Simpática, robusta e com a fama de ser “lenta”, a tartaruga tem uma grande capacidade de adaptação, pois pode viver em ambientes diferentes conforme a espécie, a idade e a fase da vida. Porém, a qual grupo esse ser pertence? Será que a tartaruga é mamífero?
Na verdade, ela integra o reino Animalia, o filo Chordata e a classe Reptilia. Em outras palavras, isso significa que, basicamente, a tartaruga é um réptil.
Sim, ela pertence ao mesmo grande grupo das serpentes, dos crocodilos, dos lagartos e das tuataras — um parente “gringo” de linhagem distante que só pode ser encontrado na Nova Zelândia.
Além disso, a tartaruga está incluída na ordem Testudines, que se divide em duas atuais subordens: Cryptodira e Pleurodira. Veja as informações detalhadas sobre cada uma delas a seguir.
Tratando-se dos espécimes que vivem no mar, há as famílias Cheloniidae e Dermochelydae. Existem seis diferentes espécies de tartaruga marinha, sendo que quatro estão no Brasil. Elas se caracterizam pela carapaça coberta por placas.
A família Dermochelydae conta com uma única espécie: a tartaruga-de-couro, a maior de todas as tartarugas marinhas, também presente no Brasil. A carapaça é coberta por um tecido semelhante ao couro, sendo esse o motivo do nome.
Uma curiosidade sobre as espécies de tartarugas marinhas: elas perderam a habilidade de retrair a cabeça e os membros ao longo do tempo como as outras primas cascudas.
Você já sabe se tartaruga é mamífero ou não e quais são os répteis mais conhecidos da natureza. Contudo, existem atributos específicos para distingui-los de outros animais. Você sabe quais são?
Muitas vezes, um detalhe ou um traço determina a nomeação, ou a classificação taxonômica dos bichos. A palavra “réptil”, por exemplo, vem do termo oriundo do latim “reptare”, que significa “rastejar”. Isso faz todo o sentido, uma vez que boa parte deles se locomove desse modo.
Esses animais têm o corpo coberto por escamas ou placas de osso e poucas glândulas. Além disso, os pulmões são bem desenvolvidos. A fecundação é interna, porém, na maioria das espécies, os filhotes desenvolvem-se em ovos, por isso são conhecidos como ovíparos.
Outra condição própria dessa classe chama-se ectotermia. Os répteis não mantêm a temperatura corporal constante, variando-a de acordo com o ambiente. Esse é um dos motivos pelos quais não encontramos répteis em ambientes que nevam.
A temperatura externa é inconsistente para manter a temperatura interna compatível com a vida. Os répteis ainda eliminam ácido úrico nas fezes, dispõem de sexos separados, porém de difícil identificação, e a maioria mantém uma dieta carnívora — embora outros prefiram uma alimentação rica em vegetais.
Citamos acima alguns exemplares de répteis. A essa altura, esperamos que esteja mais claro do que nunca se a tartaruga é mamífero ou não. No entanto, vamos continuar falando sobre a classe Reptilia para você não ficar com nenhuma dúvida. Podemos classificar os rastejantes em quatro ordens:
Hoje, você aprendeu se a tartaruga é mamífero ou não. No entanto, sabendo que a cascuda é um réptil, você pode estar se perguntando: “quem são os mamíferos?”. Não se preocupe, pois também solucionaremos essa dúvida!
Pertencentes ao grupo Mammalia, os mamíferos são seres muito distintos entre si. As mais de 5.300 espécies existentes atualmente podem ser encontradas nos ares, no solo, nas águas doces dos rios ou nas salgadas do mar.
Antas, baleias, cachorros, cangurus, elefantes, lontras, morcegos, macacos, ornitorrincos, peixes-boi, vacas, tigres, javalis e os seres humanos fazem parte dessa grande classe. Os mamíferos também são reconhecidos por especificidades. Dá para identificá-los pelas seguintes características:
Apesar de apresentarem pelagem quando são embriões, as baleias e os golfinhos perdem esse atributo ao nascerem. Em outros animais, é possível observar cascos, chifres, cornos, garras e unhas. Por isso, os sinais podem variar.
Esperamos que, agora, você saiba se a tartaruga é mamífero ou não. Lembre-se que o blog da Petz é o lugar ideal para tirar todas as dúvidas sobre o Reino Animal. Portanto, não deixe de navegar pelo nosso site completo para conferir mais artigos exclusivos e gratuitos.
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…