Muitos tutores se perguntam se o cachorro é carnívoro, já que, ao longo do tempo, alguns alimentos diferentes foram adicionados na rotina alimentar dele. Além disso, diferentemente dos felinos, os cães são muito mais flexíveis quando se fala sobre a alimentação. Então, podemos ou não oferecer outros alimentos aos cachorros?
O primeiro ponto importante a ser entendido é que uma ração de boa qualidade tem tudo que eles necessitam em termos de proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras, fibras e minerais. Sendo assim, é um alimento completo, que não precisa de suplementação quando é oferecido para cães saudáveis.
Entretanto, o cachorro é herbívoro, carnívoro ou onívoro? Hoje, vamos falar mais a respeito da classificação alimentar dos cachorros, com exemplos sobre a alimentação canina. Assim, você pode sanar todas as suas dúvidas. Confira!
São considerados animais carnívoros aqueles que têm como base da dieta a proteína de origem animal, ou seja, alimentam-se estritamente da carne de outros animais. Esses animais precisam de alguns nutrientes encontrados especialmente na carne e metabolizam aminoácidos para gerar energia.
São considerados animais herbívoros aqueles que possuem uma dieta vegetal ou uma alimentação à base de algas. O organismo deles é adaptado para absorver os nutrientes das plantas para sobreviver.
Os animais onívoros são aqueles que se alimentam tanto de carnes quanto de vegetais. Nós, seres humanos, estamos incluídos nesse grupo. Agora que você já sabe diferenciar quais são os grupos de animais que existem, vamos entender se o cachorro é realmente um animal carnívoro.
É claro que os cães precisam de proteína de origem animal na dieta, mas também podem se alimentar de vegetais e absorver os nutrientes deles. Veja algumas características do cachorro abaixo, para saber se o animal é estritamente carnívoro.
Diante dessas afirmativas, o cachorro é onívoro, pois se alimenta de carne, mas consegue digerir uma dieta vegetal. Contudo, tenha atenção: nem todo vegetal está permitido ao seu cão. Veja a seguir!
Não é bem assim! Apesar de esses animais da família Canidae terem se adaptado a uma alimentação de carnes e vegetais com o tempo, não é todo alimento que podem comer.
Por isso, insistimos que uma ração de boa qualidade para cães deve ser a principal fonte de alimentação deles. Entretanto, com o aval do veterinário, algumas frutas e vegetais podem ser incluídas na dieta.
Amora, banana, framboesa, laranja, maçã, manga, mamão, pera, melancia e melão são permitidos. Contudo, sempre tire a casca e os caroços antes de oferecê-los ao seu cachorro.
Cenoura, alface, couve, brócolis, beterraba, batata, abóbora, vagem, salsinha, chuchu, inhame, palmito, espinafre e ervilha são possibilidades. Porém, as quantidades de cada alimento devem ser observadas e, quando houver, as cascas e as sementes devem ser retiradas. O alimento também deve ser cozido para facilitar a digestão.
Se você tiver interesse em saber mais ou oferecer uma dieta natural ao seu pet, consulte um médico-veterinário nutricionista. Ele consegue balancear adequadamente a dieta do seu pet para não faltarem nutrientes e vitaminas.
Além de saber se o cachorro é carnívoro, é importante entender o que é permitido na alimentação do animal. Sim, alguns alimentos não podem ser oferecidos aos cachorros e até podem fazer muito mal a eles. Confira uma lista desses alimentos aqui:
Agora que você já sabe se cachorro é carnívoro e quais alimentos ele pode ou não comer, só ofereça uma dieta diferenciada a ele com a supervisão de um médico-veterinário. Aproveite também para adquirir uma ração de qualidade nas lojas da Petz e contribua para o bem-estar do animal.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…