Já parou para pensar na quantidade de animais que temos na nossa fauna? Entre mamíferos, animais com penas, répteis e peixes já são milhares de espécies. E olha que nem citamos cada uma das classificações e separações existentes!
Nossa fauna é um prato cheio para curiosos e estudiosos. São muitas cores, hábitos e animais que ainda precisam de popularização fora do ambiente acadêmico. Aos poucos, vamos apresentando aqui a nossa variedade — não só no Brasil, mas também no mundo.
Hoje, nosso papo vai ser sobre animais com penas que podem ser encontrados no Brasil: sendo originários ou não daqui. Extravagantes, elegantes, pequenos ou discretos. Confira!
Exuberante, colorido e com penas famosas e que se abrem em um leque: não poderíamos nos referir a outro animal senão o pavão. É uma ave da família dos faisões, mas com certeza chama muito mais a atenção.
Essa é uma das espécies de animais com penas que apresentam uma personalidade calma, apesar do tamanho. No entanto, há quem o aponte como animal misterioso.
Natural da Índia, o pavão costuma abrir as lindas penas como um cortejo para impressionar as fêmeas — e funciona! Mas como são vários machos, na época do acasalamento. O ambiente acaba se tornando hostil, e brigas são comuns entre animais do sexo masculino.
Apesar de ambos os sexos do pavão terem as famosas penas, há diferenças. O “leque” do macho costuma ter mais penas, ser mais vistoso e de cores mais fortes. Já as fêmeas sustentam penas mais discretas e com volume menor, embora sejam igualmente incríveis.
Essa espécie pode medir entre 1,5 metro (fêmea) e 2 metros (macho). Já os pesos variam entre 4 e 5 quilos. Com certeza você deve ter imaginado que era mais que isso, não é?
Não poderíamos falar em exuberância sem citar o flamingo. Mas essa espécie existe no Brasil? Existe, sim, mas muita gente não sabe ou não viu.
Ela é uma das espécies de aves silvestres e migratórias. Em período de reprodução, é comum encontrá-la na América do Norte, Antilhas e região norte do Brasil, mais especificamente no Amapá. No entanto, já foram registradas aparições de flamingos em outros estados, como: Bahia, Ceará, Pará, Sergipe e até no sudeste.
Famoso por ser a ave rosa que anda em bando, sua beleza faz com que o flamingo ganhe destaque entre os animais com penas. A plumagem, o bico avermelhado e as pernas longas dão um charme especial ao desfile à beira d’água.
Recentemente, a ave entrou para a lista de animais ameaçados de extinção aqui no país. A causa vem, principalmente, do uso das lagunas para cultivo de arroz, retirando o animal do seu habitat. Além disso, a caça predatória e captura dos ovos agravam a situação.
Os flamingos medem cerca de 120 centímetros e as fêmeas são menores que os machos. O diferencial nessa espécie é que, na reprodução, os dois sexos costumam se revezar na incubação dos ovos durante 28 dias. Os filhotes nascem de cor cinza e podem demorar até 3 anos para adquirir a pelagem cor-de-rosa.
O pato, por sua vez, está na lista de animais com penas e de vida aquática mais comuns no mundo. Eles são encontrados em todas as regiões e fazem a migração constante para encontrar locais com temperaturas mais agradáveis.
Da mesma família de ganso e do cisne, os patos possuem corpos robustos e pelagem macia. Mas não se engane: essa espécie não é a mesma coisa que um marreco. A confusão é comum, mas as diferenças físicas são evidentes.
As patas do animal ficam atrás do corpo, o que facilita muito a vida dele na água. No entanto, a espécie também é muito eficiente no ar e consegue voar longas distâncias.
Outro dos animais com penas mais famosos no país é a galinha. Muito conhecida pela criação doméstica, é uma ave de bico pequeno, crista avermelhada, asas curtas e pernas cheias de escamas.
Um destaque da galinha é que, embora seja ave, ela não voa. Isso aconteceu por evolução natural, já que ela começou a encontrar o próprio alimento no chão e sem a necessidade da fuga de predadores durante essa busca por comida. No entanto, elas conseguem dar impulsos e alcançar até 10 metros de altura.
Esse animal pode comer restos de torradas, migalhas de pão, cascas de alimentos e folhas de vegetais como cenouras e rabanetes. É uma criação tranquila, e a comida pode ser colocada no chão pelo criador porque as galinhas vão encontrar e comer quando sentirem fome.
Durante o período reprodutivo, a galinha consegue botar entre 13 a 20 ovos ao longo dos dias. A quantidade varia e depende da genética do animal.
Não poderíamos falar de animais com penas no Brasil sem citar o pombo, não é? As aves simpáticas, que fazem barulhos característicos, têm corpos redondos e pescoço e cabeça menores. Podem ser animais pequenos, de 15 centímetros, mas também podem atingir mais de 80 centímetros, a depender da espécie.
Conseguem voar longas distâncias. Nesse processo de migração, a alimentação desses animais com penas é bem simples: baseada em sementes. Isso significa que elas podem encontrar comida com facilidade em diversos lugares por onde vivem.
Claro, elas também dividem o espaço amistosamente com os humanos — especialmente em praças, onde podem encontrar comida, água em fontes construídas pelo homem e sol.
Fora a galinha, esses não são animais com penas que você pode criar em casa. Já falamos sobre várias aves que é possível ter em casa. Quando você adota um pet, é importante sempre oferecer o melhor, não é? Aqui, na Petz, tem de tudo para cuidar muito bem do seu melhor amigo. Conheça e aproveite!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…