Quem é tutor de gato entende que ele tem alguns comportamentos curiosos, não é mesmo? Que o pet adora descansar ao lado de quem ama, você já sabe. Porém, por que os gatos dormem nos pés? Será que existe uma explicação para isso?
Não são todos os gatos que gostam de dormir nos pés dos tutores. Contudo, existem diversos relatos de que eles adoram se aconchegar nessa parte do corpo das pessoas queridas. Hoje, vamos falar mais sobre esse comportamento curioso.
Geralmente, os gatos adultos são aqueles que dormem nos pés dos tutores. Se você tem um felino, possivelmente já se deparou com essa cena. Os pets simplesmente se aconchegam sobre essa parte do corpo e caem no sono.
Alguns gatos preferem descansar ao lado dos pés do tutor, enquanto outros entram embaixo do cobertor para se aconchegar ainda mais. Porém, será que existe um motivo para isso?
Os especialistas acreditam que existem razões que explicam por que os gatos dormem nos pés dos tutores. Um deles é uma questão de instinto de sobrevivência. Entenda a seguir.
Mesmo domesticados, os gatos ainda guardam parte dos instintos de sobrevivência. Quando dormem, eles podem se sentir vulneráveis, precisando garantir uma fuga rápida a qualquer sinal de problema.
Desse modo, os gatos dormem nos pés porque parece mais fácil fugir. Claro que você sabe o quanto seu pet está seguro na sua companhia. Porém, nem todos os felinos entendem isso. Já aqueles que dormem debaixo dos cobertores querem apenas se esquentar.
Um fator que explica porque os gatos dormem nos pés das pessoas ou nas outras partes do corpo é o afeto. O seu pet simplesmente gosta de você e procura seu aconchego durante a noite.
Mesmo que ainda tenham parte dos instintos selvagens, os bichanos são muito amorosos e gostam demais dos tutores. Desse modo, gatos dormindo com as pessoas da família é uma prova de amizade, carinho e amor.
Assim, o pet mostra que entende que você dá lar, água e comida para ele, sem exigir nada em troca. Ao dormir em seus pés, ele demonstra agradecimento e busca cuidar de quem ama.
Outra razão que explica por que os gatos dormem nos pés dos tutores é a necessidade de mostrar que ali é o território deles. Assim, o seu bichano demonstra que faz parte do seu grupo social.
Cada vez mais, as pessoas adotam felinos e se apaixonam por eles. Hoje, muita gente sabe o quanto os gatos são seres muito carinhosos e independentes. Eles são animais ideais tanto para quem mora em uma casa grande quanto para quem vive em um apartamento pequeno.
Ao serem adotados, os bichanos também adotam os tutores e se acostumam com a família rapidamente. Então, ao entender que aquele é o território dele, o felino vai dormir em seus pés e cuidar de você. Isso também explica onde os gatos gostam de dormir nas casas.
Esses são alguns dos motivos que respondem por que os gatos dormem nos pés dos tutores. Independentemente de qual seja a motivação do seu animal, é bem aconchegante receber esse carinho quentinho. Porém, você sabe como é o sono dos felinos? Veja em seguida.
Você já se perguntou por que gato dorme tanto? Esses animais descansam a maior parte do dia. No entanto, é um sono bem leve, e isso está relacionado aos instintos de sobrevivência da espécie. Esse tipo de sono facilita o processo de fuga, caso ela seja necessária.
Desse modo, para terem um descanso completo, eles precisam de diversas pausas ao longo do dia. Por isso, parece que os gatos dormem o tempo todo. Ainda assim, a duração média dos cochilos é de 15 a 17h, no total.
Então, não se assuste ao adotar um gatinho e perceber que ele dorme demais. Essa é uma característica comum dos felinos. No entanto, alguns fatores podem influenciar o sono da espécie.
Você pode perceber que o clima influencia a preguiça do seu pet, especialmente dias muito chuvosos ou quentes. Além disso, quando o gato é filhote, ele pode dormir por muito mais tempo do que um felino adulto.
Os filhotes costumam brincar bastante durante o dia. Portanto, precisam de mais horas de sono para recuperar a energia. O legal é ter vários brinquedos pela casa para eles se divertirem um pouco mais e dormirem menos.
Você também pode se divertir com seu gato durante o dia. Assim, além de fortalecer a relação de vocês, esse hábito vai fazer ele dormir menos e brincar mais, o que é muito saudável.
No entanto, não hesite em levar seu gato a um médico-veterinário se achar que ele dorme mais do que o habitual. Existem algumas doenças que podem fazer o felino sentir muito sono.
Nesse caso, alguns exames são necessários para comprovar a saúde do pet. Letargias e falta de vontade de brincar também podem ser sintomas de anemia, por exemplo.
Desse modo, apesar de ser extremamente normal o gato doméstico dormir bastante, os tutores precisam estar sempre atentos à saúde do felino, evitando problemas mais graves.
Gostou de entender por que os gatos dormem nos pés dos tutores? Para conferir mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Petz e conheça melhor o comportamento do seu amigo de quatro patas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…