Quem convive com um felino diariamente tem curiosidade de saber por que os gatos mexem a cauda quando dormem. Aliás, eles balançam a cauda a maior parte do tempo.
A interação humana com esses pets espertos se tornou tão grande que é possível saber o que eles desejam pelo olhar, pelo miado ou pelo modo como balançam a cauda. Hoje, você confere o que significa o gato balançando a cauda dormindo.
Mesmo não falando a mesma linguagem, os pets estão tão acostumados com os humanos que demonstram o que sentem apenas pelo olhar. A cauda de gato é algo que diz muito. Sendo assim, por que os gatos mexem a cauda quando dormem? Estão querendo dizer algo?
Os gatos mexem a cauda quando dormem porque estão sonhando. Claro que não dá para adivinhar qual é a aventura que eles estão vivenciando, mas a maneira como balançam a cauda pode dizer algo.
Estudiosos do comportamento animal afirmam que, assim como os humanos, os gatos entram no estado REM do sono, ou seja, a fase em que o sono é mais profundo. No entanto, eles conseguem entrar em sono profundo muito mais rápido: apenas 20 minutos, enquanto os humanos levam 2 horas.
Nesse momento, eles podem sonhar. Prova disso é que os olhos passam a se mexer com rapidez, e a cauda tende a se movimentar de acordo com seu sonho.
Se ele estiver sonhando que está brincando ou perseguindo outro gato, a cauda vai se movimentar com bastante rapidez. Agora, se ele recebe carinho no sonho, você pode encontrar um gato abanando a cauda lentamente.
Não existe uma maneira de saber. No entanto, especialistas acreditam que os gatos não conseguem simular situações. Desse modo, provavelmente, eles sonham com algo que já aconteceu.
Se você tem mais de um gatinho em casa, é provável que veja a cauda dele balançar com frequência enquanto dorme, principalmente se ele brincar demais. Agora, caso ele tenha sofrido nas ruas, pode ter pesadelos com alguma lembrança difícil que vivenciou.
Apesar do questionamento frequente ser “por que os gatos mexem a cauda quando dormem?”, os gatos não mexem apenas a cauda quando dormem. Se você observar bem, eles também movimentam os olhos e, muitas vezes, os bigodes levantam com o movimento da boca.
A primeira questão a ser respondida é: por que os gatos ronronam? Especialistas em felinos explicam que existem diversos motivos para isso.
Os gatos ronronam para demonstrar felicidade, principalmente, quando são acariciados pelos tutores ou por outra pessoa, já que a maioria dos felinos adora um carinho.
Muitos especialistas acreditam que os gatos também podem ronronar em momentos de estresse, como a visita ao veterinário, pois isso ajuda a acalmá-los.
Gatos também ronronam quando estão doentes, pois isso ajuda na recuperação e age como um analgésico natural.
Especialistas também acreditam que, quando o gato deseja algo do tutor, ele pode ronronar enquanto se acaricia nas pernas e pede colo, principalmente, quando está em busca de comida.
Se você tem um gato, já deve ter percebido que, além de balançar a cauda, ele ronrona enquanto dorme. Nesse caso, provavelmente, ele está tendo um sonho feliz. Se ele tem um lar cheio de amor, pode estar sonhando que recebe um carinho do tutor.
Agora que você entendeu por que os gatos mexem a cauda quando dormem, é comum se perguntar o que fazer ao notar que o gato dormindo está agitado.
Essa é outra situação bem comum. Se você perceber que seu gato está agitado enquanto dorme, possivelmente, ele está tendo um pesadelo. Mesmo porque, não é sempre que ele tem sonhos alegres.
Nesse caso, converse com ele em voz baixa, mas mostre que está ao lado e vai protegê-lo independentemente da situação em que se encontra no sonho.
No entanto, jamais o acorde de repente, pois isso pode assustá-lo. Muitas vezes, apenas falando com o gato em tom ameno já que tira do pesadelo, pois ele vê no tutor a proteção da qual precisa.
Uma curiosidade sobre os gatos é que eles têm sono leve, por isso, se estiverem tendo um pesadelo, podem se assustar caso você os chame de maneira brusca. Porém, você sabe porque eles acordam rápido apesar de atingirem um sono profundo rapidamente?
Graças aos instintos dos antepassados, os felinos estão sempre alerta e prontos para qualquer tipo de perigo que possa surgir de repente. Assim, mesmo que domesticados, ainda mantêm algumas características selvagens.
Agora que você já sabe por que os gatos mexem a cauda quando dormem, confira outras publicações do blog da Petz para entender melhor o que o seu bichano quer falar por meio do comportamento!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…