Independente da raça do animal, ter uma miniatura é uma ideia que sempre chama a atenção, não é mesmo? Porém, nem sempre os bichinhos possuem essa versão. Então, fica a dúvida: existe cabra anã?
Ter um chifrudo em casa não é uma ideia tentadora. Afinal, este animal costuma medir 58 cm, algo inviável para quem não tem espaço para criá-la. Contudo, a situação muda com a hipótese da cabra anã. Se você ficou curioso, continue lendo para saber se ela existe ou não.
Sim! Inclusive, esse animal é queridinho entre quem ama bichos rurais, mas não possui espaço para criá-los. Além do tamanho, a amabilidade com as pessoas contribuiu para que esse chifrudo fosse considerado um animal doméstico.
É comum que vacas, cabritos, ovelhas e porcos sejam associados ao ambiente rural, já que as fazendas possuem espaço de sobra para criar bichinhos de grande porte. Porém, a minicabra é a solução para quem vive em um local mais limitado.
Agora que você já sabe que é possível ter uma cabra pequena na sua casa, o que acha de conhecer outras características desse animal que costuma medir somente 45 cm?
Entre as raças mais comuns de cabra anã, estão: a cabra miniatura australiana, nigeriana e pigmeu. Mesmo que existam várias versões, a última é a mais conhecida por ser mini.
Com origem na África Ocidental, mais especificamente em Camarões, é comum criá-la em fazendas, já que ela é usada para produzir leite e carne. Mas a criação da cabra anã em circos e zoológicos está se tornando comum.
Anota aí mais uma característica da cabra anã: além de ser pequena, ela costuma pesar 30 kg. O pelo baixo deixa a sua aparência mais fofinha, contribuindo com o visual de um animal de pelúcia.
É possível ter uma cabra anã em casa. Como ele tem uma expectativa de vida de 10 a 15 anos, você conseguirá aproveitar bons anos de companhia ao lado desse animalzinho. Quer saber como? Continue lendo.
O primeiro cuidado que se deve ter para trazer uma minicabra de estimação para casa é certificar-se de que haja espaço suficiente para o animalzinho se exercitar. Mesmo que seja um chifrudo em miniatura, ele ainda possui uma natureza saltadora e origem rural.
Por isso, antes de adotar um filhote de minicabra, verifique se você tem espaço suficiente para ele correr. Além disso, mesmo que a liberdade seja importante, é válido cercar o perímetro.
Assim como outros animais de criação, as cabras anãs também precisam de todo um cuidado com a saúde, envolvendo a castração, a vacinação e a vermifugação.
Mesmo que todos os procedimentos de saúde sejam importantes, a vermifugação é ainda mais, já que a verminose é a doença que mais mata os caprinos. Apesar de muitos não acreditarem, a cabra anã tem carrapato e pulga.
A raiva também é um problema sério, assim como ocorre com os cachorros e os gatos. Por isso, não esqueça de manter a carteira de vacinação do seu animalzinho sempre em dia.
O que você acha que as cabras comem? Se você pensou em mato, acertou. Na verdade, o que você precisa ter sempre à disposição é capim fresco e ração à base de milho e soja.
Em alguns casos, é possível que o sal mineral seja indispensável, já que esse alimento é importante para o desenvolvimento saudável de uma minicabra adulta. Porém, tome cuidado para não exagerar na quantidade, já que a cabra pode falecer intoxicada se comer demais.
Por incrível que pareça, as cabras anãs adoram ficar junto do tutor. Assim, não se preocupe em não receber afeto suficiente desse animalzinho rural!
Inclusive, por conta dessa característica, há quem diga que é importante adquirir duas cabras de uma vez. Dessa forma, elas irão fazer companhia uma para a outra, evitando a solidão.
Sim, mesmo que essa ideia seja um pouco estranha. Esses pequenos chifrudos precisam tomar banho a cada dez dias, afinal os cuidados com a higiene são importantes para garantir o bem-estar. Interessante, não é mesmo?
Falando em higiene, lembre-se que esse animal é parente do cavalo, por isso é preciso cuidar dos cascos dele. O casqueamento é justamente isso: cortar e lixar os cascos, já que eles crescem constantemente.
Gostou de saber que a cabra anã existe? Além dos bichinhos mais comuns, como cachorros e gatos, essa é uma opção interessante de ter em casa e aproveitar os momentos em família.
Agora, se estiver precisando de produtos para manter o seu animal entretido, lembre-se que existe uma extensa lista de itens no site da Petz. Acesse!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…