As aves são animais diversos em muitos sentidos. Suas penas, colorações, cantos, hábitos e outras características podem variar muito entre as espécies. O bico de passarinho, inclusive, possui muitos tipos e quer dizer muito sobre cada animal.
Nesse sentido, cada tipo de bico indica uma forma diferente de se alimentar. Afinal, os diversos pássaros existentes no reino animal não comem a mesma coisa, e o formato dessa parte do corpo tem tudo a ver com isso.
Os formatos do bico de passarinho são, de fato, muito variados. Isso se deve ao fato de que, na verdade, eles refletem as muitas adaptações pelas quais esses animais já tiveram que passar ao longo dos tempos.
É por isso que, hoje em dia, existem tantos tipos de bico de pássaros. Não tenha dúvidas: todos eles são essenciais para a sobrevivência de cada ave. Para entender melhor, se você trocasse o bico de um pelo de outro, causaria um estrago sem tamanho.
Afinal de contas, a estrutura dos diferentes tipos de bicos de pássaros existe devido a um grande motivo: a dieta da ave. Em outras palavras, as variações surgiram seguindo as necessidades do sistema digestivo de cada espécie.
Assim, se um bico de passarinho é maior ou menor, mais fraco ou mais forte, mais curvo ou mais pontudo, mais curto ou mais longo, tudo isso vai influenciar na sua alimentação.
Agora, se você acha que a função dessa parte do corpo se concentra apenas na ingestão de alimentos, está muito enganado! Você sabia que algumas aves machos utilizam o bico para cortejar as fêmeas nas épocas de acasalamento? É o caso dos tucanos, por exemplo!
Como você já deve ter observado, o bico de passarinho pode variar muito em questão de formato, cores e tipo de uso em relação aos diferentes hábitos de cada espécie de ave.
Levando essa diversidade em consideração, podemos listar muitos tipos de bicos. Existe pássaro de bico longo, curto, em forma de gancho, grosso, fino e por aí vai. Vamos conhecer alguns deles!
O pássaro de bico comprido geralmente precisa ser capaz de ir atrás de alimento dentro de buracos fundos. Além disso, também são aves que se alimentam de insetos que encontram enquanto voam.
Alguns exemplos de espécies que possuem esse tipo de bico de passarinho são a andorinha, o pica-pau e o andorinhão-preto. A diversidade entre as variações de bico encontradas é realmente impressionante, não é mesmo?
Como já explicamos acima, cada tipo de bico está relacionado à dieta de cada ave. Logo, um formato pequeno e triangular pertence aos pássaros que ingerem alimentos menores.
É o caso das aves granívoras, que se alimentam de grãos e sementes. Os pardais, os canários e os pintassilgos são algumas espécies que exemplificam esse grupo. Mas não se engane, apesar de pequeno, esse formato de bico é bastante forte.
Esse tipo de bico de passarinho é muito comum, e você com certeza já viu por aí. É possível encontrar aves de rapina ou necrófagas, ou seja, que se alimentam de animais mortos.
O formato em gancho é ideal, pois auxilia no momento em que precisam rasgar a carne de suas caças. A força do bico é grande, pois está preso ao crânio da ave, diferentemente das outras variações que vamos ver em seguida.
Presente em pássaros como papagaios, periquitos, araras e cacatuas, o bico curvo é parecido com aquele que possui formato de gancho. A diferença é que não fica preso ao crânio e não é utilizado para comer carne.
A ponta do bico curvo é mais fina e afiada, pois são pássaros que precisam se alimentar das polpas das frutas. Esse formato possibilita que a tarefa de abrir e perfurar as cascas seja fácil.
Esse é fácil de identificar! Quem nunca reparou que o beija-flor e outras espécies precisam de um bico específico para alcançar o néctar das flores? Somente com um formato de agulha essas espécies de aves conseguem se alimentar e ainda realizar sua função de polinizadores.
O formato alongado e fino lembra mesmo o de uma agulha, pois a flor permanece intacta após o momento em que essas aves se alimentam. Portanto, esse bico de passarinho é específico dos nectarívoros.
Já reparou que toda espécie de ave limícola, ou seja, que vivem em habitats aquáticos e enlameados, possui um bico de passarinho com formato de espátula? Esse tipo de estrutura faz com que o animal tenha flexibilidade no momento de procurar comida para se alimentar.
Afinal, essas espécies de pássaros precisam caçar seu alimento nas profundezas da água. Com esse tipo de bico, são capazes de realizar essa tarefa e ainda conseguir manter a cabeça sem mergulhar.
Como pudemos ver, a diversidade entre as aves é realmente rica e impressionante. Ao conhecer os diferentes bicos existentes, também ganhamos conhecimento sobre as muitas formas de alimentação de cada espécie. Além dos tipos citados, ainda há muitos outros!
Se você é tutor de pássaros, conseguiu identificar o formato do bico da ave que você cria? É muito interessante conhecer cada vez mais cada espécie para, dessa forma, promover ainda mais bem-estar ao seu dia a dia.
Para isso, confira no site da Petz os produtos disponíveis para pássaros! Lá você encontra tudo o que precisa relacionado à alimentação, higiene, lazer e conforto. Não deixe de conferir!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…