Ao levar para casa um cachorro, a estimativa de vida para o pet é de, em média, 15 anos, variando de acordo com o porte. Mas existem casos em que esses pets ultrapassam — e muito — as expectativas. A seguir, vamos descobrir qual é o cachorro mais velho do mundo?
Ao buscar por curiosidades sobre o cachorro mais velho do mundo na internet, o nome Bluey é o primeiro que aparece. No entanto, você também vai encontrar diversos resultados com o nome Maggie.
Enquanto o primeiro chegou aos 29 anos, a segunda teria alcançado os 30. Afinal, qual dos dois levou a melhor no quesito longevidade: Bluey ou Maggie?
Pelo menos para o Guinness, o livro dos recordes, o título pertence a Bluey. Isso porque, para ser considerado oficialmente o cachorro mais velho do mundo, é necessário que o tutor apresente alguns documentos comprobatórios — algo como uma certidão de nascimento.
No caso de Brian McLaren, tutor da kelpie australiana Maggie, ele não possuía essa documentação. Sendo assim:
“A idade mais avançada alcançada por um cachorro de maneira confiavelmente registrada é de 29 anos e 5 meses, referente a um boiadeiro australiano chamado Bluey”, consta no Guinness.
Bluey nasceu em 1910, em Rochester, no estado de Victoria, na Austrália. Lá ele trabalhou por quase 20 anos, ajudando no pastoreio de gado e de ovelhas. Sua morte ocorreu em 14 de novembro de 1939. Ao todo, foram 29 anos, 5 meses e 7 dias de vida. Impressionante!
Tanto Bluey quanto Maggie já nos deixaram. Maggie partiu recentemente, em abril de 2016. Isso deixa aberta a questão de qual é o cachorro mais velho vivo atualmente.
Assim como no caso de Maggie, a falta de documentação robusta dificulta a tarefa de determinar a resposta para a questão de maneira definitiva.
Até porque para que fosse cogitado seu registro no Guinness, seria necessário que um cachorro ultrapassasse a marca de 29 anos. Além disso, não é feito um censo para monitorar a informação.
No Brasil, acredita-se que o cachorro mais velho do país seja o pinscher Fred. Com impressionantes 24 anos, ele ficou conhecido no começo de 2018, mas já apresentava problemas de saúde. Fred já era um cachorro idoso com dificuldade de andar.
A curiosidade em saber qual é o cachorro mais velho do mundo não é de maneira alguma desinteressada. No fundo, o que todo tutor que tem um cachorro idoso gostaria de saber é o que fazer para que seu filho de quatro patas viva bem e por mais tempo.
Infelizmente, não existe um método que garanta uma quantidade exata de anos de vida. Porte do cachorro, assim como maior predisposição genética a certas doenças, contribuem para reduzir sua longevidade. No entanto, algumas medidas têm impactos muito positivos. Veja dicas:
Agende já uma consulta com um de nossos médicos-veterinários na Petz mais próxima a você!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…