Catalogar nomes de espécies é divertido, além de ser uma ótima forma de adquirir conhecimento. Por isso, no artigo de hoje, unimos diversão e informações sobre a natureza em uma lista de animais com a letra “Q”.
As curiosidades sobre os animais com a letra “Q” incluem o habitat, a forma de vida e, é claro, a beleza dos bichinhos. Continue com a gente e descubra mais sobre essa fauna peculiar!
Iniciando o nosso catálogo com a letra “Q”, trazemos o quati. Esse mamífero, parente do guaxinim, é nativo das Américas e vive principalmente nos Estados Unidos e no sul do continente.
O animal de pelo marrom chama a atenção graças ao focinho comprido e cauda longa. A espécie tem hábitos sociáveis, vivendo em grupos formados por fêmeas, enquanto os machos vivem sozinhos. Pode medir até 1,36 m e pesa, em média, 14 kg. O quati se alimenta de pequenos animais.
Continuando a nossa lista de animais com a letra “Q”, a queixada é outro mamífero encontrado no continente americano. Conhecida também com porco-do-mato, destaca-se pela pelagem, que lembra um topete.
É considerado um animal de médio porte, já que pesa em torno de 40 kg e possui aproximadamente 55 cm de comprimento. Uma característica interessante da queixada é o hábito de bater o queixo, costume que originou seu nome.
Talvez você não o reconheça pelo nome, mas o quetzal é considerado por muitos observadores a ave mais bonita do mundo. O pássaro da família dos trogonídeos possui uma plumagem bem colorida, com penas verdes reluzentes, peito e barriga vermelhos e asas inferiores pretas.
Originário da América Central e México, o quetzal já foi visto como uma espécie sagrada, exercendo forte importância cultural em alguns países. Um exemplo é a Guatemala, onde é considerado símbolo nacional e deu origem ao nome da moeda local.
O quero-quero é um pássaro que vive nas Américas do Sul e Central e faz parte do folclore de vários povos. Dessa forma, é símbolo do Uruguai e do Rio Grande do Sul, já fez parte de lendas, transformou-se em personagem literário e foi até nome de lojas!
A bela ave mede em torno de 38 cm de comprimento e possui uma plumagem preta, branca e cinza. É também um animal territorialista, que prefere passar a maior parte do tempo na terra.
Mais uma ave para compor a nossa lista de animais com a letra “Q”! Agora é a vez do quebra-ossos, uma ave de rapina conhecida como abutre-barbudo. O pássaro é conhecido pela plumagem encorpada que possui no pescoço, característica que inspirou seu nome.
Originário da Ásia, Europa e África, destaca-se pela dieta peculiar, que inclui ossos, além de outras partes da carcaça de animais. É uma ave de grande porte, com até 3 m de envergadura e 13 kg.
O quiriquiri, ou falcão-americano, também é uma ave de rapina, com plumagem cinza-azulada ou marrom-avermelhada. Vive em todo o continente americano, sendo a espécie de falcão mais comum no Brasil.
Alimenta-se principalmente de insetos e pequenos vertebrados, que gostam de caçar em desertos, pastagens e pradarias. É um pássaro relativamente pequeno, que mede aproximadamente 27 cm e pesa entre 85 e 140 g.
Esse mamífero de origem australiana também pode ser encontrado na Nova Guiné e na Tasmânia. O quoll é um predador com 76 cm de comprimento, pelagem cinza e manchas brancas.
Também chamado de gato-marsupial, o animal está no topo da cadeia alimentar do ecossistema em que vive. Apesar disso, é uma espécie ameaçada, que corre risco de extinção e vive em áreas protegidas em algumas regiões, como a Austrália.
Outro pássaro de nome curioso, o quebra-nozes é encontrado na Ásia e na Europa, principalmente nas florestas montanhosas. Assim, é visto com frequência nos Alpes Suíços, Escandinávia, Polônia, Sibéria, China e Japão. O animal foi batizado dessa forma devido ao seu bico em forma de cinzel, usado para abrir castanhas.
Com envergadura de aproximadamente 58 cm e comprimento de 38 cm, é classificado como um pássaro de tamanho médio. Apresenta uma plumagem marrom-escura, com pequenas manchas brancas e bico longo. Uma curiosidade é o comportamento dos casais, que ficam juntos por toda a vida no mesmo território.
Por último na nossa lista, o quelea, espécie de ave mais abundante no mundo. Estima-se que existam mais de 1 bilhão de indivíduos concentrados no continente africano. O pássaro vive em lugares semidesérticos, como savanas, sendo visto em grande número durante o período reprodutivo.
Com apenas 12 cm, o animal é conhecido por conta do bico vermelho, que originou outro nome: tecelão-de-bico-vermelho. Na verdade, essa é outra característica que tornou a ave conhecida, já que é uma espécie de pássaro tecelão, com bico forte e cauda curta.
Gostou de conhecer as principais curiosidades e características dos animais com a letra “Q”? Além de continuar acompanhando mais conteúdos criativos aqui, no blog, não deixe de conferir o site da Petz. Lá você encontra tudo o que o mascote precisa, como rações, vitaminas e acessórios. Acesse agora e conheça todos os produtos!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…