As características de cada espécie animal, sejam físicas ou fisiológicas, permitem que eles vivam em seu habitat natural, se alimentem, busquem suas presas, atraiam o sexo oposto e até se protejam. Esse é o caso dos animais com chifre, por exemplo.
Entre tantas espécies existentes, é difícil elencar quais animais com chifre são os mais interessantes. Confira, neste texto, dez belíssimas espécies: das mais comuns às mais exóticas!
Antes de conhecer alguns animais que têm chifres, é interessante saber como é essa estrutura tão importante para a sobrevivência dos animais. Isso porque, na maioria das vezes, o chifre é usado para o animal se defender, portanto, precisa ser bem resistente.
Os chifres dos animais são uma extensão do osso frontal da cabeça e são cobertos por queratina. Essa estrutura é rígida para que os animais possam enfrentar outros machos na disputa por fêmeas ou para proteger seu território. Geralmente, animais que têm esse tipo de comportamento possuem chifres mais espessos.
Porém, também há bicho com chifres finos e mais frágeis, que podem ser utilizados para conseguir alimento do alto das árvores e retirar galhos ou qualquer outro obstáculo do caminho. Os chifres também podem ser o elemento que atrai o sexo oposto para acasalar.
Embora o senso comum chame todas as estruturas acima da cabeça de chifre, alguns animais possuem cornos. Os cornos são estruturas permanentes e que não se regeneram, ou seja, se ocorrer algum acidente e o animal perder o corno, não crescerá outro. Os bovinos, caprinos e bisões são exemplos.
Há, ainda, cornos formados somente por queratina, e não por ossos. É o caso do corno do rinoceronte. Já os chifres são estruturas vascularizadas, geralmente ramificadas, e podem ser substituídas por outras. Aliás, muitos animais perdem os chifres para nascer um novo e mais forte, como os cervos, renas e alces.
Ainda que os chifres e cornos exerçam a mesma função e sejam visualmente semelhantes, são estruturas diferenciadas quanto à sua formação anatômica. Agora que sabe a diferença entre eles, conheça alguns animais com chifre!
Apesar de verdadeiramente possuir corno, o mais conhecido de todos os animais não poderia ficar fora dessa lista: o touro! O corno desse animal pode apresentar variações de tamanho e formato de acordo com a raça, sendo o corno reto ou levemente voltado para trás o mais frequente.
Esse mamífero tão espetacular é dono de um chifre de formato único e que se renova a cada ano. As fêmeas possuem o chifre menor do que os machos, que o utilizam principalmente para disputar uma companheira com outro macho.
O búfalo é um dos animais com chifres grossos mais populares. Para essa espécie, a espessura do chifre faz toda a diferença, pois esses animais dão “cabeçadas” quando há uma desavença com um rival. Seu chifre, aliás, possui duas camadas de estrutura óssea, conferindo mais resistência durante a briga.
O carneiro é um animal muito conhecido, mas seu chifre pode ser bem diferente entre uma raça e outra. Há raças de animais com chifre pequeno, grande, enrolado, reto, direcionado para cima, para baixo, etc.
As girafas são animais com chifres pequenos, mas que nem sempre são notados, pois são cobertos por pelo. Por meio do chifre da girafa, é possível estimar se o animal é macho ou fêmea e qual é a sua idade.
Já entre os animais com chifres grandes está a palanca. Além de enorme, a estrutura é curvada para trás. É um animal em risco de extinção, pois é constantemente vítima de caçadores, que levam seu chifre como prêmio.
O ibex é um animal com chifre muito longo, chegando a dar voltas. Ele pertence à família dos carneiros e vive em regiões áridas de Israel, Egito, Paquistão, Arábia Saudita e Sudão.
O chifre do Kudu apresenta um formato longo, levemente tortuoso e voltado para cima. Esse e outros animais com chifre são estimados em algumas culturas para utilizar os chifres como cornetas ou shofar (instrumento de sopro).
Pode parecer estranho, mas existe uma espécie de cobra com chifre: a víbora-de-chifres. Como esse animal vive no deserto do Oriente Médio, os chifres funcionam como um “boné” para fazer sombra nos olhos e facilitar a visão sob o sol.
O mais famoso dos animais com chifre enrolados é o Makhor, ou Cabra falconeri, como também é conhecido. Além de enrolados, seus chifres são longos, podendo chegar a um metro de comprimento.
Os bovinos da raça longhorn, que em inglês significa “chifre grande”, são os animais com os maiores chifres já registrados. Bucklehead é o boi dessa raça recordista mundial, com um chifre de 3,35 metros de ponta a ponta.
Espécies de animais com chifre estão espalhadas por todo o mundo, e cada uma apresenta um formato, tamanho e utilidade, de acordo com as necessidades de sobrevivência da espécie. Se quer conhecer outras curiosidades sobre os animais, não deixe de conferir o blog da Petz.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…