Já chegou a se perguntar “alcateia é coletivo de quê”? Esse é um questionamento normal para quem está aprendendo o coletivo das palavras ou curioso sobre a vida animal. Afinal de contas, há quem diga que as alcateias são sinônimos de “sociedades ideais”.
Mas vamos à resposta para essa pergunta! Alcateia é o coletivo de lobos; ou seja, é um termo usado para se referir a um grupo de lobos que vivem, caçam, comem e dormem juntos. Interessante, não é mesmo?
Agora você já sabe o que é alcateia; para entender por completo o que envolve essa estrutura “familiar”, leia o conteúdo abaixo. A seguir apresentaremos algumas informações interessantes sobre como funciona esse conjunto de lobos e várias curiosidades. Vamos lá!
Se você em algum momento já se perguntou “alcateia é coletivo de quê?”, também deve ter tido a mesma dúvida sobre matilha. Afinal, é comum, mesmo que teoricamente incorreto, que esses dois coletivos sejam usados como sinônimos.
Para ajudar você a tirar essa dúvida, vamos explicar o que é matilha. Trata-se, na verdade, de um grupo de cachorros; ou seja, a ideia é a mesma de alcateia, mas as espécies são diferentes.
Assim, quando for se referir a uma alcateia de lobos, lembre-se dessa diferença para arrasar usando os seus conhecimentos sobre o reino animal!
Muitos pesquisadores já dedicaram um tempo à pesquisa de uma alcateia. Isso, porque a maneira hierárquica que os lobos usam para se organizarem é intrigante, principalmente por serem animais selvagens.
A seguir, descrevemos as três funções presentes dentro de uma alcateia. Leia e entenda melhor como esse grupo funciona!
As alcateias podem ser comparadas a uma família de lobos e, assim como nos núcleos familiares, há sempre os líderes. Nesse caso, os seus líderes são chamados de alfas.
Na verdade, a “gerência” é feita por um casal de alfas. Em geral, o lobo alfa costuma ser o mais forte e o mais dominante da alcateia, dando a assistência em qualquer tipo de problema. Além disso, é ele que sai para a caça e determina quem comerá — depois dele, é claro.
A fêmea alfa, por sua vez, lidera as outras fêmeas da alcateia. Porém, caso o alfa não esteja presente, é ela que lidera o grupo inteiro, usando a sua sabedoria para garantir o bem-estar de todos.
Se existe um líder, também há quem o apoie; nesse caso, esse papel fica a cargo do casal de betas. Eles são responsáveis pelo comando secundário, caso os alfas não estejam em condições de fazer isso.
É comum que estejam em segundo lugar no quesito força na alcateia. Inclusive, sabia que a fêmea beta fica responsável pelos lobinhos? Ela exerce o papel de babá, garantindo que todos estejam saudáveis.
Por último, existem os ômegas. Geralmente, esses são os lobos que não possuem um “lugar garantido” na alcateia; ou seja, são “mão de obra” e andarilhos, já que, na maioria das vezes, não costumam se acomodar por muito tempo no núcleo familiar.
Por conta do baixo nível hierárquico, o lobo ômega sempre come por último e é tratado como “bode expiatório”. Porém, não pense que ele não é protegido pela família; afinal, faz parte do grupo.
Sabia que você consegue localizar de longe quem são esses lobos? Isso, porque a submissão é parte essencial da relação na alcateia. Eles são deixados de lado nas brincadeiras e também precisam se encolher, baixar as orelhas, lamber o focinho do alfa e, ainda, manter os rabos entre as pernas.
Na verdade, é daí que vem a expressão “rabo entre as pernas”, usada quando alguém se desculpa ou se arrepende de algo. Você sabia disso?
Em geral, uma alcateia não é muito grande — reúne de seis a oito lobos —, porém é possível encontrar grupos de até 20 indivíduos. Analisando esse contexto, a comunicação parece um pouco difícil, não é mesmo? Mas não é!
Eles conseguem se comunicar com os seus uivos, sons e gestos. Um exemplo é quando demonstram raiva: as orelhas ficam pontudas e os dentes, à mostra. Outro exemplo é quando sentem medo, e as suas orelhas vão para trás e o rabo fica entre as pernas.
Vale mencionar também que o olfato é muito útil na comunicação. Afinal, os seus focinhos são 100 vezes mais potentes que os nossos narizes, ajudando a identificar os territórios por meio do odor da urina deixada no local.
Como pode imaginar, eles não precisam da luz do dia para se encontrarem ou caçarem. Por isso, os lobos podem caçar tanto de dia como de noite sem nenhum problema.
Em outras palavras, esses animais controlam os melhores horários para fazerem a sua caça. Além disso, isso amplia as opções de refeições que eles podem encontrar. Interessante, não é mesmo?
Agora que você já consegue responder à pergunta “alcateia é coletivo de quê?”, o que acha de conhecer o site da Petz? Acesse e confira vários produtos de qualidade para cuidar dos animaizinhos que você tem em casa.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…