Se você já brincou de “Stop” e na hora de escrever um animal com a letra Q inventou uma palavra, somos solidários a você. Afinal, não é fácil responder isso! Então, para nunca mais perder nessa brincadeira, continue nos acompanhando.
Hoje, você vai se surpreender ao saber o nome de animais que não imaginava que começavam com a letra “Q”. Afinal, essa é uma consoante que não é muito utilizada para nomes.
Pode parecer que existe somente um ou outro animal com a letra “Q”, mas a verdade é que são mais bichinhos do que você imagina! A fauna é muito diversificada, e é quase impossível conhecer todos os animais que a compõem.
Então, não é de se admirar que talvez você não saiba o nome de muitos deles. Além de expandir o seu vocabulário, hoje você vai ter um conhecimento maior sobre esses lindos animais! Vamos a eles:
Esse é fácil, não é mesmo? O quati é um animal da fauna brasileira, por isso, você já deve ter ouvido falar dele ou até mesmo visto um. Seu nome vem do tupi e quer dizer “nariz pontudo”.
Ele é um animal que vive em bando e é bastante ativo. Pesa de 3 a 7 kg e tem o corpo alongado pela cauda comprida e tigrada. Tem hábitos diurnos e alimentação onívora. Sua sociedade é matriarcal, e o macho só se junta ao bando em época de reprodução.
O quetzal é uma ave muito bela, originária do México e da América Central. Seu nome vem de um dos dialetos mexicanos e significa “bela pluma brilhante”. Sua beleza e elegância a fez ser vinculada a divindades na cultura desse país.
Esse animal se alimenta de frutas e insetos, mas gosta mesmo é de comer abacate. Vive na copa das árvores, árvores em decomposição e em buracos em troncos feitos por outras aves.
O esquilo quatipuru é o menor esquilo da fauna brasileira. Ele vive nas florestas da Amazônia, em suas árvores mais altas, e se alimenta de frutas e resinas que extrai das plantas.
Esse pequeno mamífero tem hábitos noturnos e pode viver em pequenos bandos ou até mesmo sozinho. Ele é predado por aves de rapina, quatis e cobras. É ligeiro e muito fofinho, como todos os esquilos.
O quelea é uma pequena ave nativa da África. Pesa em torno de 20 gramas e tem aproximadamente 13 centímetros. Vive em grupos e é considerada a espécie de passeriforme mais numerosa do mundo.
É uma ave comum em áreas semidesérticas da África Subsaariana e se reproduz em colônias que podem conter milhões de ninhos. No geral, é monogâmica, e a fêmea costuma botar até cinco ovos. Os filhotes se tornam independentes aos 21 dias de vida.
O pássaro quebra-nozes é da família do corvo, mas ele não é preto como este, e sim marrom-escuro com manchas brancas. Seu bico é forte e não há dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea são iguais. Assim, não é possível distingui-los pela aparência.
Tanto o pai quanto a mãe alimenta os filhotes, que vivem com os pais por muitos meses. As aves se alimentam de pequenos insetos, lagartos, sapos, ovos e filhotes de outros pássaros.
Talvez você já tenha ouvido falar nesse animal com a letra “Q”. O queixada, também conhecido como porco-do-mato, recebeu esse nome pelo hábito que possui de bater o queixo forte e insistentemente quando se sente acuado.
É um mamífero extremamente agressivo. Possui grandes presas que ficam para fora de sua boca, mas, apesar dessa aparência toda, é considerado um animal frugívoro (que se alimenta de frutas). Também pode comer sementes, larvas de insetos e minhocas.
Com esse nome, é de se pensar que se trata de um animal grande e violento, capaz de quebrar ossos com uma patada. Mas não é nada disso! O quebra-ossos é uma ave da família dos abutres.
Ele quebra os ossos, deixando as carcaças que pega caírem de grandes alturas. Sua intenção é comer os fragmentos dos ossos. É uma ave de hábitos diurnos, possui penas nas cabeças, e sua cor muda com o tempo.
O quoll é um mamífero marsupial, também chamado de gato-tigre. Ele se alimenta de pequenos animais, como coelhos, pássaros, patos, coalas e cobras, além de carcaças de cangurus, dingos e bovinos.
Esse animal com a letra “Q” possui gestação de três semanas, e os filhotes ficam na bolsa da mãe em torno de sete semanas. Eles se tornam adultos com um ano de idade. Vivem até os quatro ou cinco anos de idade.
O quero-quero também é famoso! Essa ave é bastante territorialista e ataca qualquer um que se aproxime de seu ninho. Você já deve ter visto o casal em campos abertos e gritando para os supostos inimigos.
Os filhotes são muito resistentes e capazes de sair do ninho tão logo os ovos eclodem. O casal pode se fingir de ferido para atrair a atenção para si caso os filhotes sejam ameaçados. Essas aves são carnívoras e se alimentam de minhocas, pequenos insetos e crustáceos.
Agora, você já pode brincar de “Stop” e escrever o nome de um animal com a letra “Q” sem pestanejar! Se você gostou desse tema, fique de olho no blog da Petz, temos muitos assuntos interessantes para você ler e aprender!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…