Pais e mães de pets já sabem que, a qualquer momento, podem levar uma lambida — que reconhecem como um gesto de carinho. Porém, esse não é o único motivo por que cachorro lambe tudo, incluindo o tutor, os móveis, as paredes e o que estiver pela frente!
Nem todos os cães são tão “lambedores”, mas é praticamente impossível para quem convive com esses peludos não ter visto, pelo menos algumas vezes, o cachorro lambendo a si mesmo ou coisas inusitadas. Compreenda a seguir por que cachorro lambe tudo!
O principal motivo por que cachorro lambe tudo é a curiosidade. Quando encontra algo novo em casa ou na rua, o instinto dele é cheirar para identificar quem já tocou no objeto, passou por ali, etc.
O segundo motivo — e o que mais agrada ao tutor — é a demonstração de carinho. Um termo muito usado entre os amantes de animais é o “lambeijo”, e não é para menos, afinal, as lambidas são uma das maneiras que o pet consegue demonstrar carinho e amor.
O cachorro usa os sentidos para se comunicar com o mundo, sendo o olfato e a audição os instintos mais apurados. No entanto, o paladar também é um meio de comunicação para os peludos, por isso, podemos ver o cachorro lambendo tudo do nada.
Esse comportamento pode ser associado ao hábito de um bebê, por exemplo. Ao ver um objeto, a primeira coisa que ele faz é levá-lo à boca, de modo a saber o gosto, a consistência, entre outras características.
Embora seja normal que o cachorro lamba as coisas, cachorro lambendo tudo compulsivamente ou a si mesmo também pode indicar problemas, por isso, é preciso estar atento.
Distúrbios comportamentais, alterações neurológicas, ansiedade e problemas dermatológicos também podem causar lambeduras excessivas. Saber diferenciar esse comportamento é importante para saber o que fazer quando o cachorro se lambe muito. Veja mais detalhes a seguir.
Lamber a família humana é um comportamento que não requer preocupação ou acompanhamento. Afinal, a mais pura demonstração de carinho vem dos “lambeijos” que o cãozinho pode dar aos tutores. Ao fazer isso, ele está nos dizendo como somos importantes para ele.
Além de estar reconhecendo os tutores como parte da matilha, um dos motivos de o peludo lamber as pessoas é sentir o sabor da pele, que algumas vezes pode estar com cheiro de alimento ou com suor. Usando o paladar, o pet também reconhece por onde o tutor esteve e encontrou outro animalzinho pelo caminho.
Às vezes, os cães podem querer chamar a atenção lambendo os tutores, a si mesmos ou os objetos excessivamente. É comum eles escolherem esse tipo de comportamento na hora que querem algo.
Quando o cachorro não para de lamber nessas situações, pode estar precisando de mais comida, água ou simplesmente carinho e atenção. Geralmente, quando o pet está lambendo sem que o tutor chame sua atenção, é quando ele entende que finalmente atingiu seu objetivo: o tutor notou sua presença.
Se o motivo por que cachorro lambe tudo é chamar atenção, isso se torna um comportamento habitual. Nesses casos, é importante passar mais tempo com o peludo, fazer brincadeiras e passeios para que ele não se sinta sozinho.
Mudanças repentinas no lar, nas relações pessoais, barulhos estressantes e ficar muito tempo ocioso e sozinho pode alterar o comportamento do cachorro. A lambedura faz com que o organismo do pet libere endorfina, e ele tende a reforçar esse comportamento para se sentir melhor e encontrar algum tipo de conforto.
Assim, ao perceber que o seu pet está se lambendo mais do que o habitual, procure formas de acalmá-lo. Se nada adiantar, considere levá-lo a um especialista para um diagnóstico mais preciso, pois podem haver outras razões, como problemas dermatológicos, cujos sinais são semelhantes.
O peludo que lambe seu corpo, a parede, o chão e tudo o que vê pela frente pode estar apresentando um distúrbio de comportamento. Este possivelmente está relacionado a problemas compulsivos, estresse e ansiedade ou, ainda, a alterações neurológicas.
Já sabemos por que cachorro lambe tudo, mas tudo que se torna compulsivo e exagerado é sinal de algum desconforto. Mesmo que seja normal o cachorro lamber, se houver compulsividade, é preciso encontrar a causa.
Um dos principais motivos do cachorro lambendo muito são os problemas de pele. Nesse caso, ele lambe as patas ou qualquer parte do corpo. Geralmente, a lambedura vem acompanhada de outros sintomas, como falha de pelos, vermelhidão na pele e mau cheiro.
Se o peludo lambe especificamente uma região do corpo, é possível que ele esteja sentindo dor naquele local. Como os cães não podem falar ou buscar um remédio para eliminar a dor, eles respondem com lambidas intensas. Essa é uma comunicação e motivo por que cachorro lambe tudo, inclusive a si mesmo.
Agora que você compreendeu por que cachorro lambe tudo, fique atento ao comportamento do pet. Caso a lambedura seja sutil, provavelmente é um hábito normal, mas se vier acompanhada de outros sinais, deve-se investigar a causa. Acesse o site da Petz para mais conteúdos sobre a saúde do seu peludo.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…