Se a sexta-feira é 13 ou é época de Halloween, os animais pretos ficam mais expostos a maus-tratos. Embora a crença de que esses bichinhos deem azar seja um mito da Antiguidade, ainda há pessoas que aproveitam a data para ferir os pets dessa cor. Sendo assim, é importante ressaltar que a história é apenas uma crendice popular.
Quem sofre ainda mais nessas épocas do ano é o gato preto. Caso você evite passar embaixo de escadas ou cubra os espelhos nessas datas, entenda: a única coisa que esse felino vai te dar é carinho e amor. Quer saber mais sobre o assunto e como ajudar a proteger os bichanos? Continue conosco que vamos te explicar.
Você com certeza já ouviu que a sexta-feira 13 é um dia complicado. As explicações para a associação do número à má sorte são diversas, cada uma com uma origem diferente.
Há relatos históricos, como a crucificação de Jesus Cristo, que teria acontecido em uma sexta-feira e que contava com 13 convidados. Há explicações mitológicas, como a reunião em que Odin juntou 12 divindades. A 13ª, o deus Loki, foi de penetra ao encontro e tumultuou o ambiente.
Quem gosta de cinema também conhece a história de uma das maiores marcas da sexta azarenta. É o Jason, da sequência de filmes de Sexta-feira 13. O personagem costumava aterrorizar os visitantes do acampamento de Crystal Lake sempre no melhor dia da semana: a sexta.
Deu para perceber que as pessoas não costumam fazer boas associações com essa data, né? Mas o que o nosso amiguinho felino tem a ver com isso? Vamos entender melhor essa história.
Essa história começou na Idade Média, por isso, acabou sendo repetida por várias gerações. No entanto, isso não passa de um mito carregado pelo felino por conta de seus hábitos noturnos.
Nesse período, uma das coisas que se dizia era que os gatos eram bruxas disfarçadas. Por isso, cruzar com um na rua era o suprassumo do azar. Também acreditava-se que o bichano tinha pacto com o demônio por gostar da noite.
A situação era ainda pior se o gato fosse preto. Isso porque o felino de cor negra era associado às trevas. Imagina só se um bicho tão fofinho estaria de acordo com as forças do mal. Quem tem um em casa nem acredita que pensaram nisso, não é mesmo?
Para você ter uma ideia, a história foi ainda mais longe. No século 15, o gatinho foi incluído na lista de perseguidos pela Inquisição. O grupo promovia campanhas contra bruxarias e costumes que eram considerados fora do padrão. Não era fácil ser um gatinho lindo e fofinho nessa época.
Depois de tanta história bizarra associada ao bichinho, é fácil entender porque dizem que gato preto dá azar. No entanto, como você pôde ver, essas superstições estão relacionadas a explicações que o ser humano busca para seus próprios medos ou atitudes, além de muitas histórias. Então, que tal nós começarmos a mudar esse conceito?
Nem toda a história dos gatos está ligada a algo ruim. Os egípcios, por exemplo, tratavam os bichanos como eles merecem de verdade, ou seja, como deuses. É só reparar como eram os formatos das esfinges: todos com a cara felina na frente.
Todo esse respeito com os gatinhos começou quando o povo do Egito percebeu que eles ajudavam a combater os ratos. Os roedores infestavam a região e, assim, acabavam com as plantações e espalhavam doenças. Caçadores natos, os felinos conseguiram colaborar para diminuir a população dos inimigos egípcios.
Embora seja fruto da imaginação, manter esse tipo de crença é muito ruim para os pets. Toda vez que o dia 13 cai em uma sexta-feira, as entidades ligadas aos animais precisam intensificar os cuidados. Devido ao mito criado acerca dos bichinhos, muitas pessoas acabam adotando os animais pretos para cometer crueldades.
Por isso, as baias do Adote, as ONGs protetoras e as entidades de defesa animal realizam uma força-tarefa. O objetivo é alertar para que animais pretos não sejam doados nessa data. Assim, diminui-se o risco de um bichinho ser adotado para atos ilícitos.
Em primeiro lugar, é preciso orientar as pessoas que mantêm qualquer tipo de superstição. Compartilhe a realidade: ter animais pretos ou cruzar com eles em qualquer data só vai te trazer alegrias.
Mostre que os gatos pretos fazem parte da sua família. Se você tem um amiguinho desses em casa, aproveite para postar nas redes sociais. Desse modo, os supersticiosos de plantão vão ver que falta de sorte e felinos não combinam.
Por fim, ao ver qualquer ato de violência ou maus-tratos com qualquer animal, você deve denunciar, pois isso é crime. A Lei 9605/98 Art. 32 diz: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos tem pena de três meses a um ano e multa”.
Viu como os animais pretos e a falta de sorte não têm nada em comum? Quer saber mais sobre felinos ou qualquer outro bichinho de estimação? Visite o blog da Petz! Lá você encontra tudo sobre os nossos bichinhos de estimação. Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…