Todos nós sabemos que o habitat é o melhor lugar para os animais selvagens viverem. Porém, alguns animais, como sapos, por exemplo, se adaptam bem ao convívio com os humanos. Nesse caso, ter um aquário para sapo bem estruturado é fundamental.
Se você é tutor de um sapo e tem dúvidas sobre como criá-lo corretamente, continue a leitura. Vamos explicar como criar sapo em aquário e o que esse espaço deve oferecer ao animal para a vida dele ser tão interessante e saudável quanto na natureza.
A primeira regra para escolher um sapinho de estimação é nunca optar por uma espécie ameaçada de extinção. Outro ponto importante é não criar sapos venenosos, a menos que você seja um especialista da área.
Se o réptil pelo qual você se apaixonou não se enquadra em nenhuma dessas condições, está liberado para o convívio. O próximo passo é preparar a casa para recebê-lo. Para isso, é necessário definir se você terá um aquário ou um terrário para sapo.
Essa escolha vai depender da espécie do animal, já que, embora ele seja anfíbio, existem sapos que vivem apenas na água. Os representantes dessa característica pertencem ao gênero Hymenochirus. Eles são originários da África, porém criados em cativeiro por muitos anos.
O gênero Xenopus também designa sapos aquáticos. A única diferença é que o tamanho dos animais é muito maior que aqueles do gênero Hymenochirus, podendo chegar até a 15 cm. Essa informação é superimportante na hora de escolher o tamanho do aquário.
Pensando nisso, preparamos um tutorial sobre como montar um aquário para sapo com tudo o que o seu amigo tem direito: esconderijos, areia, pedras e plantas!
Os sapinhos aquáticos não precisam de tanques muito grandes. Considere um aquário com cerca de 30 litros, suficiente para ser compartilhado com até cinco sapos. Depois de escolher o aquário do tamanho ideal, o próximo passo é saber como cuidar de sapo da melhor maneira.
Coloque uma camada de areia não abrasiva e adicione pedras grandes no fundo do aquário para sapo. Porém, atenção! Não coloque cascalhos ou areia mais grossa para o animal não os engolir junto do alimento. Isso pode causar sérios problemas intestinais.
O objetivo é reproduzir o habitat para o seu sapo de estimação não ficar estressado. Então, não economize nas plantas, que servem de esconderijo. Os musgos, as flutuantes e as plantas de caule são alguns exemplos para aquário.
O tamanho da tigela deve ser suficiente para o sapo doméstico nadar, ou seja, deve desempenhar o papel de um lago ou um rio. A tigela deve estar fincada na areia para facilitar o acesso do animal.
A água na tigela não pode vir da torneira, já que esse líquido costuma conter cloro. O correto é deixar a água em um recipiente aberto por um dia, antes de disponibilizá-la para o sapo.
Para criar sapo de maneira que ele fique tranquilo, invista em uma iluminação moderada. Os sapos aquáticos não gostam de luz excessiva por viverem em águas profundas. Então, se a ideia é reproduzir o habitat dessa espécie, deixe-os com pouca luz mesmo.
O ideal é que o aquário tenha uma cobertura, que pode ser uma capa blindada, com travas, ou uma tampa com uma pedra grande em cima. Isso impede que o sapo de estimação salte e corra riscos.
Com o aquário pronto, a próxima preocupação é a alimentação adequada. Do que esse bichinho saltitante se alimenta? Nada menos que vários tipos de insetos, que devem ser oferecidos ainda vivos, no aquário.
Moscas, mariposas, pequenos vermes e grilos são alguns exemplos dos pratos preferidos do sapo. Aqui, vale uma ressalva: caso o animal seja selvagem e rejeite a comida por uma semana, não insista. Solte-o de volta à natureza.
Ser um tutor responsável também inclui abrir mão do bichinho de estimação em prol do bem-estar e da sobrevivência dele. Isso tem ainda mais valor quando se trata de animais selvagens, já que é muito comum eles serem encontrados na natureza e capturados.
Agora que você sabe como montar um aquário para sapo, coloque em prática tudo o que aprendeu. Vá até uma das lojas da Petz para adquirir luminária e outros equipamentos ou produtos necessários para o funcionamento do aquário.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…