Se você tem um cachorro em casa, com certeza quer evitar ao máximo o seu envelhecimento. Já sabemos que os cães estão vivendo mais e tendo uma vida saudável na terceira idade — mas nenhum tempo é suficiente com o nosso animal de estimação. Por isso, é comum tutor se perguntar sobre cachorro grisalho. Afinal, é normal? Isso significa que o meu pet está idoso?
Vale adiantar que nem sempre é o caso. Para entender, de uma vez por todas, por que o cachorro fica grisalho e se isso significa que você terá que começar a tomar cuidados especiais para cães idosos, continue lendo!
O seu cachorro era preto, marrom ou cinza e, de repente, está cheio de pelos brancos sobre o corpo? Saiba que o processo de ficar grisalho é normal para o pet. Assim como nos humanos, o organismo do cão vai desacelerando, diminuindo a produção da melanina com o tempo. E é essa proteína que dá coloração aos fios.
Isso pode acontecer pelas mais diversas razões, como a já conhecida idade avançada, mas também por genética e até mesmo estresse. Para entender a fundo esse fenômeno que preocupa muitos tutores, vamos falar sobre esses motivos, a seguir.
Como dito, a melanina é uma proteína produzida pelo organismo canino. Com o passar dos anos, há uma queda dessa produção, afetando a coloração dos fios. Inicialmente, eles podem ficar mais acinzentados e, depois, totalmente brancos.
No caso de cães idosos, é mais comum que os pelos grisalhos se concentrem na face, como no focinho e na região do bigode. Porém, com o tempo, todo o corpo pode se tornar grisalho. Mas isso é um processo individual, que pode variar de cachorro para cachorro.
Existe mais um fator que pode predispor um cachorro ser grisalho: raça. Ou, em outras palavras, a genética. Alguns cães têm uma tendência maior a ficar com os pelos brancos, o que pode acontecer antes mesmo de serem clinicamente considerados idosos.
Alguns exemplos de raças mais “grisalhas” são os poodles e schnauzers. Mas, novamente, isso é apenas uma tendência e não uma regra. Assim como pode existir cachorro grisalho filhote, podem ter pets mais velhos com o pelo ainda bem pigmentado.
Se você tiver alguma dúvida, vale questionar os pelos brancos na próxima consulta com o médico-veterinário. O profissional poderá fazer uma análise completa do caso e conferir se o organismo do seu cão está funcionando plenamente.
A expressão “ficar de cabelo branco”, para se referir a momentos de estresse, não existe à toa. A exposição prolongada à adrenalina afeta o folículo piloso, impactando diretamente na produção de melanina. E isso tem consequência também na cor do cabelo.
Isso já é um fato conhecido por muitos humanos, mas sabia que um processo semelhante acontece com os cachorros? Uma pesquisa, feita com 400 cães nos Estados Unidos, mostrou que os animais mais expostos à solidão e sensíveis a barulhos altos apresentaram fios brancos mais novos.
Assim como nos humanos, não existe certo ou errado quando falamos de idade para o cachorro ficar grisalho. Cada fator que interfere no aparecimento de fios brancos é bem individual, o que pode alterar o processo de pet para pet.
Como vimos, é normal que os cachorros mais velhos fiquem mesmo grisalhos, principalmente na região do rosto. Mas o corpo também pode abrigar muitos fios brancos.
De maneira geral, isso não significa nenhum problema. Consulte o veterinário se o cachorro apresentar sintomas como mudança de comportamento e maior dificuldade de locomoção, que podem ser indicativos que eles estão mais velhos e precisam de alguns cuidados específicos para essa faixa etária.
Se o cachorro grisalho está longe de ser um sinal exclusivo da chegada da terceira idade nos cães, como o tutor pode saber que o pet está ficando idoso? Além da idade, é claro, existem mudanças comportamentais e físicas que podem indicar que se trata de um cachorro mais velho.
Antes de mais nada, vale lembrar: o conceito de idoso depende do porte do animal. Um cachorro de porte pequeno a médio pode ser considerado idoso a partir de 7 anos, enquanto aqueles de porte gigante são idosos a partir dos 6 anos de idade.
Mas indo além da idade, há sinais importantes que você deve ficar atento:
Todos esses são sinais naturais da velhice, mas também podem ser sintomas de doenças graves. Por isso, não fique na dúvida e, ao notar qualquer um desses sinais, procure um médico-veterinário. O profissional poderá analisar o quadro, indicar se são alterações normais para a idade, além de programar check ups regulares.
Além disso, é o especialista que recomendará mudanças na rotina para estimular a saúde do pet idoso, se for o caso. É importante optar por rações apropriadas, além de investir em brincadeiras para cão idoso, que ajudem a manter a mente e o corpo ativos.
Os gatos tricolores chamam a atenção de todos por onde passam. Nesses animais, o padrão…
Se você ainda acha que 1 ano de vida do seu animal de estimação equivale…
Como snacks rápidos ou partes de pratos mais elaborados, as castanhas agradam muita gente com…
O carnaval é uma das festas mais populares no Brasil, atraindo milhões de foliões para…
Seu felino tem personalidade muito forte e, às vezes, usa as presas em você e…
A diabetes em gatos tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. A doença…