Quem já machucou o joelho alguma vez, ainda que levemente, sabe a importância que ele tem para nossa locomoção. Porém, não são todas as espécies que contam com a estrutura. Você já se perguntou se cachorro tem joelho?
Respondendo à pergunta: sim, o cachorro tem joelho. Então, onde fica o joelho do cachorro? Conforme explica a Dra. Júlia Bezerra de Andrade, médica-veterinária da clínica Seres de Aracaju, “ele está localizado nos membros pélvicos (posteriores), sendo formado pela articulação fêmuro-tíbio-patelar”, isto é, corresponde àquela primeira “dobra” nas patas posteriores.
Saiba mais sobre essa importante parte do corpo dos cãezinhos a seguir!
A função do joelho canino é a mesma do humano: trata-se de uma das mais importantes articulações do corpo. “Ele serve para manter a patela no sulco troclear, estabilizando o movimento de extensão e flexão da pata, aumentando a eficácia dos músculos da coxa”, explica a Dra. Júlia.
Ele é formado por diferentes estruturas, como ligamentos colaterais e cruzados, além de cartilagem, responsável por permitir o deslizamento entre os ossos e absorver o impacto sobre eles, contribuindo para evitar dores e desgastes.
Se você é curioso e gosta de zoologia comparada, saiba que não só cachorro tem joelho. Na verdade, todos os vertebrados com pernas têm joelhos, inclusive alguns répteis e aves.
Em alguns casos, como no dos cavalos, é comum confundir os joelhos com os tornozelos. Para reconhecê-los, lembre-se de que os tornozelos dobram para trás, enquanto os joelhos ficam mais para cima, nos membros posteriores e, assim como os joelhos humanos, dobram para a frente.
Dada a importância do joelho na movimentação do pet, qualquer problema no local dificulta a locomoção, trazendo muita dor e desconforto para o cão. Nesse sentido, a Dra. Júlia cita dois dos principais problemas no joelho do cachorro.
Entre os sinais de que seu amigo de quatro patas pode estar com algum problema no joelho, podemos citar: dificuldade para apoiar a pata no chão, claudicação, não dobrar as patas ao se locomover e alongar as patas traseiras com muita frequência. “Dificuldade ao levantar também pode ser um alerta”, completa a Dra. Júlia.
Principalmente em cães de pequeno porte, a luxação patelar é um problema que pode ter origem hereditária. Como o nome sugere, isso ocorre na patela do joelho do cachorro, causando dor e atrapalhando a locomoção.
Nesses casos, não é possível evitar o desenvolvimento, sendo recomendado acompanhar o quadro com um especialista, dando início ao tratamento, normalmente, envolvendo intervenção cirúrgica, assim que for possível.
Algumas medidas no dia a dia ajudam a preservar essa estrutura fundamental para a locomoção dos cães.
Em casos de pets com problemas no joelho, o clínico geral pode indicar acompanhamento com um especialista, como ortopedista ou fisioterapeuta-veterinário. Verifique a disponibilidade do atendimento na clínica Petz ou Seres mais próxima de você!
Agora, você já sabe que cachorro tem joelho e quais são os principais cuidados requeridos por essa estrutura. Para mais informações sobre como cuidar bem dos amigos de quatro patas, não deixe de acompanhar os conteúdos do blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…