Saiba como ter uma aranha de estimação
Publicado em 22 de maio de 2022Tempo de leitura: 5min
Você sabia que dá pra ter uma aranha de estimação? Parece um pouco diferente, mas existem algumas espécies que podem se tornar grandes companheiras para o dia a dia. Para isso, é importante entender todos os cuidados necessários para deixar esse bichinho confortável e feliz.
Curioso para conhecer os tipos de aranha para ter em casa? Então confira o conteúdo especial que preparamos com as espécies e os cuidados relacionados à alimentação, casinha e higiene. Assim, você poderá ter esse bichinho como seu amigo e companheiro. Vamos começar?
Quais são as espécies de aranha de estimação?
Antes de entender a rotina de cuidados para esse bichinho, é importante conhecer as espécies de aranhas que podem ser criadas em casa. Ao contrário do que muitos acreditam, a maioria delas não possui um veneno com toxidade alta, por isso, geram reações leves nas pessoas picadas.
Caso a pessoa tenha uma reação alérgica ao veneno, isso pode gerar danos fatais. Por isso, antes de ter uma aranha de estimação, é importante verificar se você não é alérgico a esse animal. Sabendo disso, você já pode pensar em qual espécie quer criar em casa.
Normalmente, a aranha de estimação pertence à família das tarântulas, que são aquelas “peludinhas”. Elas são separadas em vários tipos, mas se destacam as arborícolas (que sobem em árvores) e as terrestres. Dentro dessa classificação existem várias espécies, como:
- tarântula de dedos rosas: é rápida, dócil, ativa e mede até 13 cm;
- tarântula de cabelos enrolados: se move devagar, é calma e mede entre 12 e 15 cm ;
- tarântula chilena de cabelo rosa: com 12 a 14 cm, vive bastante (principalmente fêmeas) e é lenta;
- tarântula do joelho vermelho mexicano: com 12 a 14 cm, essa espécie é bem dócil e vive bastante.
As arborícolas são bem ágeis e dificultam na hora de cuidar da sua higiene. Por isso, se não tem experiência com esses bichinhos, é interessante apostar nas espécies terrestres. As fêmeas costumam viver mais de 20 anos, enquanto os machos não sobrevivem por muito tempo sem uma companheira.
Cuidados ao escolher a espécie
O primeiro cuidado para escolher uma aranha doméstica é pesquisar se o estabelecimento possui registro no IBAMA. Isso porque esse animal é considerado exótico e é protegido por lei. Em paralelo a isso, cheque quais são as legislações que tratam desse bichinho e entenda como será o processo para levá-lo para casa, pensando principalmente se precisa de alguma autorização legal.
Outro cuidado é sempre perguntar a um especialista como as espécies de aranhas devem ser tratadas. Isso porque elas não são para manejo e não gostam de ser seguradas. Esse profissional poderá te orientar sobre a rotina com esse animal e até te ajudar a entender melhor as diferenças entre machos e fêmeas.
Como cuidar de uma aranha de estimação?
Depois de entender mais sobre espécies, está na hora de aprender a cuidar do bichinho. Levando em conta que a aranha tarântula é a família mais indicada para ser de estimação, trouxemos uma lista de cuidados importantes para a rotina do animal.
Terrário
O terrário para aranha de estimação pode ser de plástico ou de vidro. Não precisa ter um tamanho muito grande, já que elas são bem pequenas. A altura vai depender se ela é arborícola ou terreste. Na primeira opção, é legal apostar num modelo mais alto para que possa escalar; na segunda, um tipo mais largo é uma boa opção.
Fique sempre atento ao fechamento do terrário. Isso porque a aranha doméstica tem uma tendência a fugas. Assim, crie um habitat seguro para que ela possa se sentir confortável. No chão da casinha, é importante colocar um substrato, como madeira ou terra. A camada também vai depender do tipo: se for terrestre, faça uma cobertura mais grossa.
A aranha em casa não pode passar nem frio, nem calor. Durante o dia, o terrário deve ficar com temperatura entre 24 a 27 °C. Já à noite, entre 20 a 22 °C já é o bastante. Não se esqueça de deixar algum lugar para que ela possa se esconder dentro da casinha.
Alimentação
A aranha de estimação costuma comer animais como grilos, baratas, tenébrios, gafanhotos e até ratos recém-nascidos. Quando adulta, precisa se alimentar pelo menos duas vezes na semana. Já a frequência dos filhotes pode ser determinada por um veterinário.
Muda
Você sabia que assim como as serpentes as tarântulas têm uma época de muda? No caso, essa aranha de estimação troca seu exoesqueleto. Nesse período, ela costuma ficar deitada com a barriga virada para cima. É importante não alimentá-la nem interferir nesse momento.
Viu como é possível ter uma aranha de estimação? Aproveite que já entende tudo sobre esse animal e visite o pet-shop online da Petz. Por aqui, temos tudo que os bichinhos precisam e, se preferir, pode conhecer as nossas unidades físicas. Vale também testar seus conhecimentos sobre pets não convencionais no quiz da Petz TV!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário