Coloridas e encantadoras, as borboletas alegram o ambiente por onde passam e são essenciais para a natureza. Elas costumam ser muito admiradas pela maioria das pessoas, porém são poucas as que sabem responder se borboleta é vertebrada ou invertebrada.
Para sanar essa dúvida de uma vez por todas, continue lendo este artigo! Vamos entender de que forma as borboletas são classificadas, compreender o porquê e saber ainda mais curiosidades sobre esse inseto tão especial.
Antes de qualquer coisa, já vamos te contar se a borboleta é vertebrada ou invertebrada. Fique sabendo: ela é um ser invertebrado. Isso quer dizer que ela faz parte desse grupo de animais que compartilham entre si diversas peculiaridades. Vamos entender o que faz um animal ser considerado invertebrado.
Em primeiro lugar, é preciso saber que se trata de um grupo grande de seres vivos. Todos esses animais possuem as mesmas características. A primeira que podemos citar aqui é a pluricelularidade, já que são seres formados por mais de uma célula. Isso os diferencia dos unicelulares, compostos por uma célula única.
Outra semelhança é que os animais invertebrados não conseguem produzir o próprio alimento. Como assim? Existem animais que conseguem fazer isso? Sim! Alguns seres possuem essa habilidade natural, mas os invertebrados precisam ir atrás de seu sustento, ou seja, podemos dizer que são animais heterotróficos.
Além disso, a principal diferença entre animais invertebrados e vertebrados está em um grande detalhe: as vértebras. Enquanto os animais vertebrados têm coluna vertebral, os invertebrados não possuem essa formação em seu corpo.
Portanto, se alguém te perguntar se borboleta tem coluna vertebral, já sabe: ela não tem! E mais: os invertebrados são seres que também não possuem crânio.
Os seres invertebrados vivem em habitats terrestres, como o escorpião, a formiga, a aranha e vários outros. No entanto, também podemos encontrar invertebrados vivendo em ambientes aquáticos.
É o caso do polvo, por exemplo. Esse animal cheio de tentáculos vive nas águas salgadas do mar e também é invertebrado, apesar de ser muito diferente da borboleta.
Na busca pela resposta se a borboleta é vertebrada ou invertebrada, estamos conhecendo outros animais que também se encaixam nessa categoria. Nem parece que todos eles têm algo em comum, não é mesmo?
Bom, agora que já vimos um pouco sobre os seres invertebrados como um todo, vamos falar sobre o assunto principal deste texto: as borboletas. Já sabemos que borboletas invertebradas são as únicas que existem, mas o que mais podemos conhecer sobre elas?
Continuando a falar sobre habitats, podemos encontrar as borboletas sempre voando por aí ou pousadas em alguma plantinha. Inclusive, não costuma ser difícil cruzar com uma. Isso se deve ao fato de que elas podem se desenvolver em climas quentes, frios, úmidos e secos.
No entanto, a maioria pode ser encontrada em florestas tropicais. Como já sabemos se a borboleta é vertebrada ou invertebrada, podemos concluir que seu corpo é leve e mole, sendo que suas asas são bem maiores.
Uma das suas principais funções na natureza é a polinização. Afinal de contas, o inseto se alimenta do néctar das flores. Nesse sentido, as espécies de flores que mais agradam às borboletas são aquelas bem cheirosas e doces.
Contudo, antes da borboleta voar e polinizar, ela passa por diversos estágios de vida. Primeiro, nasce de um ovo e se torna larva (também pode ser chamada de lagarta). Conforme vai se desenvolvendo, se torna pupa e imago, até que forma seu casulo.
É na fase do casulo que a transformação acontece e surge a borboleta, na fase adulta. Sendo assim, antes mesmo de entender se a borboleta é vertebrada ou invertebrada, basta observar seu ciclo para saber que não seria possível um ser desse tipo ter coluna vertebral, por exemplo.
Você sabia que borboletas possuem uma supervisão? São seres que possuem vários pequenos olhos e, com eles, elas podem enxergar coisas que os olhos humanos não conseguem ver, como raios ultravioletas, por exemplo.
Outro fato curioso é que elas sabem se podem pousar com segurança, se alimentar e até mesmo se reproduzir apenas utilizando suas pernas. Diversos receptores estão localizados nessa parte do corpo e permitem que elas sintam o néctar das flores desde o momento em que pousam.
As borboletas são seres realmente encantadores, não é mesmo? Saiba mais sobre outras espécies especiais no site da Petz e aproveite para conferir os produtos disponíveis em nosso pet shop on-line!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…