Saiba mais sobre alguns animais que vivem debaixo da terra!
Publicado em 11 de agosto de 2021Tempo de leitura: 5min
Você sabe quais são os animais que vivem debaixo da terra? Esses bichinhos têm hábitos voltados para essa convivência subterrânea. Eles só vêm para a superfície em determinadas ocasiões, por isso, cada um tem um corpo adaptado para a sobrevivência.
A equipe do Blog da Petz montou uma lista com algumas espécies de animais que vivem debaixo da terra. Vamos explicar um pouco sobre cada um desses bichinhos, contando como é o dia a dia nesse mundo tão diferente do nosso. Continue lendo!
Toupeira: a escavadora cega
Categorizada como um mamífero, a toupeira é um animal bem pequenino. Uma das principais características dela são os olhos bem menores e cobertos por uma camada de pele. Isso acontece, pois ela tem os outros sentidos muito mais desenvolvidos e não precisa da visão para viver no subterrâneo.
Embora pequenas, as patas possuem garras que as tornam verdadeiras escavadoras. A toupeira pode fazer galerias de até 1,5 m de comprimento. Essa facilidade vem das mãos invertidas, ou seja, de cima para trás. Esse animal passa quase todo o tempo enterrado, então é raramente visto na superfície.
A toupeira é um animal com hábitos diurnos e noturnos, ou seja, dorme, come e escava em tempos iguais, a qualquer momento. A alimentação é feita basicamente com minhocas, mas ela aprecia raízes, frutas, pequenos roedores, entre outros. Também possui uma saliva paralisante, que permite armazenar a presa ainda viva.
Minhoca: a produtora de adubo natural
A minhoca é um dos animais que vivem debaixo da terra conhecido por todos. Esse bichinho tem um corpo cilíndrico, cheio de anéis e cerdas, que ajudam a locomoção. O formato ajuda a cavar túneis, que circulam melhor o oxigênio e retêm água.
Esse animal é um produtor de húmus, uma substância orgânica que serve como um adubo natural para a terra. Por dia, ela produz uma quantidade que equivale ao próprio peso. Esse processo é feito por meio da decomposição de restos de vegetais e matérias mortas.
Esse é um dos animais que vivem debaixo da terra com hábitos exclusivamente noturnos, ou seja, se alimentam e reproduzem durante a noite. Além disso, a minhoca não tem um sistema visual nem auditivo. As sensações são transmitidas por pequenas células sensoriais, que captam estímulos do ambiente onde está.
A minhoca é um animal hermafrodita, ou seja, possui os órgãos femininos e masculinos — uma das características mais conhecidas dela. Porém, a reprodução é feita de forma cruzada, com troca de espermatozoides entre duas delas. Além disso, possui habilidade de regeneração e respiração cutânea.
Escaravelho: o levantador de pesos
Você já ouviu falar sobre o escaravelho? Este inseto é muito conhecido por se alimentar de excrementos. Todo esse processo é feito com a ajuda de fortes patas, que conseguem juntar esse material em pequenas bolas e a empurrá-lo por todos os lugares. Além disso, ele tem um corpo em tons metálicos muito impressionantes.
Eles são caracterizados como animais que vivem debaixo da terra, pois conseguem cavar galerias para guardar as bolinhas. Depois de acumular uma quantidade grande, os escaravelhos se alimentam de um líquido que sai desse excremento.
Quando vão se reproduzir, utilizam as bolas de excremento como uma espécie de ninho para os ovos. O material juntado cria um ambiente bem saudável para o crescimento das larvas, que, futuramente, realizarão uma metamorfose e se tornarão novos escaravelhos.
Formiga: organização e dinâmica no subterrâneo
Quando pensamos em animais que vivem debaixo da terra, imediatamente lembramos da pequenina formiga. A sociedade subterrânea delas é construída à base da hierarquia e da competição entre os membros de diferentes castas, grupos selecionados naturalmente.
O mais interessante é que a sociedade formada por esses animais que vivem debaixo da terra funciona como um só organismo, ou seja, todos trabalham juntos e têm um líder, a rainha. Essa figura é muito importante, pois é vista como o coração da comunidade. Se algo acontece a ela, todo o formigueiro entra em colapso.
Cada membro dessa sociedade tem uma função específica. Algumas formigas são responsáveis pelas larvas, outras pela construção das grandes galerias, enquanto existem aquelas que caçam. Os espaços que elas constroem são feitos para armazenar alimentos e proteger os ovos.
Cobra-cega: o anfíbio com nome de réptil
A cobra-cega é um bicho que vive debaixo da terra com características muito diferentes das xarás do mundo dos répteis. Ela recebe esse nome por causa do corpo em forma de um cilindro, que não possui nenhum membro. Também pode ser nomeada como cecília.
Ela é um anfíbio que não possui patas. Além disso, é um animal fossorial, ou seja, passa a maior parte da vida no subterrâneo. Por isso, possui olhos de um tamanho bem menor, pouco utilizados. Para se orientar num ambiente tão escuro, ela tem receptores táteis entre as narinas e os olhos.
Geralmente, a alimentação é carnívora. Tem preferência por animais invertebrados, como minhocas e formigas, por exemplo. A fecundação dos ovos é feita internamente, junto a uma camada de gordura acumulada pela fêmea, que serve de alimento para os filhotes.
Os animais que vivem debaixo da terra são muito interessantes, certo? Agora, você entende tudo sobre alguns deles! Aproveite que está no blog e visite nosso pet shop on-line! Na Petz, temos vários produtos para os bichinhos de estimação. Se preferir, você pode conhecer uma de nossas lojas físicas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário