Sentar, deitar, rolar, latir e ficar: estes são alguns comandos básicos que quase qualquer cãozinho costuma obedecer com muita facilidade. Porém, a capacidade cognitiva dos peludos é tão alta que eles podem ser ensinados a fazer muito mais que isso. Sendo assim, quais são os tipos de adestramento para cachorro?
É comum que os tutores busquem diferentes métodos para treinar os amigos de quatro patas. Afinal, o adestramento para cães possibilita que o animal faça xixi no lugar certo, caminhe tranquilamente na rua, entre outras ações. Assim, a relação entre os pets e os humanos acaba sendo muito beneficiada.
Pensando nisso, neste texto, decidimos apresentar os principais tipos de adestramento canino. Dessa forma, você fica sabendo mais sobre o assunto e pode identificar o treino mais indicado para o cotidiano do seu bichinho!
Antes de saber quais são os tipos de adestramento que existem, é essencial entender a importância dessa prática e os benefícios que ela proporciona para a relação pet-tutor. Afinal de contas, você e seu peludo precisam viver em harmonia, aproveitando o melhor que um tem a oferecer ao outro.
Começando pelo motivo mais óbvio: cuidar de um cão treinado é muito mais simples e prático. Afinal, o bichinho saberá discernir o certo do errado, evitando fazer as necessidades em locais inapropriados ou destruir objetos, como calçados e móveis, por exemplo.
Além disso, o adestramento acaba sendo uma forma de facilitar a socialização, reduzindo o estresse e a ansiedade do animal. Com isso, a saúde mental do seu peludo acaba sendo muito beneficiada, e você terá um cãozinho muito mais tranquilo em casa.
Vale lembrar ainda que, apesar de ser mais fácil adestrar cachorro filhote, não há nada que impeça pets mais velhos de aprenderem novos truques. Lembre-se: seu bichinho é incrível! Com muito carinho e dedicação, você poderá ensiná-lo coisas novas sempre que quiser.
Agora que você já sabe os benefícios de adestrar o seu pet, chegou a hora de conhecer os principais métodos de treinamento. Antes, porém, vale ressaltar que o intuito deste texto não é ensiná-lo a treinar o pet, mas, sim, apresentar os principais tipos de adestramento.
Dessa forma, você poderá saber qual é a tática que mais combina com o seu peludo e as necessidades do dia a dia de vocês. Inclusive, alguns treinamentos só podem ser realizados por profissionais qualificados. Por isso, esteja atento! A seguir, confira algumas das técnicas de adestramento mais conhecidas.
Este é um velho conhecido dos tutores. O principal objetivo é adestrar cachorro para que ele responda a alguns comandos básicos, como sentar, deitar e ficar.
O treinamento básico também é fundamental para que o animal possa entender o que ele pode e o que não pode fazer. Em geral, é aplicado pelo próprio tutor do bichinho. Basta ter bastante paciência, carinho e, é claro, o petisco ideal.
Esta técnica é utilizada com o intuito de corrigir, principalmente, alguns traços de personalidade impróprios do pet. Desse modo, certos hábitos são extintos, enquanto a convivência entre o cachorro e a família é beneficiada. Em geral, o adestramento comportamental é aplicado por um profissional qualificado.
Como dissemos anteriormente, o treinamento traz uma série de benefícios, tanto para o pet, quanto para os tutores. Isso pode ser visto, principalmente, no adestramento de cão-guia. Esta técnica consiste em capacitar certos peludos para que eles possam ser os olhos de pessoas com deficiência visual.
Assim, o bichinho é capaz de conduzir pessoas que não enxergam por todos os lugares, evitando obstáculos e muitos perigos que podem surgir pelo caminho. Com isso, uma linda relação entre pet e tutor é estabelecida!
Este é um dos tipos de adestramento para cães utilizado por pessoas que querem garantir a segurança de casas e a proteção de famílias. Assim, os peludos saberão identificar intrusos e responder a alguns comandos dos tutores. Entretanto, o treinamento é bem delicado e exige a instrução de um profissional.
Este método é aplicado em cachorros que praticam esportes. A partir dele, os bichinhos aprendem a saltar, pegar objetos e outros comandos. Esse tipo de adestramento é bastante comum em pets que praticam o agility, atividade que consiste em atravessar um circuito cheio de obstáculos.
Apesar de, normalmente, ser utilizada para fins esportivos, essa técnica também pode trazer muitos benefícios para casa. Isso porque o peludo passará a responder a alguns comandos que poderão ser utilizados no dia a dia.
Agora que você sabe quais são os tipos de adestramento mais comuns, chegou a hora de começar a ensinar o seu cãozinho. Lembre-se de procurar um adestrador profissional, quando for necessário, sempre incentivando o peludo com carinho e petiscos. Escolha a Cão Cidadão para a melhor experiência em adestramento e transforme a relação com seu pet.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…