A natureza é encantadora e tem muitas formas de se mostrar. Há seres muito conhecidos, enquanto outros são mais misteriosos. Por isso, o texto de hoje será sobre os animais sésseis!
Você sabe que animais são esses? É possível que já tenha visto um, ou ouvido alguém falar sobre eles. São seres fabulosos e instigantes. Continue a leitura e aprenda mais sobre esses seres!
O que são animais sésseis? São os que não se mexem sozinhos, vivendo presos a um substrato por toda a vida. Por isso, também são chamados de imóveis. Eles são seres simples, biologicamente falando, pois suas estruturas são básicas.
Isso significa que essas espécies não têm órgãos ou tecidos complexos. Seus procedimentos fisiológicos também são muito simples: basicamente, eles têm apenas processos de alimentação e de reprodução.
Porém, apesar da simplicidade, os animais sésseis são extremamente importantes para o ambiente em que vivem. Eles são exclusivamente aquáticos e podem viver em grupos, chamados de colônias, ou isolados — um indivíduo sozinho.
Como dito acima, esses animais são exclusivamente aquáticos. Eles podem ser encontrados tanto na água doce quanto na salgada. Os seres sésseis fixam-se em rochas, peixes, baleias, conchas, bancos de areia ou corais.
É comum também ver esses pequenos seres em cascos de navios. Além disso, embora seja mais raro, alguns animais sésseis podem fixar-se até mesmo nos cascos de tartarugas.
Pode parecer, falando assim, que esses animais são parasitas. Porém, na verdade, eles não são! Por isso, não prejudicam de forma alguma a vida de seu hospedeiro, com exceção das cracas nas tartarugas. O máximo que pode acontecer é a colônia ficar muito pesada.
Sabia que, atualmente, não são muitos os exemplos de animais sésseis que ainda existem no mundo? Isso ocorre devido à sua simplicidade e à extrema dependência por outros organismos.
Como exemplos desses animais, podem ser citados os mexilhões, as colônias de poliquetos sésseis e as cracas, que são crustáceos imóveis. Se você está se perguntando se esponjas são animais sésseis, sim, você acertou! Os poríferos fazem parte desse grupo.
Como os animais sésseis fazem para se alimentar? É meio difícil de imaginar como os seres que vivem presos em alguma coisa conseguem comer. Porém, se você lembrar que eles vivem em ambientes aquáticos, vai adivinhar rapidinho!
Eles comem tudo que esteja dissolvido ou presente na água em partículas. Alguns são até capazes de capturar pequenos seres, como peixes e crustáceos. É o caso, por exemplo, das anêmonas, que “abraçam” as presas com seus tentáculos.
Você se lembra do filme Procurando Nemo? Nele, o peixe-palhaço vive dentro de uma colônia de anêmonas, pois é imune ao seu veneno. Outros peixinhos, no entanto, não têm a mesma sorte e acabam ficando paralisados nos tentáculos, sendo capturados.
A reprodução dos animais sésseis é um pouco bagunçada. No caso dos poríferos, ela pode ocorrer tanto de forma sexuada quanto assexuada. Como isso é possível? A maioria das esponjas é hermafrodita!
Sendo assim, na reprodução sexuada dos poríferos, ocorre a autofecundação. O animal também pode liberar gametas na água, que vão parar em outra esponja, fecundando-a. Isso gera uma larva com flagelos que se fixa em outro substrato, dando origem a outra esponja.
Há, também, a possibilidade de os poríferos reproduzirem-se por fragmentação, quando um pedaço dele se quebra e forma outro animal. O brotamento é outro processo possível, como acontece com as plantas. Um novo broto surge e dá origem a um novo ser. Essas formas de reprodução são assexuadas.
Agora, a ideia é conhecer um pouco mais sobre os corais, que são estruturas muito impressionantes e importantes para o ecossistema geral. Eles são pequenos animais sésseis conhecidos como pólipos.
Os corais são muito famosos, tanto pela sua beleza quanto pela sua importância para o ambiente marinho. Nascedouro de muitas outras espécies de animais, eles formam belíssimas colônias coloridas que são chamadas de recifes.
Os recifes podem ter quilômetros de extensão. Cada indivíduo é oriundo da reprodução assexuada de outro. Isso quer dizer que eles são todos geneticamente iguais! É praticamente um recife de clones!
Porém, assim como as esponjas, os corais podem se reproduzir de forma sexuada. Pelo mesmo processo, ocorre a formação de uma larva que irá se fixar em outro local e formar sua própria colônia.
Agora que você já conhece sobre os animais sésseis, saiba que, nas lojas da Petz, há espécies desses seres para seu aquário marinho! Visite uma unidade e aproveite para deixar sua casa mais linda e colorida!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…