A natureza é cheia de mistérios e surpresas. Há uma grande variedade de seres, que são separados por características físicas e fisiológicas. Algumas espécies de animais invertebrados são surpreendentes!
Esse grupo de seres tem inúmeras espécies, compondo a maior parte do reino animal. Então, venha conferir o que são animais invertebrados e quais são os mais famosos!
A natureza é complexa e muito pluralizada! Para facilitar o estudo dos diversos seres vivos, foi feita uma divisão em muitas categorias. Isso auxilia a classificação das espécies.
O termo “invertebrado” já é bastante sugestivo: esse grupo de animais não tem coluna vertebral nem crânio. Por isso, esses seres são conhecidos como “molengas” e macios. Contudo, nem todos são assim!
Os animais invertebrados estão presentes em todos os ecossistemas, como oceanos, florestas e desertos. Eles se adaptam a diversos climas. Sabia que é possível encontrá-los no dia a dia?
O grupo dos invertebrados pode ser dividido com base em algumas características específicas dos animais. Nessa categorização, estão moluscos, aracnídeos, crustáceos, equinodermos, artrópodes etc.
As principais características dos animais invertebrados são a ausência de coluna vertebral e de crânio, como já dito. Eles também têm muitas outras peculiaridades e complexidades. Confira a seguir!
Agora, você já sabe o que é invertebrado. Esses animais têm um organismo muito funcional que exerce as funções vitais de alimentação, locomoção, reprodução e defesa, produzindo até mesmo venenos.
Na biologia, esse grupo de seres sem coluna vertebral é dividido em diferentes filos, conforme algumas características específicas. A seguir, você conhece alguns exemplos de animais invertebrados!
Esse é o grupo das esponjas-do-mar. O nome “porífero” remete a poros, indicando os “buraquinhos” no corpo desses seres. Também chamados de espongiários, eles são animais aquáticos, especificamente de água salgada. Eles se alimentam de pequenos organismos por meio da infiltração.
Os cnidários também são aquáticos, sendo divididos em dois grupos. Os pólipos, como corais e anêmonas, têm o corpo cilíndrico e são fixos. Já as medusas são animais de vida livre e com tentáculos, como as águas-vivas.
Os artrópodes são o maior grupo dos animais invertebrados. A característica mais marcante desse filo é a presença de um exoesqueleto: um esqueleto externo que protege e oferece sustentação.
Os animais desse grupo têm patas articuladas, ou seja, elas podem dobrar. Os artrópodes são muito comuns no dia a dia humano. Quer saber quem faz parte desse filo? Insetos, aracnídeos, crustáceos e muito mais.
Os moluscos são o segundo maior grupo de invertebrados: a variedade de espécies é muito grande! Eles têm corpo mole. Os caracóis, os mariscos e as ostras têm uma concha externa para proteção; já as lulas têm uma interna. Os polvos não apresentam esse tipo de estrutura.
A famosa minhoca é um exemplo de animal invertebrado que faz parte do grupo de anelídeos. A principal característica é a divisão do corpo em anéis! Além disso, esse filo tem sistema respiratório, circulatório e digestivo.
Os nematelmintos (ou nematódeos) são vermes de corpo cilíndrico ou fusiforme que podem parasitar tanto animais quanto seres humanos, causando verminoses. Eles têm os aparelhos circulatório e digestório completos, incluindo boca e ânus. Há mais de 10 mil espécies. Entre elas, a lombriga é uma das mais conhecidas.
Os platelmintos são vermes achatados que parasitam seres humanos e animais. Eles podem estar presentes em ambientes aquáticos e terrestres. Além disso, não possuem aparelho digestório completo — têm somente a boca, por onde comem e defecam. Esse filo tem cerca de 15 mil espécies.
Os equinodermos são animais marinhos com um endoesqueleto formado por placas calcárias bem rígidas. Esses animais têm um sistema complexo, incluindo canais de água que formam seus “pés” para locomoção. O ouriço-do-mar e a estrela-do-mar são exemplos conhecidos.
Você viu que há várias espécies de animais invertebrados com diferentes tamanhos e características. Apesar de eles não terem coluna vertebral, não são sensíveis nem frágeis! A lula-gigante, por exemplo, é a maior de todo esse grupo: ela pode atingir até 18 m de comprimento!
Por outro lado, também há os invertebrados pequeninos que realizam grandes façanhas. A pulga salta cerca de 50 cm de altura! Já uma espécie de platelminto pode viver até 25 anos. Por fim, há vários vermes microscópicos.
O mundo animal é realmente fascinante, não é? Os animais invertebrados são muito interessantes! Se você gosta de ler sobre esse assunto, acesse outros artigos do blog da Petz e confira várias outras curiosidades sobre o reino animal!
O tutor de um animal deve estar preparado para lidar com várias situações. Uma das…
O nome dessa flor vem do grego e significa “flor de ouro”. Ao parar para…
Você já conhece o programa de afiliados Parceiro Petz? O serviço foi criado pela Petz,…
Ganhou uma planta, mas não faz ideia de qual é ou como cuidar dela? Ou…
Ensinar o cão a fazer xixi e cocô no local apropriado é uma tarefa que…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Imagine esta cena: você põe a comida na mesa,…