a ponto de incomodá-lo.
Quando são criadas em casa, as aves mais apegadas aos tutores costumam adorar o movimento de gente no local. Então, caso você deseje ter um macho, saiba que ele pode vocalizar sempre que estiver feliz com a presença ou a chegada de pessoas no ambiente.
Você viu um canário belga cantando a plenos pulmões? A chance de ser um macho é muito grande. Isso porque, como explicamos, o canto melodioso não é característico das fêmeas. Porém, não é só isso que faz os especialistas identificarem o sexo do animal.
Fisicamente, a fêmea tem menor qualidade de cores do que o macho, além de ser alguns centímetros menor. Normalmente, o macho tem a face mais avermelhada e manchas em colorações mais destacadas, enquanto a fêmea possui a máscara facial mais discreta, sem coloração perto dos olhos.
Além disso, os especialistas diferenciam a altura dos olhos dos pássaros. A fêmea tem a visão mais alta, enquanto o macho possui um olhar mais centralizado e alinhado ao bico.
Outro ponto de destaque para saber se o pássaro é macho ou fêmea é a cloaca. Enquanto a do macho tem uma forma mais pontuada, a da fêmea apresenta formato mais arredondado, com a parte traseira bem proeminente.
Não precisa ser um profissional para saber se você tem um canário belga macho ou fêmea em casa. Quem não consegue diferenciar apenas a olho nu, segundo as características físicas, pode fazer um teste de DNA.
A prática é segura, desde que seja feita em uma clínica de confiança. O exame é realizado em laboratório veterinário e o resultado é obtido pela coleta do sangue da ponta da unha ou da extração de algumas penas da parte peitoral e abdominal da ave.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a criação de aves nativas do Brasil é proibida. No entanto, o canário belga não é uma ave nativa.
Sua origem é a Ilha das Canárias. Não, ele não é originário da Bélgica, como o nome sugere. A Bélgica é somente a linhagem que deu à ave suas características atuais. Então, o canário belga pode ser criado livremente em nosso país em cativeiro. Uma espécie exótica jamais deve ser solta no país, pois pode causar desequilíbrio à fauna local.
Gostou de descobrir se o canário belga fêmea canta? Nas lojas da Petz, você encontra tudo que precisa para mimar o seu passarinho! Então, não perca tempo e aproveite nossas promoções e novidades!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…