Cachorra menstrua? Esta é uma dúvida muito comum entre os tutores de cãezinhos. Afinal, muita gente já sabe que cadelas não castradas entram no cio. Porém, é possível dizer que as mudanças no organismo das amigas de quatro patas são equivalentes ao conceito de menstruação?
Em geral, os veterinários, os biólogos e os especialistas evitam utilizar o termo “menstruação de cadela”. Por mais que tenha algumas semelhanças, o que acontece no organismo das mascotes não é o mesmo que ocorre com as mulheres. Quer aprender mais sobre esse assunto? Vem com a gente!
O organismo dos mamíferos é parecido em diversos aspectos, sendo o mais importante a presença de glândulas mamárias, responsáveis pela produção de leite. No entanto, também existem muitas diferenças.
Ao se perguntar se cachorra menstrua todos os meses ou quando entra no cio, a resposta é “não”. A menstruação é um fenômeno bastante raro na classe de animais a qual os cachorros pertencem. Na verdade, é quase exclusiva de primatas, como o chimpanzé, e alguns animais bem específicos.
Agora, você já sabe se cachorra menstrua ou não, mas o que diferencia o sangue que as cadelas expelem no cio da menstruação? Retomando as aulas de biologia, a menstruação é o processo no qual a camada que reveste e prepara o útero para a gestação é eliminada pela vagina quando não há fecundação.
O que acontece entre as fêmeas de espécies que não possuem menstruação é um pouco diferente. Na maior parte dos mamíferos, o endométrio também se prepara para a gestação. A diferença é que, em vez de a camada de endométrio ser eliminada no fim do ciclo, é reabsorvida pelo organismo das cadelas.
Além disso, é importante relembrar outras informações sobre o cio das cadelas. O sangue presente durante o cio não é o revestimento do endométrio, como acontece na menstruação. Na verdade, o sangramento acontece porque, na fase anterior ao período fértil, algumas mudanças hormonais causam o aumento do fluxo sanguíneo.
Nesse período, conhecido como proestro, alguns vasos sanguíneos vaginais podem se romper e provocar sangramentos. Essa fase se caracteriza pela secreção serossanguinolenta, além de outros sintomas, como inchaço da vulva, vermelhidão discreta na região, lambedura genital, carência e inquietação.
Por isso, é comum que os tutores achem que a cachorra menstrua nesse período. No entanto, como já mencionamos, essa é uma afirmação conceitualmente errada.
Você sabia que, durante a fase de sangramento, a cadela ainda não está receptiva ao cruzamento com o macho? É apenas no período seguinte, conhecido como ciclo estral da cadela, que a monta pode acontecer.
“As características físicas se alteram, com ausência de secreção e redução ou estabilização do edema vulvar. A cachorra se torna permissiva, aceitando o contato próximo e a monta”, explica o Dr. Rafael Passetti Cerqueira, médico-veterinário da Petz.
Após o estro, a cadela entra na fase do diestro. Caso haja fecundação, a amiga peluda entra na gestação, seguida do parto e da lactação. Já a cachorra que não cruza pode apresentar sintomas de gravidez psicológica, como comportamento agressivo e falta de apetite.
Por fim, o ciclo reprodutivo acaba, e o animalzinho entra novamente no período do anestro, fase de repouso sexual que dura cerca de quatro meses, em que a fêmea não possui nenhuma alteração comportamental, nem aceita o macho.
Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta.
Fique atento! Ao perceber que o sangramento se prolongou além desse período ou houve hemorragias, um veterinário deve ser imediatamente consultado! As visitas de rotina no consultório também são importantes para garantir que está tudo certo com a saúde reprodutiva do animalzinho.
Já se sua dúvida for “quanto tempo dura cio de cachorra?”, saiba que a resposta é de 15 a 20 dias, em média. Esse período inclui todas as fases do ciclo reprodutivo da amiga de quatro patas: do sangramento até o momento em que ela está receptiva ao cruzamento.
As alterações hormonais típicas do proestro tendem a deixar a cadelinha mais carente e inquieta. Por isso, se você está se perguntando o que fazer quando a cachorra menstrua, a melhor resposta é a seguinte: seja paciente, carinhoso e evite deixar que cachorros machos se aproximem da sua amiga.
Embora ela já libere feromônios no proestro, a amiga de quatro patas ainda não está completamente no cio, nem receptiva à monta nessa fase. Portanto, a presença deles pode ser incômoda.
Quanto ao sangramento, já existem fraldas próprias para cachorro, encontradas em lojas como a Petz, que ajudam a evitar manchinhas de sangue espalhadas pela casa. Elas devem ser trocadas com frequência para prevenir infecções.
Lembrando que as fraldas não são suficientes para evitar a monta. Se o objetivo é evitar os cruzamentos, mantenha a cadelinha em casa, em local seguro!
Agora, você já entende melhor o processo de sangramento das cadelas e sabe que o termo “cachorra menstrua” é inadequado. Para garantir o melhor cuidado com a pet, na loja on-line da Petz, você encontra tudo o que precisa: desde rações, remédios e suplementos até fraldas, tapetes higiênicos e brinquedos. Confira já!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…