Cada espécie tem características próprias, constituídas ao longo de milhares de anos de evolução. No caso dos cachorros, sabemos que o organismo deles possui muitas semelhanças com o nosso, como a viviparidade, isto é, o desenvolvimento do embrião no corpo da mãe. Então, você já se perguntou se cachorro tem umbigo?
Assim como a gente, cachorro tem umbigo na região central do abdômen. No entanto, o umbigo de cachorro tende a ser muito discreto, além de, muitas vezes, acabar escondido sob os pelos.
Sim, cachorro tem umbigo, mas para que ele serve? “O umbigo não tem nenhuma função, é apenas uma cicatriz do cordão umbilical”, explica a Dra. Júlia Andrade Bezerra, médica-veterinária da clínica Seres de Aracaju.
“Durante a gestação, o cordão umbilical é o canal por onde são transportados oxigênio e nutrientes para o feto”, destaca a veterinária. Após o parto, o umbigo do cachorro deixa de ser necessário, podendo ser removido pela própria mãe ou acabar caindo naturalmente.
“Ok, cachorro tem umbigo. E onde fica?” Ao contrário dos humanos, o umbigo dos cachorros é muito pouco aparente: na região central do abdômen, procure por uma pequena irregularidade. Em caso de umbigo inchado ou muito proeminente, cuidado: o pet pode estar com algum problema.
Um dos principais problemas relacionados ao umbigo é a hérnia umbilical, caracterizada pela ruptura ou não união da parede muscular abdominal. Quando o cachorro tem hérnia no umbigo grave, a ruptura pode acabar permitindo a passagem de alguma alça intestinal.
Mais frequente em determinadas raças, como as braquicefálicas, o problema pode ser causado tanto por fatores genéticos quanto por traumas relacionados ao parto, resultado da força feita pela cadela no momento de cortar o cordão umbilical.
A esse respeito, a Dra. Júlia diz que, em geral, a remoção do cordão umbilical e a cicatrização do umbigo ocorrem naturalmente, sem a necessidade de intervenção por parte do médico-veterinário ou do tutor, “a não ser que o local da cicatriz apresente sinais de inflamação ou infecção”, diz a especialista.
Nesse caso, o filhote deve ser avaliado por um veterinário. Entre os sintomas de hérnia umbilical em cachorros, estão: aumento do volume da região umbilical e vermelhidão.
Havendo estrangulamento de alguma alça intestinal, o pet pode apresentar sintomas mais graves, como vômitos, dor abdominal e inapetência. Ao observar qualquer um desses sinais, procure um médico-veterinário com urgência.
O diagnóstico da hérnia umbilical começa com a palpação e a inspeção da região abdominal, feitas pelo veterinário. Exames de imagem, como o ultrassom, também são importantes para obter mais detalhes do quadro do paciente. Em muitos casos, a intervenção cirúrgica é recomendada como tratamento, dependendo da orientação do veterinário.
Agora, você já sabe que cachorro tem umbigo! Se quiser saber mais curiosidades sobre as características dos peludos, fique atento aos conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…