A amizade entre diferentes espécies do mundo animal nem sempre é fácil! Há até quem use o termo “briga de cão e gato” para mencionar pessoas que não se dão bem. Contudo, por que gato não gosta de cachorro e vice-versa? Isso acontece mesmo?
A rivalidade entre cães e felinos é bastante conhecida. Alguns tutores que têm os dois pets em casa, às vezes, precisam deixá-los em ambientes separados — caso contrário, é confusão na certa! Então, venha entender por que gato não gosta de cachorro!
Antes de mais nada, vale lembrar que, apesar da rivalidade já conhecida entre cão e gato, isso não vale para todos os animais. Existem muitas espécies diferentes que são grandes amigas!
Porém, algumas diferenças, especialmente relacionadas a genética, comportamentos e formas de comunicação, podem fazer com que cachorros e gatos se estranhem. Quando eles se entendem muito bem, ficam ariscos uns com os outros.
É possível entender por que gato não gosta de cachorro: são espécies distintas com instintos diferentes. O cão, que é descendente dos lobos, é um animal com instinto predatório. Isso significa que ele tem faro apurado e inteligência para capturar suas presas e comer.
O gato, por outro lado, apesar de também ser um caçador nato, costuma predar animais pequenos. Quando se depara com o cão, que costuma ser maior e mais forte, o felino tem o instinto de defesa. Aliás, os bichanos desenvolveram ótimas habilidades de escalada para fugir de possíveis predadores.
Como o felino é territorialista, muitas vezes, o gato não gosta de cachorro no mesmo ambiente que ele porque sente que sua casa ou a área que comanda pode estar sob ameaça. Inclusive, nesse caso, o bichano pode não gostar de outro bigodudo que tente se aproximar.
Outro motivo por que cachorro e gato não se gostam é devido ao comportamento. Por exemplo, quando um cão abana o rabo, ele está demonstrando alegria. Porém, quando um felino faz esse gesto, é um sinal de desconforto.
Se o bichano observa o cachorro abanando o rabo, pode receber como um sinal de inimizade — aliás, ainda pode arquear as costas e eriçar os pelos para parecer maior, protegendo-se do “perigo”. Essa confusão na interpretação do comportamento de cada um pode acabar em briga!
Você já sabe por que gato não gosta de cachorro. Porém, vale lembrar que há muitos bichanos e cães que são melhores amigos! Quando essas espécies conseguem se entender, viram grandes companheiras, proporcionando bons momentos em família.
Para que essa relação seja possível, é comum que ambos os pets tenham uma personalidade mais amistosa. Porém, independentemente disso, o esforço do tutor para fazer a convivência dar certo é fundamental. Até mesmo os pets que têm um convívio conflituoso podem ao menos passar a tolerar uns aos outros.
Mesmo que, instintivamente, o gato e o cachorro não saibam conviver em harmonia, é possível estimular a criação de laços e a amizade entre as duas espécies. Para isso, os tutores precisam tomar algumas medidas.
Se o gatinho for filhote, é importante que, desde cedo, ele receba estímulos e tenha contato com cães dóceis. Se, desde novinho, o bichano reconhecer o cheiro dos cachorros e o comportamento deles, ele ficará mais à vontade na presença de um animal grande.
Isso também deve ser feito com o cachorro filhote. Quando os animais entendem que existem outras espécies com comportamentos e instintos diferentes que não oferecem perigo, fica mais fácil criar laços de amizade.
Se o tutor já tem um cachorro em casa e pensa em adotar um gatinho, é importante prestar atenção na personalidade do cão. Se ele for mais agressivo e ciumento, tende a não aceitar muito bem um novo companheiro tão diferente.
De qualquer maneira, mesmo que o cão seja dócil, é preciso saber como acostumar cachorro com gato de um modo seguro. Segure o cãozinho na coleira e o bichano na caixinha de transporte. Eles podem tentar uma aproximação aos poucos, familiarizando-se um com o outro.
Se sentir que está tudo bem, solte o gatinho, mas mantenha o cão na coleira. Caso ocorra algum desentendimento, fica mais fácil separar os pets ao puxar a guia. Se eles se entenderem logo no início, é bem provável que se tornem bons companheiros.
Se a amizade entre gato e cachorro não for possível inicialmente, não desista. Mantenha os pets em ambientes separados e, todos os dias, repita a aproximação com o cão na coleira e o bichano na caixa.
Utilize petiscos e brinquedos para que esse momento fique mais leve. Em alguns casos, também vale recorrer a um adestrador para ajudar nessa aproximação, para que, ao menos, os animais convivam tranquilamente.
Agora, você já sabe por que gato não gosta de cachorro e vice-versa. Porém, lembre-se de que também existem casos de amizades entre os pets! Para conhecer ainda mais sobre o comportamento dos animais, confira outros artigos do blog da Petz!
Algumas plantas são, além de bonitas, fascinantes por conta do simbolismo que carregam. Muitas pessoas…
A raça Cocker é, sem dúvidas, muito carinhosa. Ela adora ficar bem próxima de seu…
Seja com brinquedos, seja com uma ração nova, o tutor sempre quer agradar aos companheiros…
A rosa-do-deserto já cativou os apaixonados por plantas! Com belas flores de cores vibrantes e…
O cão é curioso por natureza, e isso vem da ancestralidade: um traço que deixa…
Assim como os seres humanos, os pets também sofrem de desconfortos de todos os tipos.…